Mostrar registro simples

dc.creatorMacedo, Rafael dos Santos
dc.date.accessioned2025-06-04T19:38:58Z
dc.date.available2025-06-04T19:38:58Z
dc.date.issued2025-01-22
dc.identifier.citationMACEDO, Rafael dos Santos. O método jigsaw nas aulas de química: aplicação de uma sequência didática para o ensino das funções orgânicas oxigenadas. Orientador: Francisco das Chagas Sena. 2025. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Pau dos Ferros, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2913
dc.description.abstractLecture-based teaching is still a commonly used strategy in the classroom. However, the problem lies in its constant use, which conditions students to act passively, discouraging interest in studies, especially in more complex subjects like chemistry. In this context, the present research aims to analyze whether the use of the Jigsaw method in the teaching of oxygenated organic functions promotes active student participation in chemistry classes. The target audience was third-year high school students from a public state school in the municipality of Pau dos Ferros, RN. The methodology used was based on a qualitative approach, through bibliographic research and action research. The research activities were carried out over 4 weeks, using a didactic sequence based on the cooperative Jigsaw method, with 2 hours/class per week dedicated to it. Data collection included participant observation, a logbook, and a questionnaire. These were analyzed, categorized, and interpreted in conjunction with some theorists such as Calixto (2020), Gomes (2019), and Marques et al. (2016), among others. In addition, a statistical analysis based on the Likert scale was conducted, with graphical representations produced using column charts generated by Microsoft Excel. As a result, the Jigsaw method was found to be effective in the groups that correctly followed the proposed approach. Therefore, it was concluded that the Jigsaw method facilitated the understanding of the studied subject and promoted active student participation in chemistry classes.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMetodologia Cooperativapt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.subjectQuímica Orgânicapt_BR
dc.subjectJigsawpt_BR
dc.subjectCooperative Methodologypt_BR
dc.subjectHigh Schoolpt_BR
dc.subjectOrganic Chemistrypt_BR
dc.titleO método jigsaw nas aulas de química: aplicação de uma sequência didática para o ensino das funções orgânicas oxigenadaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6486255515416527pt_BR
dc.contributor.advisor1Sena, Francisco das Chagas de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1126905743406574pt_BR
dc.contributor.referee1Sena, Francisco das Chagas de
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1126905743406574pt_BR
dc.contributor.referee2Soares, Lech Walesa Oliveira
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2589222232407358pt_BR
dc.contributor.referee3Ferreira, Ulysses Ulysses Vieira da Silva
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5116011229947026pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPau dos Ferrospt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.description.resumoAulas de cunho apenas expositivo ainda é uma estratégia comumente usada no âmbito da sala de aula. O problema, por sua vez, está no uso constante dela, condicionando o aluno a atuar de forma passiva, desestimulando o interesse aos estudos, principalmente em conteúdos mais complexos, como na química. Neste contexto, a presente pesquisa objetiva analisar se a utilização do método Jigsaw no contexto do ensino das funções orgânicas oxigenadas promove uma participação ativa dos alunos nas aulas de química. O público-alvo foi alunos da 3ª série do Ensino Médio de uma Escola Pública Estadual no Município de Pau dos Ferros – RN. A metodologia utilizada ancorou-se em uma abordagem qualitativa, com base em uma pesquisa bibliográfica e pesquisa-ação. As atividades da pesquisa foram executadas durante 4 semanas, por meio de uma sequência didática elaborada com base no método cooperativo Jigsaw, sendo dedicado 2 h/a semanais. Para a coleta de dados, foram realizadas observação participante, diário de bordo e questionário. Esses foram analisados, categorizados e interpretados, juntamente com alguns teóricos, como Calixto (2020), Gomes (2019), o Marques et al. (2016), etc., além de uma análise estatística baseada na escala Likert, em que foram produzidas representações gráficas por meio de gráficos do tipo colunas, gerados a partir do aplicativo da Microsoft Excel. Como resultado, o método Jigsaw, mostrou ser eficiente nos grupos que seguiram corretamente a proposta. Concluindo, portanto, que o método Jigsaw facilitou a compreensão do assunto estudado, além de promover a participação ativa dos alunos nas aulas de química.pt_BR
dc.relation.referencesCALIXTO, Marcelo Max Borges. O método Jigsaw no Ensino de Estereoisômeros: aplicação de uma sequência didática para o desenvolvimento de habilidades visuoespaciais e sociais em aulas de Química. 2020. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31438. Acesso em: 2 set. 2023. CARVALHO, Frank Viana. Trabalho em equipe, aprendizagem cooperativa e pedagogia da cooperação. 1ª ed. São Paulo: Scortecci, 2015. FATARELI, Elton Fabrino et al. Método cooperativo de aprendizagem Jigsaw no ensino de cinética química. Química nova na escola, v. 32, n. 3, p. 161-168, 2010. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc32_3/05-RSA-7309_novo.pdf. Acesso em: 02 jul. 2023. FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 9ª ed. Rio de Janeiro. Editora Paz e Terra. 1981. FELTRE, Ricardo. 1928. Química. 7ª ed. São Paulo: Moderna, v. 3. 2008. GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. - São Paulo: Atlas, 2002. Disponível em: https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/150/o/Anexo_C1_como_elaborar_projeto_de_pesquisa_ -_antonio_carlos_gil.pdf .Acesso em: 06 jul. 2023. GOMES, Glaucio Jefferson Araújo. Aprendizagem cooperativa aliada ao uso de objetos virtuais: uma proposta para o ensino de estrutura atômica da matéria. 2019. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15083. Acesso: 02 set. 2023. LOVATO, Fabricio Luís; MICHELOTTI, Angela; DA SILVA LORETO, Elgion Lucio. Metodologias ativas de aprendizagem: uma breve revisão. Acta Scientiae, v. 20, n. 2, 2018. Disponível em: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/article/viewFile/3690/2967. Acesso em: 02 fev. 2023. MARQUES, Samuel Pedro Dantas. Aprendizagem cooperativa como possibilidade de superação das dificuldades no aprendizado da química: o olhar dos educandos no ensino médio. 2013. Disponível em: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/14638. Acesso em: 11 nov. 2022. MONTE, Lucas Gonçalves. Escala Likert difusa: um estudo sobre diferentes abordagens. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) – Universidade Federal do Ceará, Centro de Ciências, Curso de Matemática Industrial, Fortaleza, 2020. Disponível em: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/65678. Acesso em: 11 nov. 2024. OLIVEIRA, Brenno Ralf Maciel et al. Chocoquímica: construíndo conhecimento acerca do chocolate por meio do método de aprendizagem cooperativa Jigsaw. Química Nova na Escola, v. 39, n. 3, p. 277-285, 2017Tradução. Disponível em: https://doi.org/10.21577/0104- 8899.20160085 . Acesso em: 13 dez. 2023. PORTO, Edimilson Antônio Bravo; KRUGER, Verno. Breve histórico do ensino de química no Brasil. Encontro de Debates sobre o Ensino de Química, 2013. Disponível em: https://publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/edeq/article/view/2641. Acesso em 04 abr. 2023. REIS, Martha. Química: 1. São Paulo: Editora Ática, v. 3. 2013. SANTOS, L. R.; ANDRADE, E. L. de M.; FERNANDES, J. C. da C.; LIMA, E. F. de. As contribuições da Teoria da Aprendizagem de Lev Vygotsky para o desenvolvimento da competência em informação. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, [S. l.], v. 17, p. 1–15, 2021. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1489 . Acesso em: 11 jun. 2023. SOUZA, Dominique Guimarães de; MIRANDA, Jean Carlos; SOUZA, F. dos S. Aspectos históricos da educação e do ensino de Ciências no Brasil: do século XVI ao século XX. Educação Pública, v. 18, n. 22, 2018. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/18/22/aspectos-histricos-da-educao-e-doensino-de-cincias-no-brasil-do-sculo-xvi-ao-sculo-xx. Acesso em: 13 ago. 2024. UGALDE, M. C. P; ROWEDER, C. Sequência didática: uma proposta metodológica de ensino-aprendizagem. Revista de Estudos e Pesquisa sobre Ensino Tecnológico (EDUCITEC), v. 6, Edição Especial, e099220, 2020. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/992/506 Acesso em: 11 dez. 2024. ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Tradução: Ernani F. da F. Rosa. Reimpressão 2010. Porto Alegre: Artmed, 1998.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples