| dc.creator | Macedo, Rafael dos Santos | |
| dc.date.accessioned | 2025-06-04T19:38:58Z | |
| dc.date.available | 2025-06-04T19:38:58Z | |
| dc.date.issued | 2025-01-22 | |
| dc.identifier.citation | MACEDO, Rafael dos Santos. O método jigsaw nas aulas de química: aplicação de uma sequência didática para o ensino das funções orgânicas oxigenadas. Orientador: Francisco das Chagas Sena. 2025. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Pau dos Ferros, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2913 | |
| dc.description.abstract | Lecture-based teaching is still a commonly used strategy in the classroom. However, the problem lies in its constant use, which conditions students to act passively, discouraging interest in studies, especially in more complex subjects like chemistry. In this context, the present research aims to analyze whether the use of the Jigsaw method in the teaching of oxygenated organic functions promotes active student participation in chemistry classes. The target audience was third-year high school students from a public state school in the municipality of Pau dos Ferros, RN. The methodology used was based on a qualitative approach, through bibliographic research and action research. The research activities were carried out over 4 weeks, using a didactic sequence based on the cooperative Jigsaw method, with 2 hours/class per week dedicated to it. Data collection included participant observation, a logbook, and a questionnaire. These were analyzed, categorized, and interpreted in conjunction with some theorists such as Calixto (2020), Gomes (2019), and Marques et al. (2016), among others. In addition, a statistical analysis based on the Likert scale was conducted, with graphical representations produced using column charts generated by Microsoft Excel. As a result, the Jigsaw method was found to be effective in the groups that correctly followed the proposed approach. Therefore, it was concluded that the Jigsaw method facilitated the understanding of the studied subject and promoted active student participation in chemistry classes. | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Metodologia Cooperativa | pt_BR |
| dc.subject | Ensino Médio | pt_BR |
| dc.subject | Química Orgânica | pt_BR |
| dc.subject | Jigsaw | pt_BR |
| dc.subject | Cooperative Methodology | pt_BR |
| dc.subject | High School | pt_BR |
| dc.subject | Organic Chemistry | pt_BR |
| dc.title | O método jigsaw nas aulas de química: aplicação de uma sequência didática para o ensino das funções orgânicas oxigenadas | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6486255515416527 | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Sena, Francisco das Chagas de | |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1126905743406574 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Sena, Francisco das Chagas de | |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1126905743406574 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Soares, Lech Walesa Oliveira | |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2589222232407358 | pt_BR |
| dc.contributor.referee3 | Ferreira, Ulysses Ulysses Vieira da Silva | |
| dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/5116011229947026 | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Pau dos Ferros | pt_BR |
| dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
| dc.description.resumo | Aulas de cunho apenas expositivo ainda é uma estratégia comumente usada no âmbito da sala de aula. O problema, por sua vez, está no uso constante dela, condicionando o aluno a atuar de forma passiva, desestimulando o interesse aos estudos, principalmente em conteúdos mais complexos, como na química. Neste contexto, a presente pesquisa objetiva analisar se a utilização do método Jigsaw no contexto do ensino das funções orgânicas oxigenadas promove uma participação ativa dos alunos nas aulas de química. O público-alvo foi alunos da 3ª série do Ensino Médio de uma Escola Pública Estadual no Município de Pau dos Ferros – RN. A metodologia utilizada ancorou-se em uma abordagem qualitativa, com base em uma pesquisa bibliográfica e pesquisa-ação. As atividades da pesquisa foram executadas durante 4 semanas, por meio de uma sequência didática elaborada com base no método cooperativo Jigsaw, sendo dedicado 2 h/a semanais. Para a coleta de dados, foram realizadas observação participante, diário de bordo e questionário. Esses foram analisados, categorizados e interpretados, juntamente com alguns teóricos, como Calixto (2020), Gomes (2019), o Marques et al. (2016), etc., além de uma análise estatística baseada na escala Likert, em que foram produzidas representações gráficas por meio de gráficos do tipo colunas, gerados a partir do aplicativo da Microsoft Excel. Como resultado, o método Jigsaw, mostrou ser eficiente nos grupos que seguiram corretamente a proposta. Concluindo, portanto, que o método Jigsaw facilitou a compreensão do assunto estudado, além de promover a participação ativa dos alunos nas aulas de química. | pt_BR |
| dc.relation.references | CALIXTO, Marcelo Max Borges. O método Jigsaw no Ensino de Estereoisômeros:
aplicação de uma sequência didática para o desenvolvimento de habilidades visuoespaciais e
sociais em aulas de Química. 2020. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal do Rio
Grande do Norte. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31438. Acesso
em: 2 set. 2023.
CARVALHO, Frank Viana. Trabalho em equipe, aprendizagem cooperativa e pedagogia
da cooperação. 1ª ed. São Paulo: Scortecci, 2015.
FATARELI, Elton Fabrino et al. Método cooperativo de aprendizagem Jigsaw no ensino de
cinética química. Química nova na escola, v. 32, n. 3, p. 161-168, 2010. Disponível em:
http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc32_3/05-RSA-7309_novo.pdf. Acesso em: 02 jul. 2023.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 9ª ed. Rio de Janeiro. Editora Paz e Terra. 1981.
FELTRE, Ricardo. 1928. Química. 7ª ed. São Paulo: Moderna, v. 3. 2008.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. - São Paulo: Atlas, 2002.
Disponível em: https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/150/o/Anexo_C1_como_elaborar_projeto_de_pesquisa_
-_antonio_carlos_gil.pdf .Acesso em: 06 jul. 2023.
GOMES, Glaucio Jefferson Araújo. Aprendizagem cooperativa aliada ao uso de objetos
virtuais: uma proposta para o ensino de estrutura atômica da matéria. 2019. Disponível em:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15083. Acesso: 02 set. 2023.
LOVATO, Fabricio Luís; MICHELOTTI, Angela; DA SILVA LORETO, Elgion Lucio.
Metodologias ativas de aprendizagem: uma breve revisão. Acta Scientiae, v. 20, n. 2, 2018.
Disponível em: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/article/viewFile/3690/2967.
Acesso em: 02 fev. 2023.
MARQUES, Samuel Pedro Dantas. Aprendizagem cooperativa como possibilidade de
superação das dificuldades no aprendizado da química: o olhar dos educandos no ensino
médio. 2013. Disponível em: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/14638. Acesso em: 11 nov.
2022.
MONTE, Lucas Gonçalves. Escala Likert difusa: um estudo sobre diferentes abordagens.
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) – Universidade Federal do Ceará, Centro de
Ciências, Curso de Matemática Industrial, Fortaleza, 2020. Disponível em:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/65678. Acesso em: 11 nov. 2024.
OLIVEIRA, Brenno Ralf Maciel et al. Chocoquímica: construíndo conhecimento acerca do
chocolate por meio do método de aprendizagem cooperativa Jigsaw. Química Nova na
Escola, v. 39, n. 3, p. 277-285, 2017Tradução. Disponível em: https://doi.org/10.21577/0104-
8899.20160085 . Acesso em: 13 dez. 2023.
PORTO, Edimilson Antônio Bravo; KRUGER, Verno. Breve histórico do ensino de química
no Brasil. Encontro de Debates sobre o Ensino de Química, 2013. Disponível em:
https://publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/edeq/article/view/2641. Acesso em 04 abr.
2023.
REIS, Martha. Química: 1. São Paulo: Editora Ática, v. 3. 2013.
SANTOS, L. R.; ANDRADE, E. L. de M.; FERNANDES, J. C. da C.; LIMA, E. F. de. As
contribuições da Teoria da Aprendizagem de Lev Vygotsky para o desenvolvimento da
competência em informação. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, [S.
l.], v. 17, p. 1–15, 2021. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1489 .
Acesso em: 11 jun. 2023.
SOUZA, Dominique Guimarães de; MIRANDA, Jean Carlos; SOUZA, F. dos S. Aspectos
históricos da educação e do ensino de Ciências no Brasil: do século XVI ao século
XX. Educação Pública, v. 18, n. 22, 2018. Disponível em:
https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/18/22/aspectos-histricos-da-educao-e-doensino-de-cincias-no-brasil-do-sculo-xvi-ao-sculo-xx. Acesso em: 13 ago. 2024.
UGALDE, M. C. P; ROWEDER, C. Sequência didática: uma proposta metodológica de
ensino-aprendizagem. Revista de Estudos e Pesquisa sobre Ensino Tecnológico
(EDUCITEC), v. 6, Edição Especial, e099220, 2020. Disponível em:
https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/992/506
Acesso em: 11 dez. 2024.
ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Tradução: Ernani F. da F. Rosa.
Reimpressão 2010. Porto Alegre: Artmed, 1998. | pt_BR |