Educação de Jovens e Adultos no Contexto da Diversidade: Recent submissions
Itens para a visualização no momento 1-12 of 12
-
Descolonizar o currículo : reflexões sobre o ensino da cultura indígena entre Jovens e Adultos da Escola Municipal Alberto Torres Galvão (Sítio Aterro – Goianinha/RN)
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilCanguaretamaIFRN, 2023-05-12) -
Povos indígenas do Rio Grande do Norte e seus processos de educação : as percepções dos educadores Potiguara e Tapuia e sua inserção na Ação Saberes Indígenas na Escola
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilCanguaretamaIFRN, 2019-04-04)This work proposes to reflect on the Indigenous School Education (ISE) of Rio Grande do Norte (RN) - from the perspective of its educators - and about their communities, their schools and the education experienced in ... -
Entre a escola e o arco-íris : histórias de vida, estigmas e gêneros dissidentes entre docentes da EJA
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilCanguaretamaIFRN, 2021-11-09)This article brings as its theme the life trajectory of Youth and Adult Education teachers who are part of the LGBTQIA+ community, covering their experiences and conflicts, discussing how their gender identities impacted ... -
Por uma educação (de qualidade) para (e com) os povos ciganos : lutas e demandas institucionais
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilCanguaretamaIFRN, 2021-11-29) -
A utilização do cinema como práxis educativa no contexto da EJA : análise da percepção dos professores de jovens e adultos da rede pública do RN
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilCanguaretamaIFRN, 2021-09-21)This work analyzes the use of cinema as a liberating educational praxis that overcomes the cultural uprooting process in relation to teaching young people and adults. The methodology used took place at first through ... -
Avaliação do plano de ação frente a pandemia de covid-19 na educação de jovens e adultos (EJA) de duas escolas da rede pública de ensino de Espírito Santo (Rio Grande do Norte - Brasil)
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilCanguaretamaIFRN, 2021-07-14)This work aimed to evaluate the action plan in the pandemic context of two public schools in Rio Grande do Norte state, discussing which form the strategies that the school community raised to maximize the teaching-learning ... -
Articulação do setor produtivo local com a rede federal de educação : um relato de experiência com Pequenas e Médias Empresas do Rio Grande do Norte
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilCanguaretamaIFRN, 2020-05-01)One of the main extension activities of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Norte, Brazil (IFRN) is to approach the local productive sector. This engages vocational education ... -
Turismo e produção imobiliária : análise das implicações socioculturais e políticas para o distrito de Sibaúma (Tibau do Sul/RN)
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilCanguaretamaIFRN, 2021-04-23)The objective of this research was to analyze the implications of real estate production for tourism in the District of Sibaúma, located in Tibau do Sul/RN, considering the socio-cultural and political aspects, in addition ... -
Gênero textual tirinhas no ensino médio da educação de jovens e adultos : uma proposta de ensino
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilCanguaretamaIFRN, 2021-07-13)This article aims to address the teaching of textual genre comic strips in the learning process in the 2nd grade of Teaching Medium in the EJA modality (Education of Young People and Adults) through a teaching proposal. ... -
“Que horas elas voltam?": sentidos da educação para funcionárias terceirizadas do Instituto Federal do RN
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilCanguaretamaIFRN, 2019-03-25) -
Educação de jovens e adultos na perspectiva do indicador de alfabetismo funcional
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilCanguaretamaIFRN, 2019-12-20)This paper aims to investigate literacy levels in a Youth and Adult Education class, in the municipality of Canguaretama, state of Rio Grande do Norte, using the Functional Literacy Indicator. Thus, it was methodologically ... -
Para nós, quem somos? Para os outros , o que somos? Um olhar sensível sobre a juventude da EJA na Escola Municipal José de Carvalho e Silva
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilCanguaretamaIFRN, 2019-11-08)The present work is entitled “Who are we? For others, what are we? A sensitive look at the youth of EJA at José de Carvalho e Silva Municipal School ”. In the midst of the reality of a class considered difficult by many, ...