Navegação Teses e Dissertações por título
Itens para a visualização no momento 119-138 of 234
-
Gestão do desperdício de alimentos em restaurantes de unidades educativas
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralMestrado Profissional em Uso Sustentável dos Recursos NaturaisMestrado Profissional em Uso Sustentável dos Recursos NaturaisIFRN, 2024-10-25)In today's world, sustainability and efficient resource management are increasingly important elements, especially in the food industry. In the context of an educational cafeteria, these practices are essential to ... -
Gestão quali-quantitativa das instalações sanitárias de uma instituição de ensino: proposta de coeficiente corrigido de retorno de esgotos
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralMestrado Profissional em Uso Sustentável dos Recursos NaturaisMestrado Profissional em Uso Sustentável dos Recursos NaturaisIFRN, 2023-12-11) -
História das práticas de formação contínua em serviço de docentes para a educação profissional no SENAC/RN (1950-2010)
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralMestrado Acadêmico em Educação ProfissionalMestrado Acadêmico em Educação ProfissionalIFRN, 2022-02-17)This dissertation aims to reconstruct the history of in-service training practices for teachers of the National Service for Commercial Learning (SENAC) of Rio Grande do Norte from 1950 to 2010, having as specific goals: ... -
O IFRN no âmbito das políticas públicas de expansão dos Institutos Federais no Brasil: uma abordagem organizacional sobre o processo de democratização do Ensino Médio e Superior, a partir das representações de alunos, professores e gestores
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NortePortugalSão Gonçalo do AmaranteOutroOutroIFRN, 2016-07-22)The remarkable quantifiable growth the Federal Institute of Education for Science and Technology (IFRN) has passed through in recent years throughout Brazil has aroused the concern of researchers from around the country ... -
Impactos de vizinhança proporcionados pelo desmonte de rocha com uso de explosivos: estudo de caso na “Mineração Dantas Gurgel & Cia Ltda”, Caicó-RN
(Universidade Federal de Campina GRandeBrasilNatal - CentralPrograma de Pós-Graduação em Recursos NaturaisIFRN, 2013-03-01) -
IMPLEMENTANDO A COMPOSTAGEM COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NOS COMPONENTES CURRICULARES DO ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS INICIAIS (1o AO 5o ANO)
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralMestrado Profissional em Uso Sustentável dos Recursos NaturaisMestrado Profissional em Uso Sustentável dos Recursos NaturaisIFRN, 2024-11-07) -
Indicadores de sustentabilidade para avaliação e monitoramento em ambientes escolares de Natal/RN
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralMestrado Profissional em Uso Sustentável dos Recursos NaturaisMestrado Profissional em Uso Sustentável dos Recursos NaturaisIFRN, 2023-02-02)This study aimed to present and quantify the level of sustainability in school environments in the city of Natal/RN. Faced with the various socio-environmental problems and the intense exploitation of natural resources, ... -
Início da carreira e saberes da docência na Educação Profissional e Tecnológica
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralMestrado Acadêmico em Educação ProfissionalMestrado Acadêmico em Educação ProfissionalIFRN, 2017-08-28)In this study, we seek to understand how early career teachers in/of the Federal Institute of Education, Science and Technology of the State of Rio Grande do Norte (IFRN) construct and value teaching knowledge. More ... -
As instituições de aprendizagem de ofícios durante o período joanino no Brasil: formação de artistas e artífices no Rio de Janeiro
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralOutroOutroIFRN, 2023-08-03)The present research addresses the craft learning institutions created during the Johannine period in Rio de Janeiro, from 1809 to 1819. It aims to investigate these educational institutions for learning crafts in the quest ... -
Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão : a gestão escolar em tempos de parceria público-privada
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralMestrado Acadêmico em Educação ProfissionalMestrado Acadêmico em Educação ProfissionalIFRN, 2023-09-14)The present dissertation aims to analyze the conception of school management substantiated in the institutional documents that guide the functioning of IEMA, in the context of a public-private partnership. The research ... -
Índice de risco a erosão e mapeamento das áreas de risco por erosão de solo em Natal-RN
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralMestrado Profissional em Uso Sustentável dos Recursos NaturaisMestrado Profissional em Uso Sustentável dos Recursos NaturaisIFRN, 2018-02-16)The Municipal Risk Reduction Plan in Natal-RN does not cover the whole municipality and is out of date for 10 years, being the method used difficult to update due to its subjective nature. The present work aimed to map ... -
Jogo digital como ferramenta facilitadora no exercício da matemática fundamental
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilParnamirimOutroPós-graduação em Engenharia de SoftwareOutroIFRN, 2016-04-25)For students who start their first High School year in a technical integrated course, Mathematics is a hard understanding subject. Based on teachers’ reports to the pedagogical office stating the difficulties from students ... -
A leitura do texto literário na formação dos sujeitos da educação profissional: circulação, uso e a formação leitora de alunos do Ensino Médio Integrado do IFRN – Campus Natal Central
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralMestrado Acadêmico em Educação ProfissionalMestrado Acadêmico em Educação ProfissionalIFRN, 2016-08-26)El estudio muestra lal ectura del texto literario como un elemento importante en la formación integral del hombre y de los diálogos con el campo de la literatura, con los estudiantes de la Escuela Secundaria Integrada ... -
O livro didático e o enfoque CTS: possibilidades para o estudo dos gases no ensino médio
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilMossoróOutroOutroIFRN, 2019-02-26)The STS (Science-Technology-Society) studies represent a vast and complex branch of knowledge, with many thematic foci and that aggregates many researchers. The STS movement emerged in the United States, in college ... -
Manual de boas práticas em compliance ESG: estratégias parar a sustentabilidade na cadeia de valor de energia eólica
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralIFRN, 2022-02-23) -
Manual de gerenciamento de resíduos químicos do IFRN [livro eletrônico
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralIFRN, 2023-08-25) -
Mapa da distribuição das outorgas subterrâneas e superficiais concedidas em 2022 na bacia hidrográfica do rio Piranhas-Açu/RN e sua interação com as áreas prioritárias para gestão de conflitos
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralIFRN, 2024-10-15) -
Mapa de localização da Bacia Hidrográfica Piranhas-Açu/RN
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralIFRN, 2024-10-15) -
Mapa de uso e ocupação do solo integrado às outorgas subterrâneas emitidas na bacia hidrográfica do rio Piranhas-Açu/RN em 2012 e 2022.
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralIFRN, 2024-10-15) -
Mapa de uso e ocupação do solo integrado às outorgas superficiais emitidas na bacia hidrográfica do rio Piranhas-Açu/RN em 2012 e 2022.
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralIFRN, 2024-10-15)