Mostrar registro simples

dc.creatorLima, Raquel Ferreira de
dc.date.accessioned2023-07-07T17:21:35Z
dc.date.available2023-07-07T17:21:35Z
dc.date.issued2022-09-02
dc.identifier.citationLIMA, Raquel Ferreira de. O uso de jogos no ensino das quatro operações matemáticas para alunos com transtorno do espectro autista: uma pesquisa bibliográfica. Orientadora: Vanessa Gosson Gadelha de Freitas Fortes. 2022. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2433
dc.description.abstractWe know that Mathematics encompasses concrete and abstract elements, and those that are abstract, make learning and understanding the content even more complicated for students with Autism Spectrum Disorder, so we bring the use of mathematical games to help understanding of the discipline, bringing a range of new possibilities. For the development of this work, we carried out a qualitative and bibliographical research on the use of games in the teaching of the four mathematical operations for the teaching of Mathematics for students with ASD, and in a concise way, we aim to know pedagogical strategies and methodologies that contribute to the learning of these students. students, especially those who are in Elementary School II, and how the use of these games can help in the teaching of Mathematics. As a result, we observed that it is possible, yes, that Mathematics has a more dynamic teaching for students with ASD, with the use of mathematical games, where the student can enjoy a more fun and concrete learning.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectJogos matemáticospt_BR
dc.subjectTranstorno do Espectro Autista (TEA)pt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectMathpt_BR
dc.subjectMath gamespt_BR
dc.subjectAutistic Spectrum Disorderpt_BR
dc.titleO uso de jogos no ensino das quatro operações matemáticas para alunos com transtorno do espectro autista: uma pesquisa bibliográficapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.ID70954201493pt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/5759877364469781pt_BR
dc.contributor.advisor1Fortes, Vanessa Gosson Gadelha de Freitas
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9647201064641910pt_BR
dc.contributor.referee1Fortes, Vanessa Gosson Gadelha de Freitas
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9647201064641910pt_BR
dc.contributor.referee2Medeiros, Rainelly Cunha de
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2515046209855165pt_BR
dc.contributor.referee3Melo, Rafael Pereira de
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3277647327904706pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentNatal - Centralpt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.description.resumoSabemos que a Matemática abrange elementos concretos e também abstratos, e os que são abstratos, tornam o aprendizado e a compreensão do conteúdo ainda mais complicado para os alunos com Transtorno do Espectro Autista, sendo assim, trazemos a utilização de jogos matemáticos no auxílio da compreensão da disciplina, trazendo um leque de novas possibilidades. Para o desenvolvimento deste trabalho, realizamos uma pesquisa qualitativa e bibliográfica sobre o uso de jogos no ensino das quatro operações matemáticas para o ensino da Matemática para alunos com TEA, e de forma concisa, objetivamos conhecer estratégias e metodologias pedagógicas que contribuam com o aprendizado desses alunos, especialmente, os que estão inseridos no Ensino Fundamental II, e como a utilização desses jogos podem auxiliar no ensino da Matemática. Como resultados, observamos que é possível sim, que a Matemática tenha um ensino mais dinâmico para alunos com TEA, com a utilização de jogos matemáticos, onde o aluno poderá desfrutar de um aprendizado mais divertido e concreto.pt_BR
dc.relation.referencesADIÇÃO. In: DICIO, Dicionário Online de Português. “s. d.”. Disponível em: https://www.dicio.com.br/adicao/. Acesso em: 27 jun. 2022. ASTH, Rafael. Adição; Toda Matéria. “s.d.”.Disponível em: https://www.todamateria.com.br/adicao/#:~:text=A%20adi%C3%A7%C3%A3o%20%C3%A9%20o%20ato,s%C3%ADmbolo%20%2B%20para%20representar%20uma%20adi%C3%A7%C3%A3o.. Acesso em: 12 set. 2022. ASTH, Rafael. Subtração; Toda Matéria. “s.d.”. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/subtracao/. Acesso em: 12 set. 2022. BRASIL. Lei nº 12.764, de 27 de dezembro de 2012. Lei Berenice Piana. Brasília, DF. 2012. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12764.htm. Acesso em: 06 fev. 2022. BRASIL. Decreto nº 3.298, de 20 de dezembro de 1999. Política Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência. Brasília, DF. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/d3298.htm. Acesso em: 21 ago. 2022. BRASIL. Decreto nº 3.956, de 08 de Outubro de 2001. Convenção Interamericana para a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Pessoas Portadoras de Deficiência. Brasília, DF. 2009. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/2001/d3956.htm. Acesso em: 06 fev. 2022. BRASIL. Decreto nº 6.494, de 25 de Agosto de 2009. Política Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência. Brasília, DF. 2009. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/decreto/d6949.htm. Acesso em: 06 fev. 2022. BRASIL. Decreto nº 7.611, de 17 de Novembro de 2011. Educação especial, o atendimento educacional especializado. Brasília, DF. 2011. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2011/Decreto/D7611.htm#art11. Acesso em: 07 abr. 2022. BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases. Brasília, DF. 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 21 ago. 2022. CARDOSO, Valdinei Cezar. A utilização do dominó como recurso para o ensino das quatro operações para uma turma do sexto ano do Ensino Fundamental. Revista Educação Pública, v. 21, nº 33, 31 de agosto de 2021. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/33/a-utilizacao-do-domino-como-recurso-para-o-ensino-das-quatro-operacoes-para-uma-turma-do-sexto-ano-do-ensino-fundamental. Acesso em: 15 set. 2022. CARNEIRO, Relma Urel Carbone. Educação Inclusiva na Educação Infantil. DOSSIÊ TEMÁTICO. 2012. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/688/574. Acesso em: 24 jun. 2022. CHEQUETTO, Jonas José. GONÇALVES, Agda Felipe Silva. Possibilidades no ensino de Matemática para um aluno com autismo. Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica, v. 5, n. 2. p. 206- 222, out. 2015. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/110/107. Acesso em: 04 fev. 2022. COSTA, Fernanda Aparecida de Souza Corrêa. Práticas pedagógicas inclusivas na educação infantil: atividades lúdicas envolvendo crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Dissertação - Universidade Estadual Paulista “JÚLIO DE MESQUITA FILHO”. 2015. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/132928/costa_fasc_me_bauru.pdf?sequence=3&isAllowed=y. Acesso em: 10 abr. 2022. CURY. Carlos Roberto Jamil. Políticas inclusivas e compensatórias na educação básica. Cadernos de Pesquisa. v. 35, n. 124, p. 11-32, jan./abr. 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/Sf9vRvx9f3TkJp4nLXn9ZrR/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 01 jul. 2022. DIVISÃO. In: DICIO, Dicionário Online de Português. 2017. Disponível em: https://www.dicio.com.br/divisao/. Acesso em: 27 jun. 2022. DUTRA, Claudia Pereira. Inclusão. Revista da Educação Especial. Out. 2005. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/revistainclusao1.pdf. Acesso em: 01 jul. 2022. ESPANHA. Declaração da Salamanca. 1994. Espanha. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/salamanca.pdf. Acesso em: 21 ago. 2022. GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6 ed. São Paulo: Atlas S.A. 2008. Disponível em: https://ayanrafael.files.wordpress.com/2011/08/gil-a-c-mc3a9todos-e-tc3a9cnicas-de-pesquisa-social.pdf. Acesso em: 27 jul. 2022. GONÇALVES, Antonio Roberto. SILVA, Ana Lúcia da. O USO DO LABORATÓRIO NO ENSINO DE MATEMÁTICA. “s.d.”. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/82-4.pdf. Acesso em: 21 abr. 2022. GUIMARÃES, Maria Cecília Alvim. BORGES, Adriana Araújo Pereira. VAN PETTE, Adriana M. Valladão Novais. Trajetórias de Alunos com Deficiência e as Políticas de Educação Inclusiva: da Educação Básica ao Ensino Superior. Rev. Bras. Ed. Esp., Bauru, v. 27, p.935-952, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbee/a/WFpCcPQN95YxfqRjPW49sVz/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 24 jun. 2022. JOGO. In: DICIO, Dicionário Online de Português. “s. d.”. Disponível em: https://www.dicio.com.br/jogo/. Acesso em: 27 jun. 2022. JUNIOR, et al. G-TEA: Uma ferramenta no auxílio da aprendizagem de crianças com Transtorno do Espectro Autista, baseada na metodologia ABA. XII SBGames. São Paulo, SP. p 137-140 Outubro, 2013. Disponível em: https://www.sbgames.org/sbgames2013/proceedings/cultura/Culture-18_full_G-TEA.pdf. Acesso em: 01 jul. 2022. LIMA, et al. Educação inclusiva e sua trajetória nas políticas públicas. Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 6, n. 3, p. 15295 - 15310, mar. 2020. Disponível em: https://brazilianjournals.com/ojs/index.php/BRJD/article/view/8093/6999. Acesso em: 24 jun. 2022. LONDRES. Carta para o Terceiro Milênio. Setembro, 1999. Disponível em http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/carta_milenio.pdf. Acesso em: 06 fev. 2022. LÚDICO. In: DICIO, Dicionário Online de Português. 2018. Disponível em: https://www.dicio.com.br/ludico/. Acesso em: 27 jun. 2022. LUZ, Andréia Braga Pinto da. Educação Inclusiva. Especialista (psicopedagogia) - Universidade Candido Mendes. Rio de Janeiro, 2010. Disponível em: http://www.avm.edu.br/docpdf/monografias_publicadas/t205713.pdf. Acesso em: 01 jul. 2022. MARINHO, Rayane Benevides Siqueira.Trabalhando Matemática com crianças autistas nível 1. Monografias Brasil Escola. “s.d”. Disponível em: https://monografias.brasilescola.uol.com.br/educacao/trabalhando-matematica-com-criancas-autistas-nivel-1.htm#indice_5. Acesso em: 15 jul. 2021. MULTIPLICAÇÃO. In: DICIO, Dicionário Online de Português. “s. d.”. Disponível em: https://www.dicio.com.br/multiplicacao/. Acesso em: 27 jun. 2022. NOVAES, Jean Carlos. Adição: propriedades e exercícios; Matemática básica. “s.d.”. Disponível em: https://matematicabasica.net/adicao/. Acesso em 12 set. 2022. NOVAES, Jean Carlos. Divisão: propriedades e Regras dos Sinais; Matemática básica. “s.d.”. Disponível em: https://matematicabasica.net/divisao/. Acesso em 14 set. 2022. NOZU, Washington Cesar Shoiti. ICASATTI, Albert Vinicius. BRUNO, Marilda Moraes Garcia. Educação inclusiva enquanto um direito humano. Inclusão Social. Brasília, DF. v.11, p.21-34, jul./dez. 2017. Disponível em: https://revista.ibict.br/inclusao/article/view/4076/3588. Acesso em: 01 jul. 2022. OLIVEIRA, Raul Rodrigues de. Multiplicação; Escola kids Uol. “s.d.”. Disponível em: https://escolakids.uol.com.br/matematica/multiplicacao.htm. Acesso em: 14 set. 2022. ONOHARA, Ariane Mieko Himeno. CRUZ, José Anderson Santos. MARIANO, Maria Luiza. Educação inclusiva: o trabalho pedagógico do professor para com o aluno autista no ensino fundamental. Revista Brasileira de Psicologia e Educação, Araraquara, v. 20, n. 2, p. 289 - 304, jul./dez., 2018. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/12020/7832. Acesso em: 05 fev. 2022. ONZI, Franciele Zanella. GOMES, Roberta de Figueiredo. TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: A IMPORT NCIA DO DIAGNÓSTICO E REABILITAÇÃO. Caderno pedagógico, Lajeado, v. 12, n. 3, p. 188-199, 2015. Disponível em: http://www.univates.br/revistas/index.php/cadped/article/view/979/967. Acesso em: 01 jul. 2022. ORTEGA, Francisco. Deficiência, autismo e neurodiversidade. Ciência & Saúde Coletiva, p. 67-77, 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csc/a/CPcMbsxxyfF3CXSLwTcprwC/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 24 jun. 2022. PORCELLIS, et al. LUDUS - Desenvolvimento de um Jogo para Auxiliar no Aprendizado de Matemática para Alunos com Autismo. XI Computer on the Beach. Camboriú, p. 615-618, set. 2020. Disponível em: https://periodicos.univali.br/index.php/acotb/article/view/16836/9559. Acesso em: 01 jul. 2022. RODRIGUES, Ana Paula Neves. LIMA, Cláudia Araújo de. A história da pessoa com deficiência e da educação especial em tempos de inclusão. Revista Interritórios. Caruaru. v. 3, n. 5, p. 21-33, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/interritorios/article/download/234432/27604. Acesso em: 01 jul. 2022. SÁNCHEZ, Pilar Arnaiz. A educação inclusiva: um meio de construir escolas para todos no século XXI. Revista da Educação Especial, Outubro/2005. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/revistainclusao1.pdf. Acesso em: 01 jul. 2022. SANTANA FILHA, Lígia. Uma caracterização de atividades de livros didáticos do 6º ano relacionados a números e operações para alunos com transtorno do espectro autista (TEA). Dissertação - Universidade Federal de Sergipe. Jun. 2019. Disponível em: <https://ri.ufs.br/bitstream/riufs/12464/2/LIGIA_SANTANA_FILHA.pdf>. Acesso em: 25/08/2022 SANTOS, Thiffanne Pereira dos. REIS, Marlene Barbosa de Freitas. EDUCAÇÃO ESPECIAL: DA SEGREGAÇÃO À INCLUSÃO?. IV Semana de Integração. Goiás, 8 a 13 de junho de 2015. Disponível em: https://www.anais.ueg.br/index.php/semintegracao/article/view/5008/2845. Acesso em: 01 jul. 2022. SEBA, Clarissa. Transtorno do Espectro Autista (TEA): entenda os sinais e trate precocemente. Ministério da Defesa Saúde Naval MARINHA DO BRASIL. 2020. Disponível em: https://www.marinha.mil.br/saudenaval/asperger. Acesso em: 21 jun. 2021. SEVERINO, Antônio Joaquim.. Metodologia do trabalho científico. 23ª edição, São Paulo: Cortez editora, 2014. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/5562413/mod_resource/content/1/Metodologia-Do-Trabalho-Cientifico-23%C2%AA-Edicao-Severino-EBOOK-Escolhido.pdf. Acesso em: 26 jul. 2022. SILVA, Luiz Paulo Moreira. Adição; Brasil Escola. “s.d.”. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/matematica/adicao.htm. Acesso em: 12 set. 2022. SILVA, Luiz Paulo Moreira. Subtração; Brasil Escola. “s.d.”. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/matematica/subtracao.htm. Acesso em: 12 set. 2022. SILVA, Maria Eugênia de Carvalho. O Ensino da matemática frente ao Transtorno do Espectro Autista. Tuiuti: Ciência e Cultura, Curitiba, v.6, n.60, p. 4-25, 2020. Disponível em: https://interin.utp.br/index.php/h/article/view/2289/1983. Acesso em: 19 jun. 2021. SILVA, Maria Odete Emygdio da. Da Exclusão à Inclusão: Concepções e Práticas. Revista Lusófona de Educação. p. 135-153, 2009. Disponível em: https://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/562/459. Acesso em: 25 ago. 2022. Sinais de alerta para detectar o autismo. NeuroSaber. 23/04/2021. Disponível em: https://institutoneurosaber.com.br/sinais-de-alerta-para-detectar-o-autismo/. Acesso em: 29 jul. 2022 SOARES, Francisca Maria Gomes Cabral. NUNES, Leila Regina d’Oliveira de Paula. Autismo: Aspectos pedagógicos e sociais. ETD-Educação Temática Digital, Campinas, v.22, n.1, p. 3-9, jan./mar. 2020. Disponível em https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8658196/22083. Acesso em: 08 abr. 2022. SUBTRAÇÃO. In: DICIO, Dicionário Online de Português. 2020. Disponível em: https://www.dicio.com.br/subtracao/. Acesso em: 27 jun. 2022. SULKES, Stephen.Transtornos do espectro autista. MANUAL MSD. 2020. Disponível em: https://www.msdmanuals.com/pt-br/casa/problemas-de-sa%C3%BAde-infantil/dist%C3%BArbios-de-aprendizagem-e-do-desenvolvimento/transtornos-do-espectro-autista. Acesso em: 21 jun. 2021. VOLKMAR, Fred R.. WIESNER, Lisa A.. O que é autismo? Conceitos de diagnóstico, causas e pesquisas atuais. 2018. Disponível em: https://statics-submarino.b2w.io/sherlock/books/firstChapter/133833760.pdf. Acesso em: 08 jul. 2022.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples