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dc.creatorCavalcante, Fernanda Ingridy Paiva
dc.date.accessioned2025-06-30T16:12:38Z
dc.date.available2025-06-30T16:12:38Z
dc.date.issued2024-03-08
dc.identifier.citationCAVALCANTE, Fernanda Ingridy Paiva. Chemykin: desenvolvimento de um aplicativo de apoio ao processo de ensino e aprendizagem de Química. Orientador: Oberto Grangeiro da Silva. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Pau dos Ferros, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2954
dc.description.abstractThe present work presents as its center of interest the development of an application, entitled ChemyKin, for teaching Chemistry, structured based on concepts linked to Chemical Kinetics, aiming to build an interactive and appropriate educational environment, with personalized resources that meet the needs of learning for young people. The research was developed based on principles defined in the qualitative approach, following the analysis, design, development, implementation and evaluation (ADDIE) model. Which provides a systematic approach to developing training and learning programs and constructing teaching materials, ensuring they are effective, efficient and meet the needs of students. The instructional designer sought to develop attitudinal, procedural and conceptual content, taking into account the use and appropriation of various Digital Information and Communication Technologies (DIT), allowing students to access short videos, experiments, simulators, concept maps, didactic games and the visualization of concepts, graphics and images that assist in the learning process. Thus, integrating technology into the teaching and learning process as a powerful tool to improve this process, adapting teaching to the learning style of each student. Being able to monitor progress as well as analyze performance data on a large scale.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de químicapt_BR
dc.subjectCinética químicapt_BR
dc.subjectTDICpt_BR
dc.subjectTeaching Chemistrypt_BR
dc.subjectChemical kineticspt_BR
dc.titleChemykin: desenvolvimento de um aplicativo de apoio ao processo de ensino e aprendizagem de químicapt_BR
dc.title.alternativeChemykin: development of an application to support the chemistry teaching and learning processpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/3565242959123406pt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Oberto Grangeiro da
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8497692131946494pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Oberto Grangeiro da
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8497692131946494pt_BR
dc.contributor.referee2Ferreira, Ulysses Vieira da Silva
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5116011229947026pt_BR
dc.contributor.referee3Sena, Caio Patrício de Souza
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5434409236937674pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPau dos Ferrospt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.subject.cnpqEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho apresenta como centro de interesse, o desenvolvimento de um aplicativo, intitulado ChemyKin, para o ensino de Química, estruturado a partir dos conceitos vinculados à Cinética Química, visando construir um ambiente educativo interativo e adequado, com recursos personalizados que atendam às necessidades do aprendizado de jovens. A pesquisa foi desenvolvida buscada em princípios definidos na abordagem qualitativa, seguindo o modelo de análise, design, desenvolvimento, implementação e avaliação (ADDIE), no qual fornece uma abordagem sistemática para o desenvolvimento de programas de treinamento, aprendizagem e construção de material didático, garantindo que eles sejam eficazes, eficientes e atendam às necessidades dos alunos. O designer instrucional buscou desenvolver os conteúdos atitudinais, processuais e conceituais, tendo em vista o uso e a apropriação de diversas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), permitindo que os alunos acessem vídeos curtos, experimentos, simuladores, mapas conceituais, jogos didáticos e a visualização de conceitos, gráficos e imagens que auxiliam no processo de aprendizagem. Assim, integrando a tecnologia no processo de ensino e aprendizagem como uma ferramenta poderosa para aprimorar esse processo, adaptando-se o ensino ao estilo de aprendizado de cada aluno. Sendo capaz de monitorar o progresso, bem como analisar dados de desempenho em larga escala.pt_BR
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