Mostrar registro simples

dc.creatorSilva, Maria Raquel Dias da
dc.date.accessioned2025-06-30T20:41:47Z
dc.date.available2025-06-30T20:41:47Z
dc.date.issued2024-03-06
dc.identifier.citationSILVA, Maria Raquel Dias da. As contribuições da experimentação investigativa no ensino de soluções químicas: uma análise da aprendizagem dos alunos. Orientador: Thiago Gonçalves das Neves. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Pau dos Ferros, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2965
dc.description.abstractThe present work is a didactic sequence developed during the residency period of the Pedagogical Residency Program (PRP), the program aims to promote the professional development of the graduate, in research activities and classroom work. Among the experiences provided by the program is contact with the classroom and the aspects that specifically make one a teacher. Based on the above, the research was developed with the 4th year class of the integrated technical course in IT in the study of the content of chemical solutions. The initial observations of the class suggest the importance of involving active methodologies in teaching chemistry for active involvement and critical of the student in the teaching-learning process, thus, the study involved the preparation and standardization of solutions in the investigation of the quality of vinegar as a problem issue, based on the neutralization volumetry technique. Action research is an exploratory study with a qualitative approach that used observation, analysis of activities and a questionnaire as a data collection method to evaluate contributions to the methodology for learning the concepts of chemical solutions. The analysis of students' perception regarding the methodology was carried out through content analysis proposed by Laurence Bardin (1977). The results of the application highlighted the contribution of the methodology to the active and critical involvement of the student and contributed significantly to the construction of a more concrete and applied vision of the processes and practices of science.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de químicapt_BR
dc.subjectSoluções químicaspt_BR
dc.subjectInvestigative experimentationpt_BR
dc.subjectExperimentação investigativapt_BR
dc.subjectResidência pedagógicapt_BR
dc.subjectTeacher residency programpt_BR
dc.subjectTeaching chemistrypt_BR
dc.subjectChemical solutionspt_BR
dc.titleAs contribuições da experimentação investigativa no ensino de soluções químicas: uma análise da aprendizagem dos alunospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5678703957917192pt_BR
dc.contributor.advisor1Neves, Thiago Gonçalves das
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3458201393181107pt_BR
dc.contributor.referee1Neves, Thiago Gonçalves das
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3458201393181107pt_BR
dc.contributor.referee2Ferreira, Ulysses Vieira da Silva
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5116011229947026pt_BR
dc.contributor.referee3Bessa, Wendy Marina Toscano de Queiroz Medeiros
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3955089954164350pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPau dos Ferrospt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho é uma sequência didática desenvolvida durante o período de regência do Programa de Residência Pedagógica (PRP), o programa tem como objetivo promover o aperfeiçoamento profissional do licenciando, em atividades de pesquisa e atuação em sala de aula. Entre as vivências oportunizadas pelo programa, está o contato com a sala de aula e os aspectos que constituem o fazer docente. Mediante o exposto, a pesquisa foi desenvolvida com a turma do 4° ano do curso técnico integrado em informática no estudo do conteúdo de soluções químicas, as observações iniciais a turma sugere a importância de envolver metodologias ativas no ensino de química para o envolvimento ativo e crítico do aluno no processo de ensino-aprendizagem, assim, o estudo envolveu a preparação e padronização de soluções na investigação da qualidade do vinagre como questão problema, a partir da técnica de volumetria de neutralização. A pesquisa-ação é um estudo exploratório de abordagem qualitativa que teve a observação, análise das atividades e questionário como método de coleta de dados para avaliar as contribuições da metodologia na aprendizagem dos conceitos de soluções químicas. A análise da percepção dos estudantes a respeito da metodologia foi realizada por meio da análise de conteúdo proposta por Laurence Bardin (1977). Os resultados da aplicação evidenciaram a contribuição da metodologia para o envolvimento ativo e crítico do aluno e contribuíram significativamente na construção de uma visão mais concreta e aplicada dos processos e práticas da ciência.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples