| dc.creator | Dias, Ítalo Vinicius | |
| dc.date.accessioned | 2025-06-04T19:47:34Z | |
| dc.date.available | 2025-06-04T19:47:34Z | |
| dc.date.issued | 2025-01-21 | |
| dc.identifier.citation | DIAS, ítalo Vinícius. Arco de Maguerez: uma abordagem para o ensino de tabela periódica no Ensino Médio. Orientadora: Ayla Márcia Cordeiro Bizerra. 2025. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Pau dos Ferros, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2914 | |
| dc.description.abstract | The Active Methodology of the Maguerez Arch (MA) is characterized by a problematization
approach, consisting of five distinct stages: Observation of Reality, Key Points, Theorization,
Solution Hypotheses, and Application to Reality. In this methodology, students are invited to
observe the reality in which they are inserted, identify a problem, and, from there, develop all
the stages of the MA until the application of the proposed solution to the studied reality,
making them autonomous and builders of their own knowledge. For Chemistry teaching, this
methodology presents itself as a fruitful alternative, stimulating students' critical thinking and
reasoning by bringing chemical content and concepts closer to their realities and daily lives.
Given this, the present study aims to foster higher-quality learning of the Periodic Table
content through the active methodology of the Maguerez Arch in a first-year high school
class. This study is characterized as exploratory research, action research, and field research
and was conducted in a first-year class at a state school in the city of Pau dos Ferros/RN. The
class was divided into four groups, and for the implementation of the study, an assessment
rubric was developed, composed of seven evaluation criteria, with the purpose of assessing
students' development based on their engagement in the MA activities. Among the main
results obtained, students' performance was observed to range between 40 and 69 points,
revealing their difficulty in understanding the MA stages and the proposed activities, thus
requiring teacher intervention and support. Additionally, a low level of student engagement
and enthusiasm in carrying out the proposed tasks was noted. Therefore, significant
difficulties in understanding and applying the MA stages became evident, along with a low
level of engagement and enthusiasm from students, which limited the effectiveness of this
methodology’s application. | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Arco de Maguerez | pt_BR |
| dc.subject | Ensino de Química | pt_BR |
| dc.subject | Tabela Periódica | pt_BR |
| dc.subject | Metodologia ativa | pt_BR |
| dc.subject | Arch of Maguerez | pt_BR |
| dc.subject | Periodic Table | pt_BR |
| dc.subject | Active Methodology | pt_BR |
| dc.subject | Teaching Chemistry | pt_BR |
| dc.title | Arco de maguerez: uma abordagem para o ensino da tabela periódica no ensino médio | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8590588492617233 | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Bizerra, Ayla Márcia Cordeiro | |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0416876292590430 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Bizerra, Ayla Márcia Cordeiro | |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0416876292590430 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Silva, Lílian Cavalcante da | |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1977200435441472 | pt_BR |
| dc.contributor.referee3 | Oliveira, Marcelo Nascimento de Morais | |
| dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/7697603065266566 | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Pau dos Ferros | pt_BR |
| dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
| dc.description.resumo | A Metodologia Ativa do Arco de Maguerez (AM) é caracterizada pela abordagem da problematização, composta por 5 etapas distintas: Observação da Realidade, Pontos-Chaves, Teorização, Hipóteses de Solução e Aplicação à Realidade. Nela, os alunos são convidados a observar a realidade que estão inseridos, elencarem um problema e a partir deste desenvolverem todas as etapas do AM até a aplicação da proposta de solução do Problema na realidade estudada, tornando-os autônomos e construtores do seu próprio conhecimento. Para o ensino de Química, esta metodologia se apresenta como uma alternativa profícua, estimulando nos alunos o pensamento e o senso crítico ao aproximar os conteúdos e conceitos químicos de suas realidades e de seus cotidianos. Diante disso, o presente trabalho tem como objetivo fomentar uma aprendizagem de melhor qualidade do conteúdo Tabela Periódica através da metodologia ativa do Arco de Maguerez em uma turma da 1ª série do ensino médio. Este trabalho caracteriza-se como pesquisa exploratória, pesquisa-ação e pesquisa de campo e foi desenvolvido em uma turma de 1ª Série de uma escola estadual da cidade de Pau dos Ferros/RN. A turma foi dividida em 04 grupos e para a efetivação do trabalho foi elaborado uma rubrica de avaliação, composta com 07 critérios de avaliação, com a finalidade de avaliar o desenvolvimento dos estudantes a partir do desenvolvimento das atividades do AM. Diante dos principais resultados obtidos, observou-se o desempenho dos estudantes variando entre 40 e 69 pontos, identificando a dificuldade dos estudantes em entenderem as etapas do AM e de compreenderem as atividades propostas, necessitando da intervenção e auxílio do professor. Além disso, notou-se um índice baixo de engajamento e entusiasmo dos estudantes na realização daquilo que lhes fora proposto. Dessa forma, tornou-se evidente dificuldades significativas na compreensão e aplicação das etapas do AM, além de um baixo índice de engajamento e entusiasmo por parte dos alunos, o que limitou a eficácia da aplicação dessa metodologia. | pt_BR |