dc.description.abstract | This research lectures about the teaching work and had as goal to analyze if the working
conditions of chemistry teachers at the state secondary schools in Currais Novos/RN favor the
teaching profession valorization. The research was carried out in 2016 in five secondary
schools in the city of Currais Novos / RN, namely: Escola Estadual Instituto Vivaldo Pereira
(IVP), Escola Estadual Capitão Mor Galvão (CMG), Escola Estadual Tristão de Barros
(ETB), Escola Estadual Doutor Sílvio bezerra de melo (SBM) and Escola Estadual Manuel
Salustino (EMS). The work is part of a qualitative, descriptive approach; where the research
instruments used for data collection were questionnaires with the professors responsible for
the chemistry subject matter at each school, observations within the laboratories, whereupon
we had characterized the laboratories using MEC’s parameters with the aid of Cruz (2009),
and Polato’s (2011). The analysis of the data showed that although the teacher valorization
refers to factors such as the period reserved for studies, planning, included in the workload
and adequate conditions; These items are not reaching your real goal. Major responsibilities
were extended to teachers from the 90s to the present years without any concern about the
conditions under which these teachers would carry out their activities. Regarding working
conditions, most of them were dissatisfied with the laboratory conditions of their eventual
schools, they emphasize that investments in both glassware and in the physical structure of
laboratories need to be reviewed, they also report how much they feel unmotivated to carry
out activities Practices due to the absence of equipment, and their precariousness. Some
teachers declare that they lack the support and encouragement of their colleges, emphasizing
that this support would be of great importance for them to be motivated to carry out practical
activities, thus making teaching more effective and attractive for both teachers and students.
Thus, it is concluded that the conditions found do not favor or fully value teachers due to lack
of laboratories, some laboratories in terms of equipment and materials have a good amount,
more in bad quality, more in poor quality, turning their attention to their physical structure is
observed the insecurity, the precariousness that these environments is, thus hindering the
development of good practical classes, harming the growth and appreciation of the professor
of chemistry, since This environment is fundamental for teachers in this area of education. | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa disserta sobre o trabalho docente e teve como objetivo analisar se as condições de
trabalho dos professores de química nos laboratórios de ciências das escolas estaduais de ensino
médio de Currais Novos/ RN favorecem a valorização docente. A pesquisa foi realizada no ano
de 2016 em cinco escolas estaduais da cidade de Currais Novos/RN sendo elas: Escola Estadual
Instituto Vivaldo Pereira (IVP), Escola Estadual Capitão-Mor Galvão (CMG), Escola Estadual
Tristão de Barros (ETB), Escola Estadual Doutor Sílvio Bezerra de Melo (SBM) e Escola
Estadual Manuel Salustino (EMS). O trabalho se insere em abordagem qualitativa e descritiva,
onde os instrumentos de pesquisa utilizados para coleta de dados foram: revisão bibliográfica,
realização de questionários com os professores de química de cada escola e análise dos
laboratórios de ciências. Para análise foram utilizados os parâmetros do MEC segundo Cruz
(2009), e recomendações de Polato (2011). A análise dos dados demonstrou que ainda que a
valorização docente diga respeito a fatores como período reservado a estudos, planejamento,
incluído na carga de trabalho e condições adequadas; estes itens não vêm alcançando seu real
objetivo. Grandes responsabilidades foram dispostas aos professores desde a década de 90 até os
anos atuais sem que houvesse uma preocupação com as condições em que estes docentes iriam
desempenhar suas atividades. Em relação às condições de trabalho, grande parte se mostrou
insatisfeita com as condições dos laboratórios de suas eventuais escolas, os mesmos ressaltam que
investimentos tanto em vidrarias como em estrutura física dos laboratórios precisam ser revistas,
relatam também o quanto se sentem desmotivados a realizar atividades práticas devido a ausência
de equipamentos, e suas precariedades. Alguns docentes declaram sentir falta do apoio e
incentivo de seus colégios, destacando que esse apoio seria de suma importância para que os
mesmos se sintam motivados a realizarem atividades práticas, tornando assim o ensino mais
eficaz e atrativo tanto para os professores quanto para os alunos. Assim, conclui-se que as
condições encontradas não favorecem e nem valorizam os docentes devido a carência que se
encontra os laboratórios, alguns laboratórios em termos de equipamentos e materiais dispõem de
uma boa quantidade, mais em péssima qualidade, voltando-se a atenção para sua estrutura física
observa-se a insegurança, a precariedade que estes ambientes se encontra, dificultando assim o
desenvolvimento de boas aulas práticas, prejudicando o crescimento e a valorização do professor
de química, visto que este ambiente é fundamental para docentes desta área de ensino. | pt_BR |
dc.relation.references | ANTUNES, Ricardo; ALVES, Giovanni. As mutações no mundo do trabalho na era da
mundialização do capital. Educação e Sociedade, v. 25, n. 87, p. 335-351, 2004. Disponível
em: < http://www.scielo.br/pdf/es/v25n87/21460.pdf > Acesso em: 5 ago. 2016
ASSIS, Lucia Maria. As condições de trabalho na rede pública de educação básica em
goiás na visão dos professores. UFG.2012 Disponível em:
<http://www.anpae.org.br/iberoamericano2012/Trabalhos/LuciaMariaDeAssis_int_GT5.pdf.>
Acesso em: 19.jul.2016
ANDRADE, Maria Margarida. Introdução á metodologia do trabalho científico:
elaboração de trabalhos na graduação. São Paulo: atlas, 2010.
ASSUNÇÃO, Ada Ávila; OLIVEIRA, Dalila Andrade. Intensificação do Trabalho e Saúde
dos Professores. Educ. Soc., Campinas, v. 30, n. 107, p. 349-372. 2009. Disponível em: <
http://www.scielo.br/pdf/es/v30n107/03.pdf > Acesso em: 6 fev. 2017
BARROS, Aidil Jesus da Silveira; LEHFELD, Neide Aparecida de Souza. Fundamentos de
Metodologia Cientifica. 3. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.
BASSO, Itacy Salgado. Significado e sentido do trabalho docente. Cadernos Cedes, v. 19, n.
44, p. 19-32, 1998. Disponível em: <
http://www.virtual.ufc.br/solar/aula_link/llesp/A_a_H/didatica_I/aula_01/imagens/03/signific
ado_sentido_trabalho_docente.pdf > Acesso em: 30 nov.2016
BEREZUK, Paulo Augusto; INADA, Paulo. Avaliação dos laboratórios de ciências e biologia
das escolas públicas e particulares de Maringá, Estado do Paraná. Acta Scontiarum dumam
and social sciences, Maringá, v. 32, n. 2, p. 207-215, 2010. Disponível em: <
http://ojs.uem.br/ojs/index.php/ActaSciHumanSocSci/article/view/6895/6895 > Acesso em: 7
dez. 2016.
CRUZ, Joelma Bomfim da. Experiência de laboratório: Profuncionário – Curso Técnico de
Formação para os Funcionários da Educação. Brasília: universidade de Brasília, 2009.
Disponível em < http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/profunc/13_laboratorios.pdf >
Acesso em: 5 ago.2016.
BEGO, Amadeu Moura et al. Condicionantes sobre o Trabalho Docente: A Utilização de
Atividades Experimentais em Uma Rede Escolar Pública Municipal. Química Nova na
Escola, v. 36, n. 3, p. 176-184, 2014. Disponível em: <
https://www.researchgate.net/profile/Amadeu_Bego/publication/276223871_Constraints_on_t
he_teaching_work_the_use_of_experimental_activities_in_a_Municipal_Public_School_Syst
em/links/568bbc8e08ae051f9afc5de1.pdf > Acesso em: 6 dez.2016.
BRASIL. Lei n° 9394/96. De 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da
Educação Nacional. 1996. Disponível em: <
https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm > Acesso em: 05 dez. 2016.
BRASIL. Ministerio de educação e cultura. Censo Escolar da Educação Básica 2013:
resumo técnico. Brasília : MEC, 2014. Disponível em <
http://download.inep.gov.br/educacao_basica/censo_escolar/resumos_tecnicos/resumo_tecnic
o_censo_educacao_basica_2013.pdf >. Acesso em: 03 fev. de 2017.
BRASIL. Ministério da Educação (MEC). PIBID- Programa Institucional de Bolsa de
Iniciação á Docência. Brasil, DF: MEC, 03 set. 2008. Disponível em: <
http://www.capes.gov.br/educacao-basica/capespibid/pibid > Acesso em: 29 jan. 2017.
BRITO, Fabiana Erica. As condições do trabalho docente: um estudo em escolas da
rede municipal de currais novos-rn (2009 - 2012). 2014. 181f. Dissertação (Mestrado em
Educação)- Pós- Graduação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
Disponível em: <
https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/14596/1/FabianaEB_DISSERT.pdf >.
Acesso em: 5 jul.2016
CARISSIMI, Aline Chalus Vernick; TROJAN, Rose Meri. A valorização do professor no
Brasil no contexto das tendências globais. Jornal de Políticas Educacionais, v. 5, n. 10,
2011. Disponível em: < http://revistas.ufpr.br/jpe/article/view/26301/17502 > Acesso em: 5
dez.2016.
CABRAL NETO, Antônio; SOUZA, Antônio Lisboa L de. O perfil do trabalhador docente da
educação básica no Rio Grande do Norte. In: CABRAL NETO, Antônio Cabral; OLIVEIRA,
Dalila Andrade; VIEIRA, Lívia Fraga (Org.). Trabalho docente: desafios no cotidiano da
educação básica. Campinas SP: Mercado de letras, Natal,2013 UFRN.
GASPARINI, Sandra Maria; BARRETO, Sandhi Maria; ASSUNÇÃO, Ada A. O professor,
as condições de trabalho e os efeitos sobre sua saúde. Educação e Pesquisa, v. 31, n. 2, p.
189-199, 2005. Disponível em < http://www.scielo.br/pdf/ep/v31n2/a03v31n2 > Acesso em:
6 dez.2016.
GATTI, Bernadete Angelina; BARRETO, Elba Siqueira de Sá. Professores do Brasil:
impasses e desafios. Brasília: UNESCO, 2009. Disponível em <
http://unesdoc.unesco.org/images/0018/001846/184682por.pdf > Acesso em: 05 dez. 2016.
JORGE, T.A.S. Empregabilidade. In:OLIVEIRA, D.A.; DUARTE, A.M.C.; VIEIRA, L.M.F.
DICIONÁRIO: trabalho, profissão e condição docente. Belo Horizonte: UFMG/Faculdade
de Educação, 2010. CDROM
LESSA, Sérgio; TONET, Ivo. Introdução à filosofia de Marx. 2. ed. Editora Expressão
Popular. São Paulo, 2011. Disponível em: <
http://ivotonet.xpg.uol.com.br/arquivos/Introducao_a_Filosofia_de_Marx.pdf > Acesso em:
11 dez. 2016
MARIANA. Fernando Bomfim. O perfil do trabalhador docente da educação básica no Rio
Grande do Norte. In: CABRAL NETO, Antônio Cabral; OLIVEIRA, Dalila Andrade;
VIEIRA, Lívia Fraga (Org.). Trabalho docente: desafios no cotidiano da educação básica.
Campinas SP: Mercado de letras, Natal,2013 UFRN.
MÂNGIA, Elisabete Ferreira. Alienação e trabalho. Revista de Terapia Ocupacional da
Universidade de São Paulo, v. 14, n. 1, p. 34-42, 2003. Disponível em: <
file:///C:/Users/cibely/Downloads/13913-16891-1-PB.pdf > Acesso: 26 nov. 2016
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia científica. São Paulo:
Atlas, 2011.
OLIVEIRA, Dalila Andrade; ASSUNÇÃO, Ada A. Condições de trabalho
docente. OLIVEIRA, DA; DUARTE, AMC; VIEIRA, LMF Dicionário: trabalho, profissão e
condição docente. Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação, 2010. Disponível em: <
http://www.gestrado.net.br/pdf/390.pdf > Acesso em: 20 ago. 2016
OLIVEIRA, Dalila A. Trabalho docente. In: OLIVEIRA, Dalila A.; DUARTE, Adriana MC;
VIEIRA, Lívia MF Dicionário: trabalho, profissão e condição docente. Belo Horizonte:
UFMG/Faculdade de Educação, 2010. Disponível em: <
http://www.gestrado.net.br/pdf/429.pdf > Acesso em: 20 ago.2016
OLIVEIRA, Dalila Andrade. A reestruturação do trabalho docente: precarização e
flexibilização. Educação & Sociedade, v. 25, n. 89, p. 1127-1144, 2004. Disponível em: <
http://www.scielo.br/pdf/es/v25n89/22614.pdf > Acesso em: 20 de Ago. 2016
PINTO, Geraldo Augusto. A organização do trabalho no século 20: Taylorismo, fordismos
e Toyotismo. 2.ed. São Paulo: expressão Popular, 2010.
POLATO, Amanda. Como montar um laboratório de Ciências completo. 2011. Disponível
em: <http://gestaoescolar.org.br/espaco/como-montar-laboratorio-ciencias-completo648551.shtml > Acesso em 15 dez 2016.
PREFEITURA DE CURRAIS NOVOS- RN. Currais Novos. 2017. Disponível em: <
http://prefeituracurraisnovos.com.br/currais-novos/ > Acesso em: 03 fev. 2017.
SILVA, Guilherme LF; ROSSO, Ademir J. As condições do trabalho docente dos professores
das escolas públicas de Ponta Grossa, PR. 2016. Disponível em: <
http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2008/anais/pdf/495_536.pdf > Acesso em: 9
ago. 2016
SILVA, Márcia Gorette Lima da; BARROSO, Marcia Teixeira. Caracterização de
laboratórios escolares de química em escolas públicas em Natal1. Revista Educação em
Questão, v. 37, n. 23, p. 121-145, jan./ abr. 2010. Disponível em <
https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/3980 > Acesso em: 9 ago.2016.
SOARES, Solange Toldo; TRINDADE, Jussara das graças. O trabalho como princípio
educativo e sua dupla dimensão no capitalismo. 2007. Disponível em:
<http://www.estudosdotrabalho.org/anais6seminariodotrabalho/jussaragtrindadeesolangetoldo
soares.pdf >. Acesso em: 15 nov. de 2016.
TERTO, Daniela Cunha. O trabalho do gestor escolar: intensificação e implicações
administrativas e pedagógicas na gestão da escola. 2012. 137 f. Dissertação (Mestrado de
PÓS- Graduação em Educação). Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal. 2012.
Disponível em: < http://www.ppged.ufrn.br/arquivos/teses_dissertacoes/dissertacoes%20-
%202012/Daniela%20Cunha%20Terto.pdf > Acesso em: 9 ago.2016
ZACHARIAS, Jamile et al. Saúde e Educação: do mal-estar ao bem-estar docente. Educação
Por Escrito, v. 2, n. 1, 2011. Disponível em < file:///C:/Users/cibely/Downloads/8674-34583-
1-PB.pdf > Acesso em: 6 dez. 2016.
ZIMMERMANN, Licia. A importância dos laboratórios de Ciências para alunos da
terceira série do Ensino Fundamental. 2005. Disponível em <
http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/artigos_teses/Ciencias/Dissertac
oes/330257.pdf > Acesso em : 15 nov.2016 | pt_BR |