Mostrar registro simples

dc.creatorSANTOS, Antonia Fabiolla Alves
dc.date.accessioned2025-06-30T16:47:26Z
dc.date.available2025-06-30T16:47:26Z
dc.date.issued2024-03-08
dc.identifier.citationSANTOS, Antonia Fabiolla Alves dos. Produção de uma WEBQUEST para o ensino de química : resíduos sólidos advindos de dispositivos eletrônicos. Orientador: Antonia Fabiolla Alves dos Santos. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Pau dos Ferros, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2956
dc.description.abstractThis work highlights the importance of using technologies as a didactic tool for teaching, knowing that they are increasingly present in students' daily lives, making it necessary to innovate practices within the classroom. With this in mind, this research presented a proposal for the use and production of a teaching tool, involving information and communication technologies, WebQuest, for teaching chemistry with the theme “Solid Waste from Electronic Devices”. This Course Completion Work aimed to produce the WebQuest tool, developed based on the Instructional System Design (ISD) methodological approach, which is classified into five phases: 1) analysis; 2) design; 3) development; 4) implementation and 5) evaluation, and elaboration of the didactic sequence based on Bloom's Taxonomy, specifically the use of the cognitive domain, which is classified hierarchically into levels of increasing difficulty: Remember, Understand, Apply, Analyze, Evaluate and Create. The WebQuest was divided into stages, being oriented towards building knowledge in an autonomous and collaborative way. There, it is possible to access several tabs with different steps, which will be carried out gradually. The resources selected for each stage of the WebQuest are dynamic and interactive resources taken from the internet itself. The theme proposal aims to provide encouragement and interest in learning for students and consequently for teachers, making teaching more dynamic and using (ICT) as a tool, thereby innovating the theory and practice of teaching for the discipline of chemistry.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de químicapt_BR
dc.subjectTeaching Chemistrypt_BR
dc.subjectFerramenta educacionalpt_BR
dc.subjectPlanejamento em educaçãopt_BR
dc.subjectEducational toolpt_BR
dc.subjectPlanning in educationpt_BR
dc.titleProdução de uma WEBQUEST para o ensino de química: resíduos sólidos advindos de dispositivos eletrônicospt_BR
dc.title.alternativeDevelopment of a WEBQUEST for teaching chemistry: solid waste from electronic devicespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3501988007720945pt_BR
dc.contributor.advisor1Ferreira, Ulysses Vieira da Silva
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5116011229947026pt_BR
dc.contributor.advisor2Sena, Caio Patricio de Souza
dc.contributor.advisor2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5434409236937674pt_BR
dc.contributor.referee1Ferreira, Ulysses Vieira da Silva
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5116011229947026pt_BR
dc.contributor.referee2Sena, Caio Patricio de Souza
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5434409236937674pt_BR
dc.contributor.referee3Silva, Oberto Grangeiro da
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8497692131946494pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPau dos Ferrospt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho destaca a importância do uso das tecnologias como ferramenta didática para o ensino, sabendo que estão a cada dia mais presentes no cotidiano dos alunos, se torna necessário a inovação das práticas dentro da sala de aula. Pensando nisso, essa pesquisa apresentou uma proposta de utilização e produção de uma ferramenta didática, envolvendo as tecnologias de informação e comunicação, a WebQuest, para o ensino de química com o tema “Resíduos Sólidos Advindos de Dispositivos Eletrônicos”. Dessa forma teve como objetivo a produção da ferramenta WebQuest, elaborada com base na abordagem metodológica Instructional System Design (ISD) que é classificada em cinco fases sendo elas: 1) análise; 2) design; 3) desenvolvimento; 4) implementação e 5) avaliação, e elaboração da sequência didática com base na Taxonomia de Bloom, em especifico o uso do domínio cognitivo, que é classificado hierarquicamente em níveis de dificuldade crescente: Lembrar, Entender, Aplicar, Analisar, Avaliar e Criar. A WebQuest foi dividida em etapas, sendo orientada para a construção de conhecimento de uma forma autônoma e colaborativa. Nela, é possível ter acesso à várias abas com etapas diferentes, no qual serão realizadas de forma gradativa. Os recursos selecionados para cada etapa da WebQuest, são recursos dinâmicos e interativos retirados da própria internet. A proposta da temática pode proprocionar incentivo e interesse na aprendizagem dos alunos e consequentemente dos professores tornando o ensino mais dinâmico e utilizando como ferramenta as (TIC), com isso, inovando a teoria e as práticas do ensino para a disciplina de química.pt_BR
dc.relation.referencesBLOOM, Benjamin Samuel et al. Taxonomy of Educational Objectives: The Classification of Educational Goals. New York: Longman, 1956. 1 v. BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista; COUTINHO, Clara Pereira. A Integração do Google Sites no Processo de Ensino e Aprendizagem: um estudo com alunos de licenciatura em matemática da Universidade Virtual do Maranhão. In P. Dias, A. J. Osório (org.) Actas da VI Conferência Internacional de TIC na Educação Challenges 2009 / Desafios 2009. Braga: Universidade do Minho. pp.385-398 COSTA, Roberto D. et al. Classificação Cognitiva das Atividades Avaliativas: utilizadas nos ambientes virtuais de aprendizagem com base na taxonomia de Bloom. Revista de Informática Aplicada, v. 10, n. 1, p.21-28, 2014. DODGE, Bernie.Some Thoughts About WebQuests. 1997. Disponível em: https://jotamac.typepad.com/jotamacs_weblog/files/WebQuests.pdf. Acesso em: 11 mar. 2024. DODGE, Bernie. WebQuests: A Technique for Internet-Based Learning. Distance Educator, v. 1, n. 2, p.10-13, 1995. FILATRO, Andrea. Design instrucional na prática. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2008. FILATRO, A. Design instrucional contextualizado: educação e tecnologia. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2007. FERRAZ, Ana Paula do Carmo Marcheti; BELHOT, Renato Vairo. Taxonomia de Bloom: revisão teórica e apresentação das adequações do instrumento para definição de objetivos instrucionais. Gestão & Produção, São Carlos, v. 17, n. 2, p.421-431, 2010. Trimestral. GALHARDI, Antonio César; AZEVEDO, Marília Macorin de. Avaliações de aprendizagem: o uso da taxonomia de Bloom. In: VIII Workshop de pós-graduação e pesquisa do Centro Paula Souza, 2013, São Paulo. 2013. p. 237 - 247. GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo (Org.). Métodos de Pesquisa. Rio Grande do Sul: Editora da Ufrgs, 2009. 114 p. MARCH, Tom. Why Webquests? an introduction. 1998. Disponível em: https://tommarch.com/writings/why-webquests/. Acesso em: 02 dez. 2019. MORAIS, Giovane de; OLIVEIRA, Gregory Acacio Seibert. Ensino e Aprendizagem Utilizando Metodologia WebQuest Baseada em Conceitos da Semiótica. In: XIII Simpósio de excelência em gestão e tecnologia, 2016, Rio de Janeiro. 2016. p.1-16. OLIVEIRA, Maria do Socorro de Lima; DANTAS, Danielli Matias de Macedo; LEMOS, Ana Cristina Martins de; ALMEIDA, Anna Carolina Soares; BEZERRA, Elisangela Lucia de Santana; SILVA, Fabiano Barbosa Mendes da; ALVES, Maria do Socorro Valois; ALBUQUERQUE JÚNIOR, Gabriel Alves de; REGINO, Fabiane Alves; SILVA, Ivanda Maria Martins.DIÁLOGOS COM DOCENTES SOBRE ENSINO REMOTO E PLANEJAMENTO DIDÁTICO. 2020. Disponível em: http://www.decon.ufrpe.br/sites/ww4.deinfo.ufrpe.br/files/di%C3%A1logo.com_.docentes.ensino.remoto.planejamento.did%C3%A1tico.pdf. Acesso em: 11 mar. 2024 PAIVA, Rogério Antonio de; PADILHA, Maria Auxiliadora Soares. A WebQuest e a Taxonomia Digital de Bloom como uma nova coreografia didática para a educação online. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 5, n. 1, p.81-100, 2012. Quadrimestral. PELISSONI, Adriane Martins Soares. Objetivos educacionais e Avaliação da Aprendizagem. Anuário da Produção Acadêmica Docente, v. 3, n. 5, p.129-139, 2009. Semestral. ROCHA, Luciano Roberto. A concepção de pesquisa no cotidiano escolar: possibilidades de utilização da metodologia webquest na educação pela pesquisa. 2007. 200p. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Paraná. Curitiba, 2007. SILVA, Renildo Franco da; CORREA, Emilce Sena. Novas tecnologias e educação: a evolução do processo de ensino e aprendizagem na sociedade contemporânea. Educação & Linguagem, n. 1, p.23-35, jun. 2014. Semestral. SILVA, Thiago Eliel Mendonça da et al. Desenvolvimento e Aplicação de Webquest para Ensino de Química Orgânica: Controle Biorracional da Lagarta-do-Cartucho do Milho: Química Nova, São Paulo, v. 38, n. 1, p.47-53, fev. 2016. SALATESK, Cleonice; PEREIRA, Patrícia Sandalo.WEBQUEST: RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO DA MATEMÁTICA. 2008. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1951-8.pdf. Acesso em: 11 mar. 2024. TIMBOÍBA, Chris Aparecida Nascimento et al. A inserção das tics no ensino fundamental: limites e possibilidades. Revista Científica de Educação a Distância, Santos, v. 2, n. 4, p.1-26, jul. 2011. Semestral. TREVISAN, André Luis; AMARAL, Roseli Gall do. A Taxionomia revisada de Bloom aplicada à avaliação: um estudo de provas escritas de Matemática. Ciência e Educação, Bauru, v. 22, n. 2, p. 451-464, 2016. Trimestral. MOREIRA, J. A.; SCHLEMMER, E. Por um novo conceito e paradigma de educação digital online. Revista UFG, v. 20, 2020. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/63438 Acesso em: Acesso em 01 julho. 2021.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples