Mostrar registro simples

dc.creatorSilva, Maria Bianca Gonçalves
dc.date.accessioned2025-06-30T20:32:21Z
dc.date.available2025-06-30T20:32:21Z
dc.date.issued2024-01-10
dc.identifier.citationSILVA, Maria Bianca Gonçalves. Integrando metodologia ativa e documentários como fonte de divulgação cientifica: uma mediação na disciplina de química para promover uma aprendizagem mais significativa. Orientador: Thiago Gonçalves das Neves. 77 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Pau dos Ferros, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2964
dc.description.abstractTeachers with a background in Chemistry have been adopting new approaches in classes to change the students' perception of the discipline, due to the fact that they consider it difficult due to the abstraction of the terms involved in its study. In this context, the present work aims to integrate active methodology in the process of scientific dissemination, with a special focus on the use of documentaries as a didactic tool to promote better learning and dissemination of knowledge. It can be seen that the function between active methodology and documentaries not only enriches the learning process, but also enhances the dissemination of scientific knowledge, making it more engaging and accessible to a diverse audience. Therefore, the work is an action research, since the study was carried out in a 3rd year class of the integrated technical course in informatics of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Norte - Campus Pau dos Ferros, during the Supervised Teaching Internship IV. The proposal was carried out with the Problem-Based Learning (PBL) approach for the production of documentaries as a source of scientific dissemination, in which it involved the problem of "soil acidity in the cultivation of crops" in the content of Inorganic Functions. From the Discursive Textual Analysis (DTA) proposed by Moraes and Galiazzi, based on the results of this research, it was found that students were able to learn the content by establishing connections with everyday life, adopting an active posture in their own learning process through the investigation of the impasse, proposing a more meaningful learning. In addition, with the production of documentaries for the dissemination of science, students were able to delve deeper into the subject, enabling them to convey the theme through a simple language, but with a great scientific character for the general public.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de químicapt_BR
dc.subjectTeaching chemistrypt_BR
dc.subjectAprendizagem baseada em problema (ABP)pt_BR
dc.subjectDocumentáriospt_BR
dc.subjectDivulgação científicapt_BR
dc.subjectDocumentariespt_BR
dc.subjectPromoting scientific literacypt_BR
dc.subjectProblem-Based learning (PBL)pt_BR
dc.titleIntegrando metodologia ativa e documentários como fonte de divulgação cientifica: uma mediação na disciplina de química para promover uma aprendizagem mais significativapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2572482117078749pt_BR
dc.contributor.advisor1Neves, Thiago Gonçalves das
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3458201393181107pt_BR
dc.contributor.referee1Neves, Thiago Gonçalves das
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3458201393181107pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Ámison Rick Lopes da
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0000397218106359pt_BR
dc.contributor.referee3Sena, Francisco das Chagas de Sena
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1126905743406574pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPau dos Ferrospt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.description.resumoOs docentes com formação em Química vem adotando novas abordagens nas aulas para mudar a percepção dos alunos em relação à disciplina, devido considerá-la difícil pela abstração dos termos envolvidos em seu estudo. Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo integrar a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problema (ABP) no processo de divulgação científica, com foco especial na utilização de documentários como ferramenta didática para promover uma melhor aprendizagem e disseminação do conhecimento. Percebe-se que a função entre metodologia ativa e documentários não apenas enriquece o processo de aprendizagem, mas também potencializa a disseminação do conhecimento científico, tornando-o mais envolvente e acessível para um público diversificado. Diante disso, o trabalho trata-se de uma pesquisa-ação, uma vez que o estudo foi realizado em uma turma de 3° ano do curso técnico integrado em informática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - Campus Pau dos Ferros, durante o Estágio Docente Supervisionado IV. A proposta foi realizada com a abordagem Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) para a produção de documentários como fonte de divulgação científica, em que envolveu o problema de “acidez do solo no cultivo de plantações” no conteúdo de Funções Inorgânicas. A partir da Análise Textual Discursiva (ATD) proposta por Moraes e Galiazzi, realizada com base nos resultados desta pesquisa, constatou-se que alunos conseguiram aprender o conteúdo ao estabelecerem conexões com o cotidiano, adotando uma postura ativa em seu próprio processo de aprendizado através da investigação do impasse, propondo uma aprendizagem mais significativa. Além disso, com a produção dos documentários para a divulgação da ciência, os discentes puderam se aprofundar mais no assunto, possibilitando-lhes transmitir a temática por meio de uma linguagem simples, mas com grande caráter científico para o público em geral.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples