Navegação Teses e Dissertações por título
Itens para a visualização no momento 155-174 of 219
-
Por uma educação ambiental mais inclusiva : despertando os sentidos com o jardim sensorial
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralMestrado Profissional em Uso Sustentável dos Recursos NaturaisMestrado Profissional em Uso Sustentável dos Recursos NaturaisIFRN, 2024-04-18)Environmental Education has the capacity to awaken a transformation in people's behaviors and attitudes, so that they interact more harmoniously with the environment. Environmental Education can especially focus on promoting ... -
Possibilidades de enfoque CTS para o ensino superior de Química: proposta de uma abordagem para ácidos e bases
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilMossoróOutroPrograma de Pós-Graduação em Química - UFRNOutroIFRN, 2014-07-28)Scientific education has been passing by redefinitions, contestations and new contributions from the research on science teaching. One contribution is the idea of science and technology literacy, allowing the citizens ... -
Práticas pedagógicas significativas no curso de edificações Proeja do IF Sertão-PE campus Petrolina
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralMestrado Acadêmico em Educação ProfissionalMestrado Acadêmico em Educação ProfissionalIFRN, 2015-08-04)This work is the result of a study on the significant pedagogical practices in Technical Course of Building Proeja at IF SERTÃO – PE, Campus Petrolina. Opportunity in which pedagogical practice is conceptualized as any ... -
Preservação digital e periódicos científicos eletrônicos: um mapeamento das práticas nas universidades federais brasileiras
(Universidade Federal de PernambucoBrasilLajesPrograma de Pós-Graduação em Ciência da InformaçãoIFRN, 2015-02-23)The present work shows the Brazilian scenario about the preservation of scientific memory available in digital media and the challenges to ensure its integrity, reliability and perennial access. It aims to map the digital ... -
Produção de biodiesel residual de canola de canola e análise de aplicabilidade considerando testes comparativos com proporções de mistura – b13, b20, b30 e b40 – e diesel s10 em motor de combustão interna ciclo diesel
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralMestrado Profissional em Uso Sustentável dos Recursos NaturaisMestrado Profissional em Uso Sustentável dos Recursos NaturaisIFRN, 2022-12-20)In the midst of intense climate change, mainly due to anthropic actions, the search for means that may represent sustainable alternatives with less environmental impact to the exacerbated use of the biggest polluting ... -
Produção de histórias infantis para os anos iniciais do ensino fundamental: um recurso didático numa visão CTS
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilMossoróOutroMestrado Acadêmico em EnsinoOutroIFRN, 2017-12-20)The Science Teaching (ST) has been the object of discussion in several educational areas. In its history has undergone considerable changes, One of them is the insertion in its discussions of the vision Science, Technology, ... -
A produção do conhecimento sobre Educação Profissional no Portal de Periódicos da Capes: a configuração do campo científico
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - Zona NorteMestrado Acadêmico em Educação ProfissionalIFRN, 2016-04-14)This article takes part in the Postgraduate studies in Professional Education Program of the Federal Institute of Education Science and Technology of Rio Grande do Norte and aims to comprehend the historical setting of ... -
Produtividade e rentabilidade de duas cultivares de gergelim: um estudo de caso no Município de Touros-RN
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralMestrado Profissional em Uso Sustentável dos Recursos NaturaisMestrado Profissional em Uso Sustentável dos Recursos NaturaisIFRN, 2022-02-28)The municipality of Touros-RN in the Mesoregion of Mato Grande, has already represented one of the largest pineapple producers in the State of Rio Grande do Norte. However, this agricultural activity is in frank decline ... -
O PROEJA como inquilino: impactos preliminares do processo de implementação do programa no IF Sertão PE Campus Petrolina 2006-2013
(2015-08-06)A presente pesquisa teve por objetivo avaliar os possíveis impactos do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) no Instituto ... -
O professor da educação básica, técnica e tecnológica e seu desenvolvimento profissional docente: um estudo do IFRN Campus Natal Central
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralMestrado Acadêmico em Educação ProfissionalMestrado Acadêmico em Educação ProfissionalIFRN, 2018-12-06)Esta investigación objetiva investigar cómo los profesores del Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) - Campus Natal - Central se desarrollan profesionalmente en su carrera, ... -
O Programa Nacional Mulheres Mil no contexto das políticas públicas de educação profissional no Brasil
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralMestrado Acadêmico em Educação ProfissionalMestrado Acadêmico em Educação ProfissionalIFRN, 2017-02-20)The Women´s National Program “Mulheres Mil” is analyzed in the context of the national public policies of Professional Education and it was verified which advances and challenges were accomplished, ... -
O Programa Nacional Mulheres Mil no contexto das políticas públicas de educação profissional no Brasil
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralMestrado Acadêmico em Educação ProfissionalMestrado Acadêmico em Educação ProfissionalIFRN, 2017-02-20)The Women´s National Program “Mulheres Mil” is analyzed in the context of the national public policies of Professional Education and it was verified which advances and challenges were accomplished, considering the field ... -
O Programa TEC NEP e sua implementação na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnólogica: ressonâncias acadêmicas, limites e desafios
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralMestrado Acadêmico em Educação ProfissionalMestrado Acadêmico em Educação ProfissionalIFRN, 2015-12-17) -
Projetos integradores no IFRN: reflexões sobre os documentos norteadores e o contexto da prática no campus Mossoró
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilMossoróOutroPrograma de Pós-graduação em Ensino (POSENSINO)OutroIFRN, 2018-12-22)The present work is part of the research line of Human and Social Sciences Teaching (POSENSINO) and seeks to present an analysis on the Integrative Projects at the IFRN, Mossoró Campus. In this way, we try to answer the ... -
O Pronatec e o processo de expansão e privatização da educação profissional no Brasil
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralMestrado Acadêmico em Educação ProfissionalMestrado Acadêmico em Educação ProfissionalIFRN, 2015-12-04)ABSTRACT This dissertation is part of the scope of knowledge production in the field of Brazilian professional education. The guiding principle of research is the current process of expansion of the Brazilian Professional ... -
Proposição de um modelo de indicadores para avaliação da dimensão ambiental do IFRN como ferramenta de gestão para o Programa Campus Verde
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralMestrado Profissional em Uso Sustentável dos Recursos NaturaisMestrado Profissional em Uso Sustentável dos Recursos NaturaisIFRN, 2017-07-14)This dissertation discusses the proposal of a model of indicators to evaluate the environmental dimension of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Norte (IFRN), as a management tool ... -
Proposta de controle de velocidade para ferramenta de inspeção de duto (PIG) utilizando válvula de desvio
(Universidade Federal do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralOutroOutroUFRN, 2019-06-14) -
Proposta de indicadores para avaliação de impacto ambiental de parques eólicos na percepção dos habitantes: o caso do Assentamento Zumbi/Rio do Fogo-RN
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralMestrado Profissional em Uso Sustentável dos Recursos NaturaisMestrado Profissional em Uso Sustentável dos Recursos NaturaisIFRN, 2017-05-18)The present study was based on the absence of indicators and the environmental perception of local agents directly affected in the evaluation of the environmental impacts of wind farms, analyzing the case of a settlement ... -
Proposta de Norma Brasileira para Análise da Permeabilidade In Situ de Pavers Moldados em Concreto Permeável e Dispositivo e Método de Ensaio para Análise da Permeabilidade e Absorção de Pavers Moldados em Concreto
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralMestrado Profissional em Uso Sustentável dos Recursos NaturaisMestrado Profissional em Uso Sustentável dos Recursos NaturaisIFRN, 2022-12-06) -
Proposta de tecnologia para controle de velocidade de PIGs instrumentados utilizando lógica Fuzzy
(Universidade Federal do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralOutroPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e de ComputaçãoOutroUFRN, 2014-12-16)The speed control of smart PIGs is necessary, in oil and gas industry, for allow a better and safer pipeline inspection. This is possible when those smart it PIGs maintain a low speed while performs a pipeline inspection, ...