Navegação Teses e Dissertações por título
Itens para a visualização no momento 126-145 of 252
-
História das práticas de formação contínua em serviço de docentes para a educação profissional no SENAC/RN (1950-2010)
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralMestrado Acadêmico em Educação ProfissionalMestrado Acadêmico em Educação ProfissionalIFRN, 2022-02-17)This dissertation aims to reconstruct the history of in-service training practices for teachers of the National Service for Commercial Learning (SENAC) of Rio Grande do Norte from 1950 to 2010, having as specific goals: ... -
História e memória da ETFRN (1968-1998) e a gestão da professora Luzia Vieira de França
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralOutroOutroIFRN, 2024-08-22)The Federal Technical School of Rio Grande do Norte (ETFRN), from 1968 to 1998, stood out as a reference in the institutional development of Professional Education in Rio Grande do Norte and in Brazil. Within this context, ... -
O IFRN no âmbito das políticas públicas de expansão dos Institutos Federais no Brasil: uma abordagem organizacional sobre o processo de democratização do Ensino Médio e Superior, a partir das representações de alunos, professores e gestores
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NortePortugalSão Gonçalo do AmaranteOutroOutroIFRN, 2016-07-22)The remarkable quantifiable growth the Federal Institute of Education for Science and Technology (IFRN) has passed through in recent years throughout Brazil has aroused the concern of researchers from around the country ... -
Impactos de vizinhança proporcionados pelo desmonte de rocha com uso de explosivos: estudo de caso na “Mineração Dantas Gurgel & Cia Ltda”, Caicó-RN
(Universidade Federal de Campina GRandeBrasilNatal - CentralPrograma de Pós-Graduação em Recursos NaturaisIFRN, 2013-03-01) -
IMPLEMENTANDO A COMPOSTAGEM COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NOS COMPONENTES CURRICULARES DO ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS INICIAIS (1o AO 5o ANO)
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralMestrado Profissional em Uso Sustentável dos Recursos NaturaisMestrado Profissional em Uso Sustentável dos Recursos NaturaisIFRN, 2024-11-07) -
Indicadores de sustentabilidade para avaliação e monitoramento em ambientes escolares de Natal/RN
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralMestrado Profissional em Uso Sustentável dos Recursos NaturaisMestrado Profissional em Uso Sustentável dos Recursos NaturaisIFRN, 2023-02-02)This study aimed to present and quantify the level of sustainability in school environments in the city of Natal/RN. Faced with the various socio-environmental problems and the intense exploitation of natural resources, ... -
Influência do balanço sedimentar nas desovas de tartarugas-de-pente (Eretmochelys imbricata)
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal-CentralMestrado Profissional em Uso Sustentável dos Recursos NaturaisMestrado Profissional em Uso Sustentável dos Recursos NaturaisIFRN, 2025-02-20)The hawksbill turtle (Eretmochelys imbricata) is a critically endangered species whose reproduction can be affected by coastal processes such as erosion and sediment accretion. In this context, the aim of this study was ... -
Influências da tecno-psicologia do trabalho na Escola Industrial de Natal (1940-1959)
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralMestrado Acadêmico em Educação ProfissionalMestrado Acadêmico em Educação ProfissionalIFRN, 2025-02-27)The Industrial School of Natal was created in 1942, by virtue of Decree-Law No. 4,127, of February 25, 1942, which established the regulations for the Industrial Lyceums to become Industrial Education establishments. ... -
Início da carreira e saberes da docência na Educação Profissional e Tecnológica
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralMestrado Acadêmico em Educação ProfissionalMestrado Acadêmico em Educação ProfissionalIFRN, 2017-08-28)In this study, we seek to understand how early career teachers in/of the Federal Institute of Education, Science and Technology of the State of Rio Grande do Norte (IFRN) construct and value teaching knowledge. More ... -
As instituições de aprendizagem de ofícios durante o período joanino no Brasil: formação de artistas e artífices no Rio de Janeiro
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralOutroOutroIFRN, 2023-08-03)The present research addresses the craft learning institutions created during the Johannine period in Rio de Janeiro, from 1809 to 1819. It aims to investigate these educational institutions for learning crafts in the quest ... -
Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão : a gestão escolar em tempos de parceria público-privada
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralMestrado Acadêmico em Educação ProfissionalMestrado Acadêmico em Educação ProfissionalIFRN, 2023-09-14)The present dissertation aims to analyze the conception of school management substantiated in the institutional documents that guide the functioning of IEMA, in the context of a public-private partnership. The research ... -
Intervenção didático-pedagógica para incentivo ao pensamento sustentável: uma abordagem sobre resíduos plásticos
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralMestrado Profissional em Uso Sustentável dos Recursos NaturaisMestrado Profissional em Uso Sustentável dos Recursos NaturaisIFRN, 2024-03-18)Education is the key to behavioral change in society, and schools play an important role in encouraging the development of values and attitudes committed to sustainability. The environment is a strategic issue for ... -
Índice de risco a erosão e mapeamento das áreas de risco por erosão de solo em Natal-RN
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralMestrado Profissional em Uso Sustentável dos Recursos NaturaisMestrado Profissional em Uso Sustentável dos Recursos NaturaisIFRN, 2018-02-16)The Municipal Risk Reduction Plan in Natal-RN does not cover the whole municipality and is out of date for 10 years, being the method used difficult to update due to its subjective nature. The present work aimed to map ... -
Jogo digital como ferramenta facilitadora no exercício da matemática fundamental
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilParnamirimOutroPós-graduação em Engenharia de SoftwareOutroIFRN, 2016-04-25)For students who start their first High School year in a technical integrated course, Mathematics is a hard understanding subject. Based on teachers’ reports to the pedagogical office stating the difficulties from students ... -
A leitura do texto literário na formação dos sujeitos da educação profissional: circulação, uso e a formação leitora de alunos do Ensino Médio Integrado do IFRN – Campus Natal Central
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralMestrado Acadêmico em Educação ProfissionalMestrado Acadêmico em Educação ProfissionalIFRN, 2016-08-26)El estudio muestra lal ectura del texto literario como un elemento importante en la formación integral del hombre y de los diálogos con el campo de la literatura, con los estudiantes de la Escuela Secundaria Integrada ... -
Leituras históricas acerca de educação profissional na imprensa do Rio Grande do Norte
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralMestrado Acadêmico em Educação ProfissionalMestrado Acadêmico em Educação ProfissionalIFRN, 2019-10-09)ABSTRACT The research from which this dissertation originated had as its general objective to analyze news published in the Potiguar press, aiming to systematize historical readings about education and professional ... -
Licenciamento ambiental: uma proposta para implementação de consórcios públicos intermunicipais no Rio Grande do Norte
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralMestrado Profissional em Uso Sustentável dos Recursos NaturaisMestrado Profissional em Uso Sustentável dos Recursos NaturaisIFRN, 2024-04-29)The National Environmental System (SISNAMA), established by Law No. 6,938/1981 which deals with the National Environmental Policy (PNMA), constitutes the environmental management model adopted in Brazil, by the public ... -
O livro didático e o enfoque CTS: possibilidades para o estudo dos gases no ensino médio
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilMossoróOutroOutroIFRN, 2019-02-26)The STS (Science-Technology-Society) studies represent a vast and complex branch of knowledge, with many thematic foci and that aggregates many researchers. The STS movement emerged in the United States, in college ... -
Luz em 7 tons: desenvolvimento de atividades com a temática luz para a educação infantil
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal-CentralMestrado Profissional em Ensino de FísicaMestrado Profissional em Ensino de FísicaIFRN, 2018-06-29)The knowledge about optical is recurrently taught in the secondary education. Althought it is recommended to be introduced in the ninth grade, it hardly ever happens, given the range of contents in relation to the time. ... -
Manual de boas práticas em compliance ESG: estratégias parar a sustentabilidade na cadeia de valor de energia eólica
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralIFRN, 2022-02-23)



















