dc.creator | Silva, Maria Raquel Dias da | |
dc.date.accessioned | 2025-06-30T20:41:47Z | |
dc.date.available | 2025-06-30T20:41:47Z | |
dc.date.issued | 2024-03-06 | |
dc.identifier.citation | SILVA, Maria Raquel Dias da. As contribuições da experimentação investigativa no ensino de soluções químicas: uma análise da aprendizagem dos alunos. Orientador: Thiago Gonçalves das Neves. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Pau dos Ferros, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2965 | |
dc.description.abstract | The present work is a didactic sequence developed during the residency period of the
Pedagogical Residency Program (PRP), the program aims to promote the professional
development of the graduate, in research activities and classroom work. Among the
experiences provided by the program is contact with the classroom and the aspects
that specifically make one a teacher. Based on the above, the research was developed
with the 4th year class of the integrated technical course in IT in the study of the content
of chemical solutions. The initial observations of the class suggest the importance of
involving active methodologies in teaching chemistry for active involvement and critical
of the student in the teaching-learning process, thus, the study involved the preparation
and standardization of solutions in the investigation of the quality of vinegar as a
problem issue, based on the neutralization volumetry technique. Action research is an
exploratory study with a qualitative approach that used observation, analysis of
activities and a questionnaire as a data collection method to evaluate contributions to
the methodology for learning the concepts of chemical solutions. The analysis of
students' perception regarding the methodology was carried out through content
analysis proposed by Laurence Bardin (1977). The results of the application
highlighted the contribution of the methodology to the active and critical involvement
of the student and contributed significantly to the construction of a more concrete and
applied vision of the processes and practices of science. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino de química | pt_BR |
dc.subject | Soluções químicas | pt_BR |
dc.subject | Investigative experimentation | pt_BR |
dc.subject | Experimentação investigativa | pt_BR |
dc.subject | Residência pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Teacher residency program | pt_BR |
dc.subject | Teaching chemistry | pt_BR |
dc.subject | Chemical solutions | pt_BR |
dc.title | As contribuições da experimentação investigativa no ensino de soluções químicas: uma análise da aprendizagem dos alunos | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5678703957917192 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Neves, Thiago Gonçalves das | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3458201393181107 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Neves, Thiago Gonçalves das | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3458201393181107 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Ferreira, Ulysses Vieira da Silva | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5116011229947026 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Bessa, Wendy Marina Toscano de Queiroz Medeiros | |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/3955089954164350 | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Pau dos Ferros | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho é uma sequência didática desenvolvida durante o período de regência do Programa de Residência Pedagógica (PRP), o programa tem como objetivo promover o aperfeiçoamento profissional do licenciando, em atividades de pesquisa e atuação em sala de aula. Entre as vivências oportunizadas pelo programa, está o contato com a sala de aula e os aspectos que constituem o fazer docente. Mediante o exposto, a pesquisa foi desenvolvida com a turma do 4° ano do curso técnico integrado em informática no estudo do conteúdo de soluções químicas, as observações iniciais a turma sugere a importância de envolver metodologias ativas no ensino de química para o envolvimento ativo e crítico do aluno no processo de ensino-aprendizagem, assim, o estudo envolveu a preparação e padronização de soluções na investigação da qualidade do vinagre como questão problema, a partir da técnica de volumetria de neutralização. A pesquisa-ação é um estudo exploratório de abordagem qualitativa que teve a observação, análise das atividades e questionário como método de coleta de dados para avaliar as contribuições da metodologia na aprendizagem dos conceitos de soluções químicas. A análise da percepção dos estudantes a respeito da metodologia foi realizada por meio da análise de conteúdo proposta por Laurence Bardin (1977). Os resultados da aplicação evidenciaram a contribuição da metodologia para o envolvimento ativo e crítico do aluno e contribuíram significativamente na construção de uma visão mais concreta e aplicada dos processos e práticas da ciência. | pt_BR |