Mostrar registro simples

dc.creatorSousa, Brena Iris de Lira
dc.date.accessioned2025-06-04T19:27:11Z
dc.date.available2025-06-04T19:27:11Z
dc.date.issued2025-02-06
dc.identifier.citationSOUSA, Brena Iris de Lira. Jogos no ensino de química: uma análise da percepção dos estudantes. Orientador: Wendy Marina Toscano Queiros de Medeiros Bessa. 2025. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química ) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Pau dos Ferros, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2912
dc.description.abstractAcademic education has undergone a series of changes and improvements to become more meaningful and accessible, always focusing on human development and its impact on the world. Scholars such as Paulo Freire advocate for education based on dialogue and critical reflection. Freire criticized the "banking model" of education, where students are passive recipients in the learning process. In contrast, he emphasized student protagonism through questioning and reflection, enabling them to become critical and active learners. Building on these principles, various studies and tools have been developed to foster more meaningful and dialectical learning experiences. Among these tools, educational games stand out as they enable students to take an active role in their education. This study aims to explore the effects of incorporating educational games into chemistry teaching. Specifically, it seeks to evaluate their effectiveness, the level of student engagement, and learning outcomes. Adopting a qualitative approach, the research investigates high school students' perspectives on integrating games into their chemistry learning experience. The results revealed a strong preference and enthusiasm among students for using games, highlighting their ability to spark curiosity, enhance content understanding, and create a dynamic learning environment. However, some participants expressed more moderate or negative views about the use of games. The findings of this study contribute to a deeper understanding and better application of this tool, benefiting both educators and students while promoting a more engaging and effective approach to chemistry teaching.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectJogos didáticospt_BR
dc.subjectDidatics gamespt_BR
dc.subjectEnsino de químicapt_BR
dc.subjectEducational Toolpt_BR
dc.subjectFerramenta Educacionalpt_BR
dc.subjectTeaching Chemistrypt_BR
dc.titleJogos no ensino de química: uma análise da percepção dos estudantespt_BR
dc.title.alternativeGAMES IN CHEMISTRY TEACHING: AN ANALYSIS OF STUDENTS’ PERCEPTIONSpt_BR
dc.title.alternativeJUEGOS EN LA ENSEÑANZA DE LA QUÍMICA: UN ANÁLISIS DE LA PERCEPCIÓN DE LOS ESTUDIANTES ESTUDIANTESpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.ID121.978.444-31pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3547201997693122pt_BR
dc.contributor.advisor1Medeiros, Wendy Marina Toscano Queiroz de
dc.contributor.advisor1ID1161646pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3955089954164350pt_BR
dc.contributor.referee1Medeiros, Wendy Marina Toscano Queiroz de
dc.contributor.referee1ID1161646pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3955089954164350pt_BR
dc.contributor.referee2Ferreira, Ulysses Vieira da Silva
dc.contributor.referee2ID1647813pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5116011229947026pt_BR
dc.contributor.referee3Sousa, Kaiser Jackson Pereira de
dc.contributor.referee3ID2209897pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2658464698071660pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPau dos Ferrospt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.subject.cnpqEnsino de Químicapt_BR
dc.description.resumoA educação acadêmica vem passando por uma linhagem de mudanças e aperfeiçoamento para ser mais significativa e facilitadora, sempre com o foco na evolução do ser humano e seu impacto no mundo. Vários estudiosos como, Paulo Freire, defendem a educação a base de diálogos questionados e reflexões críticas. Freire criticava a educação bancária em que os alunos eram personagens passivos em seu percurso de aprendizagem, em contraste ele ressalta o protagonismo dos alunos em ações de questionamento e reflexões se tornando um ser crítico e ativo. A partir desses princípios, foram desenvolvidos estudos e ferramentas que contribuem diretamente para uma aprendizagem mais significativa e dialética. Entre essas ferramentas destacam-se os jogos educativos, o qual permite que os alunos sejam os principais protagonistas da sua educação. Este estudo tem como objetivo explorar os efeitos da incorporação de jogos educativos no ensino de química dos alunos na perspectiva dos mesmos, especificamente, procura avaliar a eficácia, o nível de envolvimento e os resultados de aprendizagem dos alunos ao utilizar jogos educativos. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa para compreender as perspectivas de estudantes do ensino médio sobre a integração de jogos em sua experiência de aprendizagem de química. Os resultados demonstraram uma forte preferência e entusiasmo dos alunos pelo uso de jogos, destacando sua capacidade de despertar curiosidade, facilitar a compreensão de conteúdos e promover um ambiente de aprendizagem dinâmico. No entanto, foram identificadas algumas perspectivas mais moderadas ou negativas em relação ao uso de jogos. As conclusões deste esforço de investigação servem para melhorar a compreensão e a utilização dessa ferramenta, tanto para educadores como para alunos, promovendo, em última análise, uma abordagem mais cativante para os alunos e eficaz ao ensino de química.pt_BR
dc.relation.referencesAVANÇO, Leonardo Dias; LIMA, José Milton de. Diversidade de discursos sobre jogo e educação: delineamento de um quadro contemporâneo de tendências. SciELO, SÃO PAULO, v. 46, p. 1-17, 17 jun. 2023. DOI https://doi.org/10.1590/S1678- 4634202046215597. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/ktjhTPSSRWjSys3P87KBJVG/abstract/?lang=pt#. Acesso em: 17 jun. 2023. AMIM, Lucia Helena Luiza Vieira. ESTUDO SOBRE O USO DE JOGOS EDUCACIONAIS COMO FERRAMENTA PARA A MELHORIA DA APRENDIZAGEM NO ENSINO DA QUÍMICA. In: V CONEDU, Rio de Janeiro. Anais [...] . Rio de Janeiro: Realize, 2018. p. 1-8. Disponível em: https://editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2018/TRABALHO_EV117_MD1_S A16_ID5508_22072018184528.pdf. Acesso em: 23 jan. 2024. Carvalho Barbalho, D. ., Pereira de Araújo Soares, F., & Severo Gomes, B. (2023). Quiz da Trilha Ambiental: O Jogo como metodologia ativa de ensino e aprendizagem em Educação Ambiental. Ciência & Trópico, 47(2). https://doi.org/10.33148/CETROPv47n2(2023)art6 CONSTANTE, A.; VASCONCELOS, C. Actividades lúdico-práticas no ensino da geologia: complemento motivacional para a aprendizagem. Terrae Didatica, Campinas, SP, v. 6, n. 2, p. 101–124, 2015. DOI: 10.20396/td.v6i2.8637467. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8637467. Acesso em: 26 jan. 2024. CARVALHO, Hudson Wallace Pereira De; BATISTA, Ana Paula De Lima; RIBEIRO, Claudia Maria. ENSINO E APRENDIZADO DE QUÍMICA NA PERSPECTIVA DINÂMICO-INTERATIVA. 2. ed.: UFMT, 2007. 34 p. v. 3. ISBN 19822413. Disponível em: https://fisica.ufmt.br/eenciojs/index.php/eenci/article/view/262/238. Acesso em: 17 jun, 2023. CARDOZO, Wallisson Lopes et al. A RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO –: UM OLHAR PEDAGÓGICO. VI CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2019. Disponível em: https://editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2019/TRABALHO_EV127_MD1_S A1_ID1572_02102019183554.pdf. Acesso em: 17 jun. 2023. CUNHA, Marcia Borin da. JOGOS no Ensino de Química: Considerações Teóricas para sua Utilização em Sala de Aula. QUÍMICA NOVA NA ESCOLA, [s. l.], v. 34, ed. 2, p. 92-98, MAIO 2012. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc34_2/07-PE-53- 11.pdf. Acesso em: 17 jun. 2023. CARMO, Thiago Breno de Medeiros. METODOLOGIAS ATIVAS: A AVALIAÇÃO ALÉM DO CRITÉRIO FORMAL DE CLASSIFICAÇÃO DE ALUNOS. In: I CONGRESSO INTERNACIONAL EDUCAT, 1., 2019, Pernambuco. Congresso. Pernambuco: Educat, 2019. v. 1, p. 131-142. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/educat. Acesso em: 08 jan. 2024. FARDO, M. L. A GAMIFICAÇÃO APLICADA EM AMBIENTES DE APRENDIZAGEM. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 11, n. 1, 2013. DOI: 10.22456/1679-1916.41629. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/41629. Acesso em: 17 jun. 2023. FELÍCIO, Cinthia M.; SOARES, Márlon H. F. B.. Da Intencionalidade à Responsabilidade Lúdica: Novos Termos para uma Reflexão Sobre o Uso de Jogos no Ensino de Química. Química Nova Escola, São Paulo. , p. 160-168, 2018. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/artigos/EA-33-17.pdf. Acesso em: 19 jan. 2024. LIMA, E. C., Mariano, D. G., Pavan, F. M., Lima, A. A., & Arçari, D. P. (2011). Uso de jogos lúdicos como auxílio para o ensino de química. Revista Eletrônica Educação em Foco, 3, 1-15. Disponível em: https://portal.unisepe.com.br/unifia/wp- content/uploads/sites/10001/2018/06/3ed_foco_Jogos-ludicos-ensino-quimica.pdf. Acesso em: 24 jan. 2024. MEDINA, B.; VIANNA, Y.; Vianna, M.; TANAKA, S. GAMIFICATION, Inc.: Como reinventar empresas a partir de jogos. 1 edição, Rio de Janeiro: MJV Press, 2013, 164p. https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/23302/1/1%20-%20Aline%20- %20TCC MOTA, Janine da Silva. UTILIZAÇÃO DO GOOGLE FORMS NA PESQUISA ACADÊMICA. Revista Humanidades & Inovação, Palmas, ed. 6, ano 2019, n. 12, p. 372-380, 16 ago. 2019. Disponível em: file:///C:/Users/gilda/Downloads/1106- Texto%20do%20artigo-5581-3-10-20191011.pdf. Acesso em: 24 jun. 2023. OGAWA, A. N., MAGALHÃES, G. G., KLOCK, A. C. T., & GASPARINI, I. Análise sobre a gamificação em Ambientes Educacionais. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 13, n. 2, 2015. PONTES, Altem Nascimento. SERRÃO,Caio Renan Goes. FREITAS, Cíntya Kércya Araújo de. SANTOS, Diellem Cristina Paiva dos. BATALHA, Sarah Suely Alves. O Ensino de Química no Nível Médio: Um Olhar a Respeito da Motivação. XIV Encontro Nacional de Ensino de Química (XIV ENEQ). UFPR, JULHO 2008. Disponível em: http://bohr.quimica.ufpr.br/eduquim/eneq2008/resumos/R0428-1.pdf. Acesso em: 17, jun 2023. PROETTI, Sidney. AS PESQUISAS QUALITATIVA E QUANTITATIVA COMO MÉTODOS DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA: UM ESTUDO COMPARATIVO E OBJETIVO . Revista Lumen, ed. 2, ano 2017, n. 4, dez. 2017. Disponível em: http://www.periodicos.unifai.edu.br/index.php/lumen/article/view/60/88. Acesso em: 24 jun. 2023. QUARTIERO, Elisa Maria. AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E A EDUCAÇÃO. Revista Brasileira de Informática na Educação, Sp, v. 1, n. 4, p. 1-7, 1999. Disponível em: https://d1wqtxts1xzle7.cloudfront.net/75343705/2294-3650-1-SM- libre.pdf?1638142301=&response-content- disposition=inline%3B+filename%3DAs_Tecnologias_Da_Informacao_e_Comunicac.pdf&Expires=1687646783&Signature=L1k1cH1Gn38rsaKyuBpZ4cnsYkYx2hd2GcyEG ~mYxJo~jXcA7qyXIDhBjBF0Bdreh20CdzeRvd3soQOqef4ptupA60N1hNkBWeU0CS N9fejoqwntNlZKyeZK24Fr2N1BYiwM7LLM6AYym3dgjMaDxCQzCYPN-l3E1IJws- tSQhiPPxcGy0mQ01n54Io9nETEz2BjfX1RGLLYIafUf6ATlgpEukilLzv1FKo~kCxRD zyKwfiBvPKQbsUlPkAs7BRZLMrStQ4u0DXXmtxEz5srw9x27Skg~gTx9Qm8IWY- 6QfE1atBk7wAvxFlWeT17aZnc8h7cn0zardIjWFPqptjOQ__&Key-Pair- Id=APKAJLOHF5GGSLRBV4ZA. Acesso em: 24 jun. 2023. Soares, M.H.F.B. (2008). Jogos e atividades lúdicas no ensino de química: teoria, métodos e aplicações. Em: Departamento de química da UFPR (Org), Anais, XIV Encontro Nacional Ensino de Química, Disponível em: www.quimica.ufpr.br/eduquim/eneq2008/resumos/R0309-1.pdf. Acesso em: 17 jun. 2023. SILVA, JCS da.; BIANCO, G. Jogos educativos: formação educativa por meio de aprendizagem significativa e currículo adaptado por projetos. Pesquisa, Sociedade e Desenvolvimento , [S. l.] , v. 9, pág. e820997969, 2020. DOI: 10.33448/rsd-v9i9.7969. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/7969. Acesso em: 27 jan. 2024. Sá, E.J.V; Teixeira, J.S.F; Fernandes, C.T (2007) Design de atividades de aprendizagem que usam Jogos como princípio para Cooperação. In: Anais do XVIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), São Paulo -SP, Brasil. Disponível em: file:///C:/Users/gilda/Downloads/Design_de_Atividades_de_Aprendizagem_que.pdf. Acesso em: 17 de jun. 2023. SCHNETZLER, Roseli P. et al. A pesquisa em ensino de química no Brasil: conquistas e perspectivas. Química Nova, maio 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/qn/a/KFnNCTjJ73v88VvnS4hGRDc/?lang=pt. Acesso em: 17 jun. 2023. SENA, S.; SCHMITHAUSEN SCHMIEGELOW, S.; M. B. C. DO PRADO, G.; PERASSI LUIZ DE SOUSA, R.; ANTONIO PEREIRA FIALHO, F. Aprendizagem baseada em jogos digitais: a contribuição dos jogos epistêmicos na geração de novos conhecimentos. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 14, n. 1, 2016. DOI: 10.22456/1679-1916.67323. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/67323. Acesso em: 17 jun. 2023. SASSERON, L. H.; DE CARVALHO, A. M. P. ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. Investigações em Ensino de Ciências, [S. l.], v. 16, n. 1, p. 59–77, 2016. Disponível em: https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/246. Acesso em: 17 jun. 2023. SIMÕES, J.; REDONDO, R. D.; VILAS, A. F . A soc ial gamification framework for aK-6 learning platform. Computers in Human Beha vi or , 2012. Disponíve l em: <htt p:// dx.doi.org/10.1016/j. chb.2012.06.007>. Acesso em: 17 de jun. 2023. SILVA, Francisco Edivanio. A Interdisciplinaridade nos livros de Química no Ensino Médio. Monografia (Curso de Licenciatura em Química). Universidade Estadual do Ceará. Fortaleza-CE, 2011. TABILE, Ariete Fröhlich; JACOMETO, Marisa Claudia Durante. Fatores influenciadores no processo de aprendizagem: um estudo de caso. Rev. psicopedag., São Paulo , v. 34, n. 103, p. 75-86, 2017 . Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103- 84862017000100008&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 17 jun. 2023. Vygotsky L. 2002. A Formação Social da Mente. O de Formação Social da Mente. O desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes. VEIGA, Márcia S. Mendes et al. O ENSINO DE QUÍMICA: algumas reflexões. In: I JORNADA DE DIDÁTICA - O ENSINO COMO FOCO, 1., 2012, Paraná. I FÓRUM DE PROFESSORES DE DIDÁTICA DO ESTADO DO PARANÁ. Paraná: Uel, 2012. p. 189-198. Disponível em:https://d1wqtxts1xzle7.cloudfront.net/48288507/O_ENSINO_DE_QUIMICA- libre.pdf?1472064042=&response-content- disposition=inline%3B+filename%3DI_JORNADA_DE_DIDATICA_O_ENSINO_CO MO_FOCO.pdf&Expires=1687006519&Signature=V5wuw- J7n9KP9zThVwhtH2VgFy96OUyKQYZ8laYfW7ERMIkg0wnppdZ4KfpcGYuIOQGp JilcwJxgZ~qaieDxjFsFtTioZL0W619cYucqTVXcHJBBQfT4zrKTt6p~Qamt8oFDl732 NzLlAeFAozziosWA1jsVwYlKF9CWpL1YyFU39pY29mrmGXhmrRKe~Ys1Nn8QC AD6MlfwUQMgUOudyTEbxl5XlDs6~5byc1pLCW- NytYEhDK2a7WtlezRZgYiQFLRe7oOEO9G37CtHVU23gK7Uc4mhsRm4UY2- 45vg6YGh6zJiY5rKYtSV3UBWkQPV8b3pZepcAksvXr4p4arUg__&Key-Pair- Id=APKAJLOHF5GGSLRBV4ZA. Acesso em: 17 jun. 2023. WARTHA, Edson José; SILVA, EL da; BEJARANO, Nelson Rui Ribas. Cotidiano e contextualização no ensino de química. Química nova na escola, v. 35, n. 2, p. 84-91, 2013.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples