Práticas interdisciplinares no ensino de ciências nas séries iniciais do ensino fundamental: reflexões a partir da realidade do Seridó

Visualizar/ Abrir
Data
2025-03-25Autor
Silva, Nielly Stephany Dantas Monteiro
http://lattes.cnpq.br/6314313877420935
Metadado
Mostrar registro completoResumo
Este artigo apresenta uma análise das práticas pedagógicas dos professores polivalentes das séries iniciais do ensino fundamental na região do Seridó, no Rio Grande do Norte, relacionando-as às abordagens discutidas em pesquisas dos últimos dez anos sobre ensino de Ciências, interdisciplinaridade e formação inicial e continuada nessa perspectiva. Para isso, foi aplicado um questionário via Google Forms, disseminado por meio das redes sociais, permitindo que esses profissionais compartilhassem suas experiências. A partir da análise qualitativa dos dados obtidos, constatou-se que a abordagem interdisciplinar no ensino de Ciências ainda está em processo de compreensão e implementação. No entanto, já existem contribuições significativas na vivência educacional dessa região, evidenciando esforços para promover a integração curricular e o desenvolvimento de indivíduos mais críticos e reflexivos. Observou-se, ainda, que a articulação entre o ensino de Ciências, os processos interdisciplinares e a integração curricular já é pauta dentro das instituições escolares, o que reforça a perspectiva de avanços na transformação educacional.