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dc.creatorMacedo, Miriane Katiane Costa
dc.date.accessioned2023-11-06T19:11:45Z
dc.date.available2023-04-15
dc.date.available2023-11-06T19:11:45Z
dc.date.issued2022-09-29
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2541
dc.description.abstractThis This study investigates reading and writing practices in the teacher training process in the Chemistry Degree Course. The objective is to analyze the conceptions and practices of reading and writing in teacher training in the Chemistry Course at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Norte (IFRN) - Campus Pau dos Ferros, having as reference the official guidelines of teacher training. For the construction of this work, research was used: qualitative, documental and bibliographical. In the data collection process, surveys were carried out using a questionnaire with open and closed questions, and the data obtained were analyzed based on content analysis and thematic analysis. Through the results achieved, we can see that all the discussions held were of great relevance, mainly for the academic environment. This study enabled the discussion of the theoretical bases that underlie the concepts and practices of reading and writing in the teacher training process from the point of view of theorists such as: Flores (2010), Flôr and Cassiani (2011), Freire (1996, 2001 , 2011), Gatti (2016), Leffa (1996, 2012), Queiroz (2001), Silva and Bastos (2012), Souza (2012), Wenzel and Maldaner (2016, 2014), among others. We can also understand the reading and writing practices present in official, national and local documents that regulate teacher training courses. In addition, we know the students' conceptions of reading and writing, as well as the reading and writing practices experienced in the Chemistry Course, leading us to reflect on the contributions that such practices provide in the teacher training process.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectLicenciatura em químicapt_BR
dc.titleConcepções e práticas de leitura e escrita no processo de formação docente da licenciatura em químicapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7176522559327151pt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Francisca Natália
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8797788504989445pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Dantas, Maria Josevânia
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3167928681031708pt_BR
dc.contributor.referee1Costa, Antonio Cleonildo da Silva
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0062479143874340pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Oberto Grangeiro
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8497692131946494pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPau dos Ferrospt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.subject.cnpqCiências exatas e da Terrapt_BR
dc.description.resumoEste estudo investiga as práticas de leitura e escrita no processo de formação docente no Curso de Licenciatura em Química. Objetiva-se analisar as concepções e práticas de leitura e escrita na formação docente no Curso de Química, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) - Campus Pau dos Ferros, tendo como referência as diretrizes oficiais de formação de professores. Para construção deste trabalho utilizou-se das pesquisas: qualitativa, documental e bibliográfica. No processo de coleta de dados foram feitas pesquisas por meio de um questionário com perguntas abertas e fechadas, e os dados obtidos foram analisados com base na análise de conteúdo e análise temática. Através dos resultados alcançados podemos perceber que todas as discussões realizadas foram de grande relevância, principalmente, para o meio acadêmico. Este estudo possibilitou a discussão das bases teóricas que fundamentam as concepções e práticas de leituras e escrita no processo de formação de professores sob o ponto de vista de teóricos como: Flores (2010), Flôr e Cassiani (2011), Freire (1996, 2001, 2011), Gatti (2016), Leffa (1996, 2012), Queiroz (2001), Silva e Bastos (2012), Souza (2012), Wenzel e Maldaner (2016, 2014), entre outros. Podemos, também, entender as práticas de leitura e escrita presentes nos documentos oficiais, nacionais e locais, que regulamentam os cursos de formação de professores. Além disso, conhecemos as concepções de leitura e escrita dos alunos, bem como as práticas de leitura e escrita experienciadas no Curso de Química, levando-nos a refletirmos sobre as contribuições que tais práticas proporcionam no processo de formação docente.pt_BR
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