| dc.relation.references | AVANÇO, Leonardo Dias; LIMA, José Milton de. Diversidade de discursos sobre jogo
e educação: delineamento de um quadro contemporâneo de tendências. SciELO, SÃO
PAULO, v. 46, p. 1-17, 17 jun. 2023. DOI https://doi.org/10.1590/S1678-
4634202046215597. Disponível em:
https://www.scielo.br/j/ep/a/ktjhTPSSRWjSys3P87KBJVG/abstract/?lang=pt#. Acesso
em: 17 jun. 2023.
AMIM, Lucia Helena Luiza Vieira. ESTUDO SOBRE O USO DE JOGOS
EDUCACIONAIS COMO FERRAMENTA PARA A MELHORIA DA
APRENDIZAGEM NO ENSINO DA QUÍMICA. In: V CONEDU, Rio de Janeiro.
Anais [...] . Rio de Janeiro: Realize, 2018. p. 1-8. Disponível em:
https://editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2018/TRABALHO_EV117_MD1_S
A16_ID5508_22072018184528.pdf. Acesso em: 23 jan. 2024.
Carvalho Barbalho, D. ., Pereira de Araújo Soares, F., & Severo Gomes, B. (2023).
Quiz da Trilha Ambiental: O Jogo como metodologia ativa de ensino e aprendizagem
em Educação Ambiental. Ciência & Trópico, 47(2).
https://doi.org/10.33148/CETROPv47n2(2023)art6
CONSTANTE, A.; VASCONCELOS, C. Actividades lúdico-práticas no ensino da
geologia: complemento motivacional para a aprendizagem. Terrae Didatica, Campinas,
SP, v. 6, n. 2, p. 101–124, 2015. DOI: 10.20396/td.v6i2.8637467. Disponível em:
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8637467. Acesso em: 26
jan. 2024.
CARVALHO, Hudson Wallace Pereira De; BATISTA, Ana Paula De Lima; RIBEIRO,
Claudia Maria. ENSINO E APRENDIZADO DE QUÍMICA NA PERSPECTIVA
DINÂMICO-INTERATIVA. 2. ed.: UFMT, 2007. 34 p. v. 3. ISBN 19822413.
Disponível em: https://fisica.ufmt.br/eenciojs/index.php/eenci/article/view/262/238.
Acesso em: 17 jun, 2023.
CARDOZO, Wallisson Lopes et al. A RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO –: UM
OLHAR PEDAGÓGICO. VI CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2019.
Disponível em:
https://editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2019/TRABALHO_EV127_MD1_S
A1_ID1572_02102019183554.pdf. Acesso em: 17 jun. 2023.
CUNHA, Marcia Borin da. JOGOS no Ensino de Química: Considerações Teóricas para
sua Utilização em Sala de Aula. QUÍMICA NOVA NA ESCOLA, [s. l.], v. 34, ed. 2, p.
92-98, MAIO 2012. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc34_2/07-PE-53-
11.pdf. Acesso em: 17 jun. 2023.
CARMO, Thiago Breno de Medeiros. METODOLOGIAS ATIVAS: A AVALIAÇÃO
ALÉM DO CRITÉRIO FORMAL DE CLASSIFICAÇÃO DE ALUNOS. In: I
CONGRESSO INTERNACIONAL EDUCAT, 1., 2019, Pernambuco. Congresso.
Pernambuco: Educat, 2019. v. 1, p. 131-142. Disponível em:
https://periodicos.ufpe.br/revistas/educat. Acesso em: 08 jan. 2024.
FARDO, M. L. A GAMIFICAÇÃO APLICADA EM AMBIENTES DE
APRENDIZAGEM. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 11, n. 1,
2013. DOI: 10.22456/1679-1916.41629. Disponível em:
https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/41629. Acesso em: 17 jun. 2023.
FELÍCIO, Cinthia M.; SOARES, Márlon H. F. B.. Da Intencionalidade à
Responsabilidade Lúdica: Novos Termos para uma Reflexão Sobre o Uso de Jogos no
Ensino de Química. Química Nova Escola, São Paulo. , p. 160-168, 2018. Disponível
em: http://qnesc.sbq.org.br/online/artigos/EA-33-17.pdf. Acesso em: 19 jan. 2024.
LIMA, E. C., Mariano, D. G., Pavan, F. M., Lima, A. A., & Arçari, D. P. (2011). Uso
de jogos lúdicos como auxílio para o ensino de química. Revista Eletrônica Educação
em Foco, 3, 1-15. Disponível em: https://portal.unisepe.com.br/unifia/wp-
content/uploads/sites/10001/2018/06/3ed_foco_Jogos-ludicos-ensino-quimica.pdf.
Acesso em: 24 jan. 2024.
MEDINA, B.; VIANNA, Y.; Vianna, M.; TANAKA, S. GAMIFICATION, Inc.: Como
reinventar empresas a partir de jogos. 1 edição, Rio de Janeiro: MJV Press, 2013, 164p.
https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/23302/1/1%20-%20Aline%20-
%20TCC
MOTA, Janine da Silva. UTILIZAÇÃO DO GOOGLE FORMS NA PESQUISA
ACADÊMICA. Revista Humanidades & Inovação, Palmas, ed. 6, ano 2019, n. 12, p.
372-380, 16 ago. 2019. Disponível em: file:///C:/Users/gilda/Downloads/1106-
Texto%20do%20artigo-5581-3-10-20191011.pdf. Acesso em: 24 jun. 2023.
OGAWA, A. N., MAGALHÃES, G. G., KLOCK, A. C. T., & GASPARINI, I. Análise
sobre a gamificação em Ambientes Educacionais. Revista Novas Tecnologias na
Educação, v. 13, n. 2, 2015.
PONTES, Altem Nascimento. SERRÃO,Caio Renan Goes. FREITAS, Cíntya Kércya
Araújo de. SANTOS, Diellem Cristina Paiva dos. BATALHA, Sarah Suely Alves. O
Ensino de Química no Nível Médio: Um Olhar a Respeito da Motivação. XIV Encontro
Nacional de Ensino de Química (XIV ENEQ). UFPR, JULHO 2008. Disponível em:
http://bohr.quimica.ufpr.br/eduquim/eneq2008/resumos/R0428-1.pdf. Acesso em: 17,
jun 2023.
PROETTI, Sidney. AS PESQUISAS QUALITATIVA E QUANTITATIVA COMO
MÉTODOS DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA: UM ESTUDO COMPARATIVO E
OBJETIVO . Revista Lumen, ed. 2, ano 2017, n. 4, dez. 2017. Disponível em:
http://www.periodicos.unifai.edu.br/index.php/lumen/article/view/60/88. Acesso em: 24
jun. 2023.
QUARTIERO, Elisa Maria. AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E
COMUNICAÇÃO E A EDUCAÇÃO. Revista Brasileira de Informática na Educação,
Sp, v. 1, n. 4, p. 1-7, 1999. Disponível em:
https://d1wqtxts1xzle7.cloudfront.net/75343705/2294-3650-1-SM-
libre.pdf?1638142301=&response-content-
disposition=inline%3B+filename%3DAs_Tecnologias_Da_Informacao_e_Comunicac.pdf&Expires=1687646783&Signature=L1k1cH1Gn38rsaKyuBpZ4cnsYkYx2hd2GcyEG
~mYxJo~jXcA7qyXIDhBjBF0Bdreh20CdzeRvd3soQOqef4ptupA60N1hNkBWeU0CS
N9fejoqwntNlZKyeZK24Fr2N1BYiwM7LLM6AYym3dgjMaDxCQzCYPN-l3E1IJws-
tSQhiPPxcGy0mQ01n54Io9nETEz2BjfX1RGLLYIafUf6ATlgpEukilLzv1FKo~kCxRD
zyKwfiBvPKQbsUlPkAs7BRZLMrStQ4u0DXXmtxEz5srw9x27Skg~gTx9Qm8IWY-
6QfE1atBk7wAvxFlWeT17aZnc8h7cn0zardIjWFPqptjOQ__&Key-Pair-
Id=APKAJLOHF5GGSLRBV4ZA. Acesso em: 24 jun. 2023.
Soares, M.H.F.B. (2008). Jogos e atividades lúdicas no ensino de química: teoria,
métodos e aplicações. Em: Departamento de química da UFPR (Org), Anais, XIV
Encontro Nacional Ensino de Química, Disponível em:
www.quimica.ufpr.br/eduquim/eneq2008/resumos/R0309-1.pdf. Acesso em: 17 jun.
2023.
SILVA, JCS da.; BIANCO, G. Jogos educativos: formação educativa por meio de
aprendizagem significativa e currículo adaptado por projetos. Pesquisa, Sociedade e
Desenvolvimento , [S. l.] , v. 9, pág. e820997969, 2020. DOI: 10.33448/rsd-v9i9.7969.
Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/7969. Acesso em: 27
jan. 2024.
Sá, E.J.V; Teixeira, J.S.F; Fernandes, C.T (2007) Design de atividades de
aprendizagem que usam Jogos como princípio para Cooperação. In: Anais do
XVIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), São Paulo -SP, Brasil.
Disponível em:
file:///C:/Users/gilda/Downloads/Design_de_Atividades_de_Aprendizagem_que.pdf.
Acesso em: 17 de jun. 2023.
SCHNETZLER, Roseli P. et al. A pesquisa em ensino de química no Brasil: conquistas
e perspectivas. Química Nova, maio 2002. Disponível em:
https://www.scielo.br/j/qn/a/KFnNCTjJ73v88VvnS4hGRDc/?lang=pt. Acesso em: 17
jun. 2023.
SENA, S.; SCHMITHAUSEN SCHMIEGELOW, S.; M. B. C. DO PRADO, G.;
PERASSI LUIZ DE SOUSA, R.; ANTONIO PEREIRA FIALHO, F. Aprendizagem
baseada em jogos digitais: a contribuição dos jogos epistêmicos na geração de novos
conhecimentos. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 14, n. 1,
2016. DOI: 10.22456/1679-1916.67323. Disponível em:
https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/67323. Acesso em: 17 jun. 2023.
SASSERON, L. H.; DE CARVALHO, A. M. P. ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA:
UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. Investigações em Ensino de Ciências, [S. l.], v.
16, n. 1, p. 59–77, 2016. Disponível em:
https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/246. Acesso em: 17 jun. 2023.
SIMÕES, J.; REDONDO, R. D.; VILAS, A. F . A soc ial gamification framework for
aK-6 learning platform. Computers in Human Beha vi or , 2012. Disponíve l em:
<htt p:// dx.doi.org/10.1016/j. chb.2012.06.007>. Acesso em: 17 de jun. 2023.
SILVA, Francisco Edivanio. A Interdisciplinaridade nos livros de Química no Ensino
Médio. Monografia (Curso de Licenciatura em Química). Universidade Estadual do
Ceará. Fortaleza-CE, 2011.
TABILE, Ariete Fröhlich; JACOMETO, Marisa Claudia Durante. Fatores
influenciadores no processo de aprendizagem: um estudo de caso. Rev. psicopedag.,
São Paulo , v. 34, n. 103, p. 75-86, 2017 . Disponível em
<http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-
84862017000100008&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 17 jun. 2023.
Vygotsky L. 2002. A Formação Social da Mente. O de Formação Social da Mente. O
desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes.
VEIGA, Márcia S. Mendes et al. O ENSINO DE QUÍMICA: algumas reflexões. In: I
JORNADA DE DIDÁTICA - O ENSINO COMO FOCO, 1., 2012, Paraná. I FÓRUM
DE PROFESSORES DE DIDÁTICA DO ESTADO DO PARANÁ. Paraná: Uel,
2012. p. 189-198. Disponível em:https://d1wqtxts1xzle7.cloudfront.net/48288507/O_ENSINO_DE_QUIMICA-
libre.pdf?1472064042=&response-content-
disposition=inline%3B+filename%3DI_JORNADA_DE_DIDATICA_O_ENSINO_CO
MO_FOCO.pdf&Expires=1687006519&Signature=V5wuw-
J7n9KP9zThVwhtH2VgFy96OUyKQYZ8laYfW7ERMIkg0wnppdZ4KfpcGYuIOQGp
JilcwJxgZ~qaieDxjFsFtTioZL0W619cYucqTVXcHJBBQfT4zrKTt6p~Qamt8oFDl732
NzLlAeFAozziosWA1jsVwYlKF9CWpL1YyFU39pY29mrmGXhmrRKe~Ys1Nn8QC
AD6MlfwUQMgUOudyTEbxl5XlDs6~5byc1pLCW-
NytYEhDK2a7WtlezRZgYiQFLRe7oOEO9G37CtHVU23gK7Uc4mhsRm4UY2-
45vg6YGh6zJiY5rKYtSV3UBWkQPV8b3pZepcAksvXr4p4arUg__&Key-Pair-
Id=APKAJLOHF5GGSLRBV4ZA. Acesso em: 17 jun. 2023.
WARTHA, Edson José; SILVA, EL da; BEJARANO, Nelson Rui Ribas. Cotidiano e
contextualização no ensino de química. Química nova na escola, v. 35, n. 2, p. 84-91,
2013. | pt_BR |