Trabalho de conclusão de curso de especialização
Navegar por
Coleções nesta comunidade
Submissões recentes
-
O ensino de língua inglesa na educação de jovens e adultos no Município de Canguaretama/RN : percepções docentes
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilCanguaretamaIFRN, 2024-11-05)Teaching English to Youth and Adult Education students – EJA – still constitutes a major challenge for teachers in Brazil. Based on this question, the present paper is then established, with the objective of knowing the ... -
O filme a província moderna em sala de aula: estratégias e possibilidades metodológicas para o ensino de História
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilSão Gonçalo do AmaranteIFRN, 2025-07-16) -
“Que rompam as correntes!”: o jornal abolicionista Gazeta da tarde (RJ) como fonte para a pesquisa e para o ensino de História
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilSão Gonçalo do AmaranteIFRN, 2025-05-08) -
Práticas de alfabetização e letramento na educação de jovens e adultos
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilCanguaretamaIFRN, 2019-07-03)This work has the aim to analyse the Young and adult literacy practice, developed on Homero Homem School, in Canguaretama – RN. It is about a qualitative research that has privileged as methodological procedures: the ... -
Proposta interdisciplinar para o ensino de ciências nas séries iniciais: uma sequência didática baseada na BNCC
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilCaicóIFRN, 2025-04-04)Interdisciplinarity, particularly in the educational context, has been widely discussed. Moreover, teachers' pedagogical practices play a crucial role in shaping students' learning experiences. However, integrating ... -
Práticas interdisciplinares no ensino de ciências nas séries iniciais do ensino fundamental: reflexões a partir da realidade do Seridó
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilCaicóIFRN, 2025-03-25)Este artigo apresenta uma análise das práticas pedagógicas dos professores polivalentes das séries iniciais do ensino fundamental na região do Seridó, no Rio Grande do Norte, relacionando-as às abordagens discutidas em ... -
Interdisciplinaridade no ensino de ciências: uma análise da BNCC para os anos finais do Ensino Fundamental
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilCaicóIFRN, 2025-04-04)This article investigates how the National Common Core Curriculum (BNCC) guides interdisciplinarity in science teaching in the final years of elementary school. The general objective is to analyze the presence of ... -
Interdisciplinaridade no ensino de ciências para a educação de jovens e adultos: desafios e possibilidades
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilCaicóIFRN, 2025-03-14)This study investigated the implications of interdisciplinarity in Science education within Youth and Adult Education (EJA). The main objective was to examine how interdisciplinarity can be applied in Science teaching in ... -
Formação do professor polivalente para o ensino de ciências: uma análise do projeto pedagógico do curso de pedagogia da UFRN
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilCaicóIFRN, 2025-03-14)This work is part of a project entitled Perspectives and Challenges of Science Teaching in Elementary Education. The study presented here focuses on the training of polyvalent (generalist) teachers for science education. ... -
Interdisciplinaridade na formação inicial docente: uma análise dos projetos pedagógicos de cursos de ciências naturais no Rio Grande do Norte
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilCaicóIFRN, 2025-03-14)This study analyzes the Pedagogical Course Projects (PPCs) of undergraduate programs in Biological Sciences, Physics, and Chemistry offered by institutions in the state of Rio Grande do Norte, aiming to investigate the ... -
A interdisciplinaridade nos livros didáticos de ciências de ciências do PNLD para o ensino fundamental
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilCaicóIFRN, 2025-03-25)This study analyzed Science textbooks for the early years of Elementary Education used in the municipality of Caicó, RN, from an interdisciplinary perspective, based on the guidelines of the Brazilian National Common ... -
A neuropsicopedagogia mediando as metodologias na aprendizagem de jovens e adultos - EJA
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilCanguaretamaIFRN, 2022-05-31)Il presente studio ha sviluppato il tema "NEUROPSYCHOPEDAGOGY MEDIATING METHODOLOGIES IN LEARNING YOUNG AND ADULTS - EJA", sottolineando l'insegnamento dell'EJA e le sue sfide metodologiche, ha come obiettivo generale ... -
Mulheres estudantes da EJA : memórias, trajetórias e impasses para escolarização
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilCanguaretamaIFRN, 2024-01-04)This study is the result of the Completion Work of a Specialization Course in Youth and Adult Education in the Context of Diversity, offered by the Federal Institute of Education, Sciences and Technology of Rio Grande ... -
A educação ambiental em uma escola do Rio Grande do Norte em tempos de pandemia
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralIFRN, 2022-08-30)Environmental transformations resulting from the exploitation of nature by society have been the subject of discussions and the elaboration of studies on the development and implementation of Environmental Education, as a ... -
Explorando o potencial do biochar na produção de mudas para recuperação de áreas degradadas e seu impacto no sequestro de carbono: uma revisão de literatura
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralIFRN, 2023-06-08)This literature review aimed to analyze published works on the technique of producing seedlings with biochar and its relation to carbon sequestration. The concepts of biochar, its benefits for soil and plants, as well as ... -
Descolonizar o currículo : reflexões sobre o ensino da cultura indígena entre Jovens e Adultos da Escola Municipal Alberto Torres Galvão (Sítio Aterro – Goianinha/RN)
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilCanguaretamaIFRN, 2023-05-12) -
Povos indígenas do Rio Grande do Norte e seus processos de educação : as percepções dos educadores Potiguara e Tapuia e sua inserção na Ação Saberes Indígenas na Escola
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilCanguaretamaIFRN, 2019-04-04)This work proposes to reflect on the Indigenous School Education (ISE) of Rio Grande do Norte (RN) - from the perspective of its educators - and about their communities, their schools and the education experienced in ... -
Acompanhamento do processo fermentativo durante a produção de Kombucha
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilCurrais NovosIFRN, 2021-03-04)Kombucha is a fermented, refreshing drink. and sweet, made from black or green tea (Camelia Sinensis), however, the behavior of the beverage throughout the fermentation process is still poorly understood. Thus, The ... -
Características microbiológicas da carne de frango: uma revisão narrativa
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilCurrais NovosIFRN, 2021-06-24)Chicken meat is widely available on the market and is one of the most consumed in the world, due to its high nutritional value and for having an affordable price. Consumption of this protein has increased steadily in ... -
Levantamento e análise das principais legislações sanitárias na indústria brasileira de pescados
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilCurrais NovosIFRN, 2021-05-06)This study presents and discusses the main sanitary legislation on the Seafood Industry in Brazil. They serve as guide from the capture to the consumer. Fish and Fishery products have characteristics that require strict ...



















