Navegação por autor "Nunes, Albino Oliveira"
Itens para a visualização no momento 1-16 of 16
-
Análise da percepção dos estudantes do Ensino Médio sobre a importância da Química
Rodrigues, Sarita Cavalcante; Viola, Giordano Gubert; Nunes, Albino Oliveira (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilMossoróIFRN, 2019-05-01)This work aims to understand the perception about Chemistry and Chemistry learning of integrated high school students, thus, it analyzes the knowledge level of the students of the Construction and Information Systems ... -
De escola de aprendizes artífices aos Institutos Federais: a transformação na educação profissional brasileira
Guerra, Carmem Ariane Filgueira de Medeiros; Nunes, Albino Oliveira; Pontes, Sandra Renuzia de; Santos, Fábio Alexandre Araújo dos (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilMossoróIFRN, 2020-01-01)This work aims to discuss the evolution of the Brazilian professional education, based on the changes in institutionality of the Federal Network of Professional and Technological Education, since the founding of the ... -
Discutindo as atitudes e crenças sobre a química de estudantes do ensino técnico integrado em eletrotécnica
Nunes, Albino Oliveira; Nunes, Albano Oliveira; Medeiros, Lucas Oliveira de; Silva, Allison Ruan de Morais (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilMossoróIFRN, 2016-01)The advancment of science and technology in our society gave way for a crescent demand in Scientific and Technologic Literacy (SCL) for the general population. In this context, Chemistry plays an important role not only ... -
Educação estatística na perspectiva CTS: uma proposta de sequência didática para o ensino de estatística no ensino médio
Nascimento, Augusto Sávio Guimarães do; http://lattes.cnpq.br/8176091417521620 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilMossoróOutroPrograma de Pós-graduação em Ensino (POSENSINO)OutroIFRN, 2018-04-30)This paper aims to present a proposal of a didactic sequence in a Science-TechnologySociety approach (CTS) for the teaching of statistics in High School. It is understood that the adopted teaching product is an alternative ... -
Ensino na educação básica
Souza, Francisco das Chagas Silva; Pontes, Verônica Maria de Araújo; Nunes, Albino Oliveira (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilMossoróIFRN, 2017-12-31) -
Estado da Arte : apicultura no ensino
Queiroga, Jackson de Sousa; Nunes, Albino Oliveira; Moura Neto, Luís Gomes de (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilMossoróIFRN, 2023-09-01)Updating on alternative teaching methods is important to develop classes that promote more concrete learning, aiming not only to reach a minimum score required by the school, but that the contents can be understood by ... -
O livro didático e o enfoque CTS: possibilidades para o estudo dos gases no ensino médio
Sousa, Ivanessa Castro; http://lattes.cnpq.br/9441240890080263 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilMossoróOutroOutroIFRN, 2019-02-26)The STS (Science-Technology-Society) studies represent a vast and complex branch of knowledge, with many thematic foci and that aggregates many researchers. The STS movement emerged in the United States, in college ... -
Mestrados Profissionais em Ensino: possibilidades de formação continuada para professores de química brasileiros na interface Universidade-Escola
Nunes, Albino Oliveira; Dantas, Josivânia Marisa (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilMossoróIFRN, 2015) -
Um olhar docente sobre as relações ciência, tecnologia e sociedade/ CTS no ensino médio integrado
Rodrigues, Sarita Cavalcante; Nunes, Albino Oliveira; Nunes, Albano Oliveira (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilMossoróIFRN, 2021-01-30)The present article aims to understand the views of teachers on various Federal Institutes campi about the Science, Technology and Society (STS) relationships, with the goal to understand the formation of the teacher and ... -
A Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) e o Ensino Médio Integrado no IFRN
Costa Júnior, José Gerardo Bastos da; http://lattes.cnpq.br/7592525658322441 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilMossoróOutroOutroIFRN, 2017-12-20)The National Olympiads of History of Brazil (NOHB) was created by Universidade Estadual de Campinas / SP (Unicamp) in 2009. It is a set of educational activities that aims to stimulate the knowledge and study of History ... -
Possibilidades de enfoque CTS para o ensino superior de Química: proposta de uma abordagem para ácidos e bases
Nunes, Albino Oliveira; http://lattes.cnpq.br/7808069169974235 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilMossoróOutroPrograma de Pós-Graduação em Química - UFRNOutroIFRN, 2014-07-28)Scientific education has been passing by redefinitions, contestations and new contributions from the research on science teaching. One contribution is the idea of science and technology literacy, allowing the citizens ... -
Produção de histórias infantis para os anos iniciais do ensino fundamental: um recurso didático numa visão CTS
Rodrigues, Manoel Fábio; http://lattes.cnpq.br/6250954819974401 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilMossoróOutroMestrado Acadêmico em EnsinoOutroIFRN, 2017-12-20)The Science Teaching (ST) has been the object of discussion in several educational areas. In its history has undergone considerable changes, One of them is the insertion in its discussions of the vision Science, Technology, ... -
Projetos integradores no IFRN: reflexões sobre os documentos norteadores e o contexto da prática no campus Mossoró
Santos, Luiz Antonio da Silva dos; http://lattes.cnpq.br/0105804260500225 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilMossoróOutroPrograma de Pós-graduação em Ensino (POSENSINO)OutroIFRN, 2018-12-22)The present work is part of the research line of Human and Social Sciences Teaching (POSENSINO) and seeks to present an analysis on the Integrative Projects at the IFRN, Mossoró Campus. In this way, we try to answer the ... -
Questões sociocientíficas: um caminho possível para a promoção da alfabetização científica e tecnológica
Almeida, Danielle Pereira de; Sales, Elaine Cristina do Nascimento Sousa; Nunes, Albino Oliveira (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilMossoróIFRN, 2022-01-01)Scientific and technological advances are present throughout the social sphere, offering contributions to society, but also losses. Considering these aspects, it is essential to discuss science and technology in science ... -
As relações ciência–tecnologia–sociedade-ambiente (CTSA) e as atitudes dos licenciandos em química
Nunes, Albino Oliveira; Dantas, Josivânia Marisa (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilMossoróIFRN, 2011-12-13)Las actitudes y las creencias sobre las relaciones ciencia-tec- nología-sociedad-ambiente desempeñan un papel relevante en la visión del profesor de ciencias y, por tanto, en la visión que transmite a sus estudiantes. Este ... -
As relações CTSA na licenciatura em química : uma proposta de recurso didático voltado ao sertão nordestino
Nunes, Albino Oliveira; Dantas, Josivânia Marisa; Di Souza, Luiz (Sidnei Quezada, 2013)O presente artigo descreve a elaboração de recurso didático sobre as relações CTSA voltada ao curso de licenciatura em química ofertado pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). O referido material compõe ...