Defendidos no IFRN
Navegar por
Subcomunidades nesta comunidade
Submissões recentes
-
Relatório de prática profissional efetiva como estagiária na Secretaria de Cultura pela Prefeitura Municipal de Arez/RN
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilCanguaretamaIFRN, 2023-12-20) -
Relatório do projeto de extensão : organização e avaliação dos eventos institucionais
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilCanguaretamaIFRN, 2023-12-20) -
Prática profissional : manutenção eletromecânica automotiva
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilCanguaretamaIFRN, 2024-01-20) -
Prática profissional : do planejamento à manutenção
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilCanguaretamaIFRN, 2024-01-08) -
Relatório de aprendizagem : Camanor Produtos Marinhos SA
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilCanguaretamaIFRN, 2023-02-12) -
Práticas pedagógicas intencionais no ensino de matemática: análise crítica, pedagógica e tecnológica do LAVIMAT no ensino de matemática
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal-Zona NorteIFRN, 2025-03-10)Teaching is inherently connected to understanding a variety of learning strategies that guide the construction of pedagogical practices to achieve learning objectives (Camargo & Daros, 2021). In this context, this research, ... -
O bibliotecário escolar como mediador da informação em tempos de transformação digital: um estudo exploratório
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal-Zona NorteIFRN, 2025-08-15)This study analyzes the role of the school librarian as an information mediator in high school in the face of transformations driven by digital technologies. The research, of an exploratory nature and based on a literature ... -
GC COLAB : sistema de gerenciamento de componentes eletrônicos voltado para instituições federais
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal-Zona NorteIFRN, 2024-01-16) -
Os benefícios da música para o desenvolvimento da criança com Transtorno de Défict de Atenção com Hiperatividade (TDAH)
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal-Zona NorteIFRN, 2025-08-13)This study aimed to analyze the benefits of music for the development of children with Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD), focusing on the cognitive, motor, emotional, and social dimensions. The research is ... -
Contextos investigativos na educação infantil como prática pedagógica
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal-Zona NorteIFRN, 2025-03-11)The object of this article is to study the use of investigative contexts as pedagogical strategies designed to stimulate children's protagonism through active learning and exploration as an enabler of the investigative ... -
Oficina de sabão ecológico: estratégia didática para o ensino de química e biologia na modalidade PROEJA
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal-Zona NorteIFRN, 2025-08-11)This study aims to present teaching strategies for Chemistry and Biology teachers, with an emphasis on the Integrated Youth and Adult Education and Vocational Education (PROEJA) program. The methodological approach adopted ... -
A transposição das técnicas da abordagem cognitiva-comportamental para o processo ensino/aprendizagem em sala de aula
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal-Zona NorteIFRN, 2025-08-08)This paper presents the transposition of techniques from the Cognitive-Behavioral Approach, grounded in the theoretical contributions of Aaron Beck and Judith Beck, to the teacher/learner relationship within classroom ... -
Relatório de estágio curricular na Terra Bit Informática
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilLajesIFRN, 2025-12-08) -
A psicogênese da língua escrita e a política nacional de alfabetização: um olhar crítico sobre as abordagens do processo de alfabetização
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal-Zona NorteIFRN, 2025)This article analyzes the relationship between the Psychogenesis of Written Language and the National Literacy Policy (PNA), discussing their conceptual, methodological, and pedagogical implications in the literacy process. ... -
A trajetória do IDEB no Rio Grande do Norte: uma análise do desenvolvimento da educação no estado de 2007 a 2023
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilCeará-MirimIFRN, 2025-11-11)The Basic Education Development Index (IDEB) was officially created in 2007 (Brazil, 2007) as an essential tool to assess and promote the quality of education in Brazilian schools. Thus, this study analyzes the trajectory ... -
Realidade aumentada e o uso do geogebra 3d no ensino de geometria espacial: construções e propostas de atividades didáticas
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilCeará-MirimIFRN, 2025-08-08)This study aims to explore the potential of the GeoGebra 3D tool, with an emphasis on the 3D Calculator available for mobile devices, in the teaching of spatial geometry. The research, of an experimental and qualitative ... -
Sismologia e matemática: uma investigação sobre a falha de samambaia e uma sequência didática para o ensino de logaritmos
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilCeará-MirimIFRN, 2024-09-24)This monograph presents a proposal for a teaching sequence that integrates concepts of seismology and logarithms, with emphasis on the Samambaia Fault, an important Brazilian geological fault located in the Mato Grande/RN ... -
Educação financeira no currículo das licenciaturas em matemática das Instituições de Ensino Superior (IES) públicas do Rio Grande do Norte.
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilCeará-MirimIFRN, 2025-11-11)The National Common Curricular Base (BNCC), in force since 2017, designates Financial Education as one of the contents to be developed in the school environment and, despite its multidisciplinarity, it is especially ... -
Problemas reacreativos da obra Liber Abaci de Leonardo Fibonacci (1170 – 1250): uma sequêcia didática
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilCeará-MirimIFRN, 2025-03-13)This work is an investigation within the area of Mathematics Education and aims to investigate the potential of Recreational Problems from the work Liber Abaci, by Leonardo Fibonacci, for teaching mathematical content. ... -
Relatório de jovem aprendiz Camanor Produtos Marinhos S.A.
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilCanguaretamaIFRN, 2023-12-13)This report describes the activities carried out by a student from the Federal Institute of Rio Grande do Norte, Campus Canguaretama (IFRN), who was pursuing a technical course in informatics. The student participated in ...



















