dc.relation.references | AKAHOSHI; Marcondes. Contextualização Com Enfoque CTSA: Ideias e Materiais Instrucionais Produzidos Por Professores De Química. Enseñanza de las Ciencias, v. extra, p. 37-41, 2013. Disponível em: https://raco.cat/index.php/Ensenanza/article/view/296277 Acesso em: 19 jan. 2023.
AMARAL, C. L. C.; SILVA, I. da; VASCONCELOS, T. N. H. Aplicação de uma atividade experimental investigativa para o ensino de tratamento de água. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 9, n. 1, p. 50–59, 2018. DOI: 10.26843/rencima.v9i1.1549. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/1549. Acesso em: 19 jan. 2023.
ANACLETO, Radamés G.; BILOTTA, Patrícia. Uma Abordagem Interdisciplinar sobre Qualidade da Água como Estratégia para o Ensino de Ciências. Revista Virtual de Química, v. 7, ed. 6, p. 2622-2634, 3 nov. 2015. Disponível em: https://s3.sa-east-1.amazonaws.com/static.sites.sbq.org.br/rvq.sbq.org.br/pdf/v7n6a46.pdf. Acesso em: 3 jun. 2022
ARAÚJO, Vívian Helene Diniz; TRISTÃO, Juliana Cristina; SANTOS, Leandro José dos. O ensino de ciências por investigação: uma proposta de sequência didática para auxiliar no desenvolvimento de conteúdos de química para alunos do sexto ano. Pesquisa e Debate em Educação, Juiz de Fora: UFJF, v. 11, n. 1, p. 1-23, e31604, jan./jun. 2021. ISSN 2237-9444. DOI: https://doi.org/10.34019/2237-9444.2021.v11.31604. Acesso em: 3 jun. 2022
BACHELARD, G. A formação do espírito científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996.
BAIRD, C.; CANN, M. Química Ambiental. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2011.
BELIAN, Mônica Freire; LIMA, Analice Almeida; FILHO, João Rufino de Freitas. Ensinando química para séries iniciais do ensino fundamental: o uso da experimentação e atividade lúdica como estratégias metodológicas. Experiências em Ensino de Ciências, Cuiabá, v. 12, n. 4, p. 70-89, ago. 2017. Disponível em: http://if.ufmt.br/eenci/artigos/Artigo_ID368/v12_n4_a2017.pdf. Acesso em: 3 jun. 2022
BERTOLIN, Renan Vilela; GOMES, Caroindes Julia Corrêa. Crime na mansão: uma oficina investigativa no ensino de química. Rencima - Revista se ensino de ciências e matemática, n. 10, 5. ed., p. 100-118, 2019. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/1808. Acesso em: 3 jun. 2022
BEZERRA, D. da S.; SOUZA, P. S. Alves de; MERÇON, F. Educação ambiental e ensino de química: incentivando a formação de atitudes e valores sustentáveis por meio do estudo de pilhas e baterias no ensino médio. Revista Científica Fundação Osorio, 6(1), p. 72-85,2021. Disponível em: http://ebrevistas.eb.mil.br/rcfo/article/view/8922. Acesso em: 05 nov. 2019.
BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Secretaria de Educação Média e Tecnológica (Semtec). Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília, DF: MEC/Semtec, 2000. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/blegais.pdf. Acesso em: 4 jan. 2023.
BRASIL. Ministério da Integração Nacional. Secretaria de Desenvolvimento Regional. Plano de Ação Integrada e Sustentável da Mesorregião do Seridó. Brasília, 2012.Disponível em: https://antigo.mdr.gov.br/images/stories/ArquivosSNPU/Biblioteca/publicacoes/Plano-de-Ao-Integrada-e-Sustentvel-da-Mesorregio-do-Serid.pdf. Acesso em: 10 fev. 2023
BRASIL. Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima. Resolução CONAMA nº 357, de 15 de junho de 2005. Dispõe sobre a classificação dos corpos de água e diretrizes ambientais para o seu enquadramento, bem como estabelece as condições e padrões de lançamento de efluentes, e dá outras providências. Disponível em: <http://www.mma.gov.br/port/conama/legiabre>. Acesso em: 15 maio 2022.
BRITO, Liliane Oliveira de; FIREMAN, Elton Casado. Ensino de ciências por investigação: uma proposta didática “para além” de conteúdos conceituais. Experiências em Ensino de Ciências, Cuiabá, v. 13, n. 5, p. 462-479, dez. 2018. Disponível em: http://if.ufmt.br/eenci/artigos/Artigo_ID552/v13_n5_a2018.pdf. Acesso em: 05 nov. 2019.
CARVALHO, A. M. P. et al. Ensino de Ciências por Investigação: condições para implementação em sala de aula. 1. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2013.
CASTRO, Maria do Carmo de; JÚNIOR, Pedro Miranda. Análise de potencialidades e desafios de uma sequência didática CTS com enfoque investigativo para o ensino de química: tema sociocientífico “água- medição de pH”. Indagatio Didactica, Aveiro, v. 11, ed. 2, p. 809-819, ago. 2019. DOI https://doi.org/10.34624/id.v11i2.6691. Disponível em: https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/6691. Acesso em: 4 jan. 2023.
COMPANHIA DE SANEAMENTO AMBIENTAL DO DISTRITO FEDERAL - CAESB. Como a Água é tratada. Centro de gestão águas emendadas.2022. Disponível em: https://www.caesb.df.gov.br/como-a-agua-e-tratada.html. Acesso em: 3 jun. 2022.
COELHO, Lucas Ribeiro; DOS ANJOS, Victor Hugo Almeida; DOS ANJOS, Débora Santos Carvalho. A água como tema gerador do conhecimento químico: construindo um ensino-aprendizado contextual e cidadão no ensino de Química. Revista Semiárido de Visu, Petrolina, v. 9, ed. 3, p. 344-361, 9 dez. 2021. Disponível em: https://semiaridodevisu.ifsertao-pe.edu.br/index.php/rsdv/article/view/344-361. Acesso em: 05 nov. 2019.
COELHO, Tâmara Samantha F.; LÉLIS, Isabela Simone Silva; FERREIRA, André Correa; PIUZANA, Tiago de Miranda; QUADROS, Ana Luiza de. Explicando Fenômenos a Partir de Aulas com a Temática Água: A Evolução Conceitual dos Estudantes. Química nova na escola, v. 36, 1. ed. p. 71-81, fev. 2014. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc36_1/11-AF-180-12.pdf. Acesso em: 05 nov. 2019.
CORREA, Willian Ayala; BARROS, Hebert Lee Barbosa Veríssimo de; PEREIRA, Ademir de Souza. O tratamento de água como tema potencial no ensino de química e sua contribuição no processo de formação cidadã na educação básica. Rencima - Revista se ensino de ciências e matemática, v. 11, n. 4, p. 275-292, 2020. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/1414. Acesso em: 3 jun. 2022.
COSTA, Edmilson Soares da Silva; PROCHNOW, Tania Renata. Análise da água do córrego jacuba em araguaína-to: um tema motivador para o ensino de química: Ensino de Química para sustentabilidade. In: ENCONTRO DE CIÊNCIAS EM EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE, 2.,2015. Canoas. Anais... Canoas, p. 1-13, jan. 2015. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/319688088_Nome_da_linha_tematica_Arial_9pt_1_ANALISE_DA_AGUA_DO_CORREGO_JACUBA_EM_ARAGUAINA-TO_UM_TEMA_MOTIVADOR_PARA_O_ENSINO_DE_QUIMICA. Acesso em: 3 jun. 2022
COSTA, Rouse da Silva. Um estudo de caso de química forense: despertando a sagacidade ao aprendizado de química. 2016. 48 f. Monografia (Graduação em licenciatura em química) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/49017/3/2016_tcc_rscosta.pdf. Acesso em: 4 jan. 2023.
COUTO, José Luiz Viana do. Turbidez. In: Turbidez. Rio de Janeiro. CRESWELL, J. W. Research design: qualitative, quantitative, and mixed methods approaches. Sage publications. 2014. Disponível em: http://www.ufrrj.br/institutos/it/de/acidentes/turb.htm. Acesso em: 15 maio 2022.
DUARTE, Mateus de Souza; SOUZA, José Camilo Ramos. O filtro de água caseiro como potencializador do ensino de ciências. Revista ciências e ideias, v. 13, 2. ed., p. 169-180, 15 jul. 2022. Disponível em: https://revistascientificas.ifrj.edu.br/index.php/reci/article/view/1891. Acesso em: 15 maio 2022.
ECOFOSSA sustentável por natureza. Aprenda a fazer um filtro caseiro com garrafa pet. 2018. Disponível em: https://ecofossa.com/aprenda-fazer-um-filtro-caseiro-com-garrafa-pet/. Acesso em: 20 jan. 2023.
EMPARN (RN). Choveu 39,9% acima do esperado em 2022 no RN. 11 jan. 2023. Disponível em: http://www.emparn.rn.gov.br/Conteudo.asp?TRAN=ITEM&TARG=299561&ACT=&PAGE=&PARM=&LBL=MAT%C9RIA. Acesso em: 15 jan. 2023.
FABRIS, Fátima Maria Orlando; JUSTINA, Lourdes Aparecida Della. Ensino de ciências por investigação: questionando é que se aprende! In: PARANÁ. Secretaria de Estado da educação. Superintendência de Educação. Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor PDE. Curitiba: SEED/PR, 2016, v. 1. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2016/2016_artigo_cien_unioeste_fatimamariaorlandofabris.pdf. Acesso em: 15 maio 2022.
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Míni Aurélio: O dicionário da língua portuguesa. 6 ed. Curitiba: Editora Positivo Ltda, 2004.
FREITAS, Francisco Rafael Sousa; RIGHETTO, Antônio Marozzi; ATTAYDE, José Luiz. Cargas de fósforo total e material em suspensão em um reservatório do semi-árido brasileiro. Oecologia Australis, p. 1-11, set. 2011. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/oa/article/view/8156 Acesso em: 15 jan. 2023.
FRITZEN, M.; BINDA, A. L. Alterações no ciclo hidrológico em áreas urbanas: cidade, hidrologia e impactos no ambiente - DOI 10.5216/ag.v5i3.16703. Ateliê Geográfico, Goiânia, v. 5, n. 3, p. 239–254, 2011. DOI: 10.5216/ag.v5i3.16703. Disponível em: https://revistas.ufg.br/atelie/article/view/16703. Acesso em: 9 fev. 2023.
FUNDAÇÃO NACIONAL DE SAÚDE - FUNASA. Manual de controle da qualidade da água para técnicos que trabalham em ETAS. 1. ed. Brasília, 2014. Disponível em: http://www.funasa.gov.br/biblioteca-eletronica/publicacoes/saude-ambiental/-/asset_publisher/G0cYh3ZvWCm9/content/manual-de-controle-da-qualidade-da-agua-para-tecnicos-que-trabalham-em-etas?inheritRedirect=false. Acesso em: 15 jan. 2023.
GANDRA, Lucas Pereira; SILVA, Geilson Rodrigues; VINHOLI JÚNIOR, Airton José. Desenvolvimento de habilidades investigativas utilizando o lúdico na educação pela pesquisa. Ludus Scientiae, v. 2, n. 1, p. 1-18, 31 jul. 2018. Disponível em: https://revistas.unila.edu.br/relus/article/view/994 Acesso em: 15 maio 2022
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
GOBO, J. P Assis.; GALVANI, E. Aplicação do índice de temperatura efetiva com vento (tev) nos estudos de conforto térmico para o estado do Rio Grande do Sul. Revista GEONORTE, v. 3, n. 8, ed. Esp., p. 403, out. 2012. Disponível em: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/e. Acesso em: 6 fev. 2023.
GOMES, Maria Juciana Pereira de Oliveira; SOUZA, Aline Raiane de; SILVA, Clécio Danilo Dias da; SANTOS, Daniele Bezerra dos. Percepção ambiental de estudantes do ensino fundamental sobre o uso e qualidade da água para consumo humano na escola. Nature and Conservation, v.14, n.3, p.233-245, 19 ago. 2021. DOI: http://doi.org/10.6008/CBPC2318-2881.2021.003.0020. Acesso em: 15 maio 2022.
GOUVE, HérculesAlan Carlotto; SANTOS, Leidmar Alves Dos; CARDOSO, Fernando Henrique; SOUSA, Ricardo Douglas de. A relevância do tema água no ensino de ciências. Revista Monografias Ambientais - REMOA, v. 14, p. 157-171, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/remoa/article/view/20451. Acesso em: 15 jan. 2023.
HOLANDA, Letícia Maria de Morais; SOUSA, Arielle Silva de; COSTA, Josicleia Oliveira; COELHO, Ronaldo Cunha. Utilização do kit móvel de análise de água como ferramenta de ensino para conteúdo de Química do 2ºANO do ensino médio. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. 7, n. 1, p. 6178 - 6191, 14 jan. 2021. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23275. Acesso em: 20 jan. 2023.
HOUAISS, Antônio. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro, Ed. Objetiva, 2001.
INSTITUTO NACIONAL DE METEOROLOGIA - INMET. Balanço das condições do tempo do mês de abril de 2022 em Natal (RN). Disponível em: https://portal.inmet.gov.br/noticias/balanço-das-condições-do-tempo-do-mês-de-abril-de-2022-em-natal-rn. Acesso em: 18 jan. 2023.
JESUS, Aline Samara Lima de; FARIAS, Sidilene de Aquino; YAMAGUCHI, Klenicy Kazumy de Lima. A química dos perfumes: metodologia investigativa como ferramenta para o ensino de química. Revista Insignare Scientia, Cerro Largo, v. 5, p. 77-93, 31 out. 2022. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13028. Acesso em: 20 jan. 2023.
KATO, D. S.; KAWASAKI, C. S. As concepções de contextualização do ensino em documentos curriculares oficiais e de professores de ciências. Ciência e Educação (UNESP. Impresso), v. 17, p. 35-50, 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/zD3FMD88P9qxpdxQMrHRh9w/abstract/?lang=pt. Acesso em: 20 jan. 2023.
LAKATOS, E. M. Metodologia do trabalho científico: procedimentos básicos, pesquisa bibliográfica, projeto e relatório, publicações e trabalhos científicos. 7. ed. São Paulo: Editora Atlas, 2010.
LIBÂNEO, J. C. Adeus professor, adeus professora? novas exigências educacionais e profissão docente. 13. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
LIMA, J.O.G. Do período colonial aos nossos dias: uma breve história do Ensino de Química no Brasil. Revista Espaço Acadêmico. Nº140. Jan.2013.
LUCENA, Rebecca Luna; CABRAL JÚNIOR, Jório Bezerra; STEINKE, Ercília Torres. Comportamento Hidroclimatológico do Estado do Rio Grande do Norte e do Município de Caicó. Revista Brasileira de Meteorologia, v. 33, ed. 3, p. 485-496, 18 abr. 2018. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/328396384_Comportamento_Hidroclimatologico_do_Estado_do_Rio_Grande_do_Norte_e_do_Municipio_de_Caico. Acesso em: 15 jan. 2023
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. de. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia Científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2018. 376 p.
MICHAELIS: moderno dicionário da língua portuguesa. São Paulo: Companhia Melhoramentos, 2023-(Dicionários Michaelis). 2259p.
MILARÉ, Tathiane; MARCONDES, Eunice Ribeiro; REZENDE, Daisy de Brito. Discutindo a química do ensino fundamental através da análise de um caderno escolar de ciências do nono ano. Química Nova na Escola, v. 36, n. 3, p. 231-240, ago. 2014. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5935/0104-8899.20140026. Acesso em: 15 jan. 2023
MIMURA, A. M. S.; SALES, J. R. C.; PINHEIRO, P. C. Atividades Experimentais Simples Envolvendo Adsorção sobre Carvão. Química Nova na Escola (Impresso), v. 32, p. 53-56, 2010. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc32_1/. Acesso em: 15 jan. 2023
MORAES, T. S. V. de; CARVALHO, A. M. P. de. Investigação científica para o 1º ano do ensino fundamental: uma articulação entre falas e representações gráficas dos alunos. Ciência e Educação (UNESP), v. 23, p. 941-961, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/LSn7zcrpsZ6ZwKLLy6P3fSt/abstract/?lang=pt. Acesso em: 18 jan. 2023.
OLIVEIRA, André Luis de; OBARA, Ana Tiyomi. O ensino de ciências por investigação: vivências e práticas reflexivas de professores em formação inicial e continuada. Investigações em Ensino de Ciências, v. 23, n. 2, p. 65-87, ago. 2018. Disponível em: https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/874/pdf. Acesso em: 16 mar. 2020.
PEDDE, Simona; KROEZE, Carolien; RODRIGUES, Lineu N. Escassez hídrica na américa do sul: situação atual e perspectivas futuras. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE RECURSOS HÍDRICOS, Bento Gonçalves – RS. Anais... Bento Gonçalves – RS, p. 1 - 8, 22 nov. 2013. Disponível em: https://www.abrhidro.org.br/SGCv3/publicacao.php?PUB=3&ID=155&SUMARIO=4044&ST=escassez_hidrica_na_america_do_sul_situacao_atual_e_perspectivas_futuras. Acesso em: 16 mar. 2020.
PENHA, A. V. S. ; MOURA, K. O. e PAZ, G. L. . Contaminated Water Treatment: A Review on Adsorption of Amido Black 10B Dye. Revista Virtual de Química, v. 13, p. 581-592, 2021. Disponível em: https://s3.sa-east-1.amazonaws.com/static.sites.sbq.org.br/rvq.sbq.org.br/pdf/v13n2a21.pdf. Acesso em: 17 jan. 2023
PEREIRA, F. D.; HONÓRIO, K. M.; SANNOMIYA, M. Nanotecnologia: Desenvolvimento de materiais didáticos para uma abordagem no ensino fundamental. Química Nova na Escola, v. 32, n. 2, 2010. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc32_2/03-QS-6609.pdf. Acesso em: 17 jan. 2023
POZO, J. I.; CRESPO, M. Á. G. A aprendizagem e o ensino de ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.
QUADROS, Ana Luiza de. A água como tema gerador do conhecimento químico. Química nova na escola, n. 20, p. 26 - 31, 23 jun. 2004. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc20/v20a05.pdf. Acesso em: 16 mar. 2020.
QUERIOZ, Taisa Layane Salazar; SILVA, Franciane da Silva e; NUNES, Eurisvaldo da Silva; LIMA, Alex de Sousa; MARQUES, Clara Virgínia Vieira Carvalho Oliveira; MARQUES, Paulo Roberto Brasil de Oliveira. Uma proposta interdisciplinar de educação ambiental a partir do tema água. Revista Brasileira de Extensão Universitária, v. 7, n. 1, p. 15-22, 4 abr. 2016. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/3078. Acesso em: 17 mar. 2020.
REBOUÇAS, Aldo da C. Água na região Nordeste: desperdício e escassez. Estudos Avançados, São Paulo, p. 1 -28, 30 maio 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ea/a/VfYSXjpmCS9KsT4HWnsMJgy/. Acesso em: 17 mar. 2020.
RÊGO, João Ricardo Souza do. Educação ambiental: análise da percepção dos alunos do ensino fundamental sobre a qualidade da água consumida no município de Belém (PA). Revista brasileira de educação ambiental, São Paulo, v. 13, n. 4, p. 87-110, 2018.
Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/2542. Acesso em: 17 mar. 2020.
ROCHA, J.; NOVAIS, A.; PACHECO, J. Trabalho cooperativo e colaborativo no ensino das ciências naturais do 2.º CEB. In: ENCONTRO INTERNACIONAL DE FORMAÇÃO NA DOCÊNCIA,5., 2020. Anais...2020. Disponível em: https://repositorio.ipv.pt/handle/10400.19/6428?mode=full. Acesso: 18 jan. 2023.
SANTANA, Iany Silva de; MAZZÉ, Fernanda Marur; JÚNIOR, Carlos Neco da Silva. Água como tema gerador em uma unidade de ensino potencialmente significativa para abordar conceitos químicos. Aprendizagem Significativa em Revista/Meaningful Learning Review,v. 7, n. 3, p. 20-42, 2017. Disponível em: http://www.if.ufrgs.br/asr/?go=artigos&idEdicao=26. Acesso em: 6 fev. 2023.
SANTOS, A. H. dos. Temas Geradores no Ensino de Química: Uma análise comparativa entre duas metodologias aplicadas ao ensino de química em duas escolas da Rede Estadual de Sergipe. Dissertação (Ensino de Ciências) - Universidade Federal de Sergipe. São Cristovão, p. 88. 2015. Disponível em: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/5219. Acesso em: 6 fev. 2023.
SANTOS, A. O.; SILVA, R. P.; ANDRADE, D.; LIMA, J. P. M. Dificuldades e motivações de aprendizagem em Química de alunos do ensino médio investigadas em ações do (PIBID/UFS/Química). Scientia Plena, v. 9, n. 7(b), 2013. Disponível em: https://scientiaplena.org.br/sp/article/view/1517. Acesso em: 6 fev. 2023.
SARAIVA JOVEM. Dicionário da língua portuguesa ilustrado. Organização da Editora. São Paulo: Saraiva, 2010.
SCHMITT, Z.; BAÚ, I. O. L.; GRANDO, T. A. B. O cigarro como ema gerador no ensino de química e biologia - relato de experiência. In: EDEQ- ENCONTRO DE DEBATES SOBRE O ENSINO DE QUÍMICA, 33., 2013. Ijuí-RS. Anais... Ijuí-RS, 2013. Disponível em:
https://publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/edeq/article/view/2730/2306. Acesso em: 6 fev. 2023.
SILVA, Lílian Irene Dias da; CARNEIRO, Manuel Castro; EMÍDIO, Vanessa dos Santos; JUNIOR, Sérgio de Souza Henrique; MONTEIRO, Maria Inês Couto. Determinação das formas de nitrogênio e nitrogênio total em rochas-reservatório de petróleo por destilação com arraste de vapor e método do indofenol. Química Nova, Web, p. 1-6, 25 nov. 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/qn/a/CHY7cNyz3sH7pY3jtXDmrYS/. Acesso em: 06 fev. 2023.
SILVA, Sara Ramos da; HELLER, Léo; VALADARES, Jorge de Campos; CAIRNCROSS, Sandy. O cuidado domiciliar com a água de consumo humano e suas implicações na saúde: percepções de moradores em Vitória (ES). Revista Engenharia Sanitária, p. 521-532, 9 nov. 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/esa/a/4nsMJWkJLjLvnFcTVNLp3Mc/. Acesso em: 18 jan. 2023.
SILVA, Marcondes. Visões de contextualização de professores de química na elaboração de seus próprios materiais didáticos. Ensaio. Pesquisa em Educação em Ciências, v. 12, p. 262-276, 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/epec/a/4zHBSsbkT6fqb53byP5Vdns/abstract/?lang=pt. Acesso em: 18 jan. 2023.
SOUZA, Juliana Rosa de et al. A Importância da Qualidade da Água e os seus Múltiplos Usos: Caso Rio Almada, Sul da Bahia, Brasil. REDE - Revista Eletrônica do PRODEMA, Fortaleza, v. 8, n. 1, abr. 2014. ISSN 1982-5528. Disponível em: <http://www.revistarede.ufc.br/rede/article/view/217>. Acesso em: 06 fev. 2023.
SOUZA, Vanusa Gracielle Matias. Uma pesquisa bibliográfica sobre a análise da qualidade da água em instituições de ensino em Goiás. 2022. 42 f. Monografia (Graduação em licenciatura em química) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Câmpus Itumbiara, Itumbiara, 2022. Disponível em: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1342. Acesso em: 20 jan. 2023.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
TOMA, H. E. A nanotecnologia das moléculas. Química Nova na Escola. n. 21, 2005. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc21/v21a01.pdf. Acesso em: 20 jan. 2023
VALENTE, J. P. S.; PADILHA, P. M.; SILVA, A. M. M. Oxigênio dissolvido (OD), demanda bioquímica de oxigênio (DBO) e demanda química de oxigênio (DQO) como parâmetros de poluição no ribeirão Lavapés/Botucatu – SP. Revista Eclética Química, São Paulo, v.22, 1997. Disponível em: https://www.scielo.br/j/eq/a/8QYrd8YdJNYZ6SmTFyyJtRx/abstract/?lang=pt. Acesso em: 6 fev. 2023.
VASCONCELOS, Flávia. Estação de Tratamento de Água (ETA) – Etapas. 2017. imagem.
WARTHA; SILVA; BEJARANO. Cotidiano e contextualização no ensino de química. Química Nova na Escola (Impresso), v. 35, p. 84-91, 2013. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc35_2/04-CCD-151-12.pdf. Acesso em: 20 jan. 2023
YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.
ZANON, Dulcimeire Ap Volante; FREITAS, Denise de. A aula de ciências nas séries iniciais do ensino fundamental: ações que favorecem a sua aprendizagem. Ciência e Cognição, v. 10, p. 93-103, mar. 2007. Disponível em: http://www.cienciasecognicao.org/revista/index.php/cec/article/view/622. Acesso em: 18 jan. 2023.
ZARBIN, A. J. G. Química de (Nano)Materiais. Química Nova, v. 30, n. 6, 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/qn/a/36ZnBTkqtnHSzQPvC5pwMtK/?format=pdf. Acesso em: 18 jan. 2023. | pt_BR |