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dc.creatorSilva, Ana Beatriz Sousa
dc.date.accessioned2025-06-30T16:02:50Z
dc.date.available2025-06-30T16:02:50Z
dc.date.issued2023-06-05
dc.identifier.citationSILVA, Ana Beatriz Sousa da. Produtos de limpeza: uma proposta de material didático para o estudo de química na educação de jovens e adultos. Orientador: Oberto Grangeiro da Silva. 82 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Pau dos Ferros, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2953
dc.description.abstractAdult and Youth Education (YAE) aims to ensure access to education for those who couldn't do so at the appropriate age, in accordance with Article 37 of the Law of Guidelines and Bases of Education (LDB) 9.394. Despite being a guaranteed right under the law, YAE faces several obstacles in its implementation. One of the difficulties is the concentration of educational processes for young and adult learners within the regular school model, with its well-defined schedules and spaces. Another challenge is the lack of infrastructure, resources, and, above all, instructional material that takes into account the experiences, interests, and expectations of adult learners enrolled in YAE. Thus, this project aims to develop a didactic unit focused on teaching chemistry in YAE, with a particular emphasis on chemical reactions, based on a topic that is quite common in the daily lives of many people: the use of cleaning products and their indiscriminate mixtures. This research emerged from the extension project: Production of Chemistry Instructional Material for Adult and Youth Education (YAE) offered by PROEX/IFRN Campus Pau dos Ferros. The instructional material was developed based on a preliminary analysis of a group of students enrolled in YAE, taking into account the historical, sociocultural, and educational context. After its development, the material was analyzed by a group of teachers working in YAE to obtain their impressions regarding the applicability of the didactic unit in YAE. As a result, it was found that the use of the instructional material in the classroom demonstrated its contribution to meaningful student learning. The analysis carried out by the teachers allowed for an evaluation of the material's effectiveness and the identification of necessary adjustments to meet the specific needs of YAE students, thereby directing improvements for its application. This initiative aims to promote inclusive and quality education, empowering adult learners to develop skills and knowledge relevant to their daily lives and future academic and professional opportunities.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectEnsino de químicapt_BR
dc.subjectMateriais didáticospt_BR
dc.subjectYouth and adult educationpt_BR
dc.subjectTeaching chemistrypt_BR
dc.subjectTeaching materialspt_BR
dc.titleProdutos de limpeza: uma proposta de material didático para o estudo da química na educação de jovens e adultospt_BR
dc.title.alternativeCleaning products: a proposal for teaching material for the study of chemistry in youth and adult educationpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1731397479634479pt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Oberto Grangeiro da
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8497692131946494pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Oberto Grangeiro da
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8497692131946494pt_BR
dc.contributor.referee2Sena, Caio Patrício de Souza
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5434409236937674pt_BR
dc.contributor.referee3Bessa, Wendy Marina Toscano Queiroz de Medeiros
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3955089954164350pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPau dos Ferrospt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.subject.cnpqEnsino de Químicapt_BR
dc.description.resumoA Educação de Jovens e Adultos (EJA) pretende assegurar o acesso aos estudos para aqueles que não puderam fazê-lo na idade adequada, consoante o artigo 37 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) 9.394. Apesar de ser uma garantia prevista em Lei, a EJA enfrenta diversos obstáculos na sua implementação. Uma das dificuldades é a concentração dos processos de escolarização de jovens e adultos, com o modelo da escola regular, com seus tempos e espaços bem delimitados. Outra dificuldade é a falta de estrutura e recursos, e sobretudo um material didático que leve em consideração as experiências, interesses e expectativas dos adultos matriculados na EJA. Dessa forma, este trabalho visa elaborar uma unidade didática voltada para o ensino de química na EJA, com foco na reação química, a partir de um tema bastante comum no cotidiano de muitos: o uso de produtos de limpeza e suas misturas indiscriminadas. A pesquisa culminou do projeto de extensão: Produção de Material Didático de Química para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) ofertado pelo PROEX/IFRN Campus Pau dos Ferros, o material didático foi elaborado a partir da análise prévia de um grupo de alunos matriculados na EJA em relação ao contexto histórico sociocultural e educacional, após a sua elaboração, o material foi analisado por um grupo de professores que atuam na EJA visando obter suas impressões sobre a aplicabilidade da unidade didática na EJA. Como resultado, verificou-se que a utilização do material didático na sala de aula demonstrou contribuir para a aprendizagem significativa dos alunos, a análise realizada pelos professores possibilitou a avaliação da eficácia do material e a identificação de ajustes necessários para atender às necessidades específicas dos alunos da EJA, direcionando, dessa forma, melhorias para sua aplicação. A presente iniciativa visa promover uma educação inclusiva e de qualidade, capacitando os alunos adultos a desenvolverem habilidades e conhecimentos relevantes para a vida diária e para as futuras oportunidades acadêmicas e profissionais.pt_BR
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