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dc.creatorSilvério, Júlio César
dc.date.accessioned2023-12-05T18:17:51Z
dc.date.available2023-12-05
dc.date.available2023-12-05T18:17:51Z
dc.date.issued2023-02-15
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2556
dc.description.abstractThis work was carried out through investigative experiments combined with the theme of water in chemistry teaching, in a 1st year high school class at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Norte – IFRN, Currais Novos campus. There was like objective to investigate the issue of water and its treatment processes in the context of teaching Chemistry, focusing on the reality of the Seridó Potiguar region, and contextualizing the topic with its implications for the environment. It is commonly observed that water sources are being contaminated by the inadequate disposal of solid waste, requiring processes for water potability, as a possible solution, the use of of a homemade filter made from a pet bottle, this proposal has become a valuable tool for learning Chemistry in the classroom, as it offers several benefits. In first place, the creation of the homemade filter allows students to experiment and understand in a practice the concepts of water filtration and purification, which can be difficult to understand only through theoretical classes. Furthermore, the use of a PET bottle as material for the filter highlights the importance of sustainable and waste solutions, encouraging students to consider environmental preservation and the search for solutions that can be applied in life everyday. The activity can motivate students to become even more interested in the subject of Chemistry and deepen your knowledge, making learning more meaningful.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectÁguapt_BR
dc.subjectQuímicapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.titleÁgua e seus tratamentos como tema gerador: reflexões sobre a melhor utilização em regi]oes de escassez e o ensino de Químicapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5178129035546255pt_BR
dc.contributor.advisor1Fernandes, Argeu Cavalcante
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5724024044975436pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurrais Novospt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.description.resumoEste trabalho foi realizado por meio de experimentações investigativas aliado ao tema água no ensino de química, numa turma de 1º ano do ensino médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN, campus Currais Novos. Teve como objetivo investigar a questão da água e seus processos de tratamento no contexto do ensino de Química, com enfoque na realidade da região do Seridó Potiguar, e contextualizar o tema com as suas implicações no meio ambiente. É comumente observado que os mananciais de água estão sendo contaminados pelo descarte inadequado de resíduos sólidos, necessitando de processos para a potabilidade da água, como possível solução foi proposto em sala a utilização de um filtro caseiro feito a partir de garrafa pet, essa proposta se tornou uma ferramenta valiosa para o aprendizado de Química na sala de aula, pois oferece vários benefícios. Em primeiro lugar, a criação do filtro caseiro permite aos estudantes experimentar e compreender de forma prática os conceitos de filtração e purificação de água, o que pode ser difícil de compreender apenas através de aulas teóricas. Ademais, a utilização de uma garrafa pet como material para o filtro destaca a importância de soluções sustentáveis e de resíduos, incentivando os estudantes a considerar a preservação ambiental e a busca por soluções que possam ser aplicadas na vida cotidiana. a atividade pode motivar os alunos a se interessarem ainda mais pelo assunto de Química e aprofundar seus conhecimentos, tornando a aprendizagem mais significativa.pt_BR
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