dc.relation.references | BARDAGI, Marúcia et al. Escolha profissional e inserção no mercado de trabalho: percepções de estudantes formandos. Psicologia escolar e educacional, v. 10, p. 69-82, 2006. BORUCHOVITCH, Evely. Escala de motivação para aprender de universitários (EMA-U): propriedades psicométricas. Avaliação psicológica, v. 7, n. 2, p. 127-134, 2008. BORUCHOVITCH, E. Inteligência e Motivação: Perspectivas atuais. Org,: BORUCHOVITCH, E.; BZUNECK, J. A. 4º ed. Petrópolis, RJ: Vozes, p. (96-115), 2020. Bzuneck, J. A. A Motivação do Aluno: Aspectos Introdutórios. Org,: BORUCHOVITCH, E.; BZUNECK, J. A. 4º ed. Petrópolis, RJ: Vozes, p. (9-36), 2020. CAVALHEIRO, Maria Gabriela et al. O que os Estudantes Consideram na Escolha do Curso de Graduação?. Revista de Graduação USP, v. 3, n. 2, p. 63-69, 2018.
CALIATTO, S. G.; ALMEIDA, L. da S. Aprendizagem e rendimento académico no ensino superior. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. 4, p. 1855-1876, out./dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v15i4.12670 COSTA, Elis Regina. Motivação no ensino superior: estudo de caso com acadêmicos de zootecnia. Revista Educação, Psicologia e Interfaces, v. 2, n. 1, p. 22-37, 2018. DAVOGLIO, T. R. SANTOS, B. S. dos e LETTNIN, C. da C. Validação da Escala de Motivação Acadêmica em universitários brasileiros. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação. v. 24, n. 92, p. 522-545, 2016. FERNANDES, V. R.; FRISON, L. M. B. Estratégias de aprendizagem autorregulatória no ensino superior: escrita de um artigo científico. Psicol. educ., São Paulo , n. 41, p. 37-49, dez. 2015 . Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S141469752015000200003&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 19 set. 2021. FERREIRA, M.; RAPOSO, N. BIDARRA, M. Abordagens ao estudo, rendimento académico e atribuições causais do desempenho em estudantes do ensino superior. Revista Portuguesa de Pedagogia. v. 43, p. 329-348. 2009. DOI: 10.14195/1647-8614_43-2_17. GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo. Métodos de pesquisa. Plageder, 2009. GIL, Antonio Carlos et al. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002. GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2018.
GUIMARÃES, S. E. R; BZUNECK, J. A. Propriedades psicométricas de um instrumento para avaliação da motivação de universitários. Ciências & Cognição. v. 13, p. 101-113, 2008. GUIMARÃES, S. É. R., Motivação intrínseca, extrínseca e o uso de recompensa em sala de aula. Org,: BORUCHOVITCH, E.; BZUNECK, J. A. 4º ed. Petrópolis, RJ: Vozes, p. (37-57), 2020. GUIMARÃES, S. É. R. BORUCHOVITCH, E. O Estilo Motivacional do Professor e a Motivação Intrínseca dos Estudantes: Uma Perspectiva da Teoria da Autodeterminação. Psicologia: Reflexão e Crítica, 17(2), p.143-150, 2004. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. INEP. Estatística da Educação Superior 2019. Brasília: Inep, 2019. JOLY, M.C., M.C., M.C., M. C. R. A.; PRATES, E. A. R. Avaliação da Escala de Motivação Acadêmica em estudantes paulistas: propriedades psicométricas. Psico-USF, v. 16, n. 2, p. 175-184, mai./ago., 2011. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-82712011000200006. Acesso em: 13 jul. 2021. LEAL, E. A.; MIRANDA, GILBERTO, J.; CARMO, C. R. S. Teoria da autodeterminação: uma análise da motivação dos estudantes do curso de ciências contábeis. Contabilidade & Finanças. 2013, v. 24, n. 62, p. 162-173. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1519-70772013000200007. Acesso em 13 jul. 2021 LOCATELLI, Adriana Cristine Dias; BZUNECK, José Aloyseo; GUIMARÃES, Sueli Édi Rufini. A motivação de adolescentes em relação com a perspectiva de tempo futuro. Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 20, p. 268-276, 2007. LOCATELLI, Cleomar; DINIZ-PEREIRA, Júlio Emílio. Quem são os atuais estudantes das licenciaturas no Brasil? Perfil socioeconômico e relação com o magistério. Cad. Pesq., v. 26, n. 3, jul./set., 2019. LOURENÇO, A. A.; PAIVA, M. O. A. de. A MOTIVAÇÃO ESCOLAR E O PROCESSO DE APRENDIZAGEM. Ciências & Cognição, v. 15, n. 2, 9 ago., 2010. MACHADO, Laeda Bezerra. Representações sociais de escola pública: uma análise das trajetórias de estudantes universitários. Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 13, n. 32, p. 64, 2020. MATTA, C. M. B. DA; LEBRÃO, S. M. G. HELENO, M. G. V. Adaptação, rendimento, evasão e vivências acadêmicas no ensino superior: revisão da literatura. Psicologia Escolar e Educacional. 2017, v. 21, n. 3, p. 583-591. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2175-353920170213111118. Acesso em: 13 jul. 2021. MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 8º ed. Editora Atlas. São Paulo, 2017.
OLIVEIRA, P.A. de et al. Motivação sob a perspectiva da Teoria da Autodeterminação: um estudo da motivação de alunos do curso de Ciências Contábeis da Universidade Estadual de Montes Claros. In: Congresso USP de Iniciação Científica em Contabilidade. 2010. OLIVEIRA, Ricardo Castro; GOIS, Jackson. MOTIVAÇÃO PARA PERMANÊNCIA E ÊXITO DOS LICENCIANDOS EM QUÍMICA NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO. Revista Prática Docente, v. 5, n. 2, p. 999-1018, 2020a. OLIVEIRA, R. C.; GÓIS, J. Motivação dos licenciandos em Química no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo. Ensino & Pesquisa, União da Vitória, v. 18, n. 2, 2020. p.127-141, mai./jul., 2020b. OLIVEIRA, R. C.; GÓIS, J. Motivação de ingressantes de Licenciatura em Química no IFSP. ACTIO, Curitiba, v. 5, n. 3, p. 1-23, set./dez. 2020c. OLIVEIRA, Êmila Silveira. Motivação no ensino superior: estratégias e desafios. Revista Contexto & Educação, v. 32, n. 101, p. 212-232, 2017. RIBEIRO, Marco Ferreira et al. Escala de Motivação Académica: validação no ensino superior público português. Revista de Administração Contemporânea, v. 23, p. 288-310, 2019. DECI, E. L.& RYAN, R. M. Self Determination theory and the facilitation of intrinsic motivation, social development, and well-being. American Psychologist, v. 55, n. 1, p. 68-78, 2000a. DECI, E. L.& RYAN, R. M. The Darker and Brighter Sides of Human Existence: Basic Psychological Needs as a Unifying Concept. Psychological Inquiry, v. 11, n. 4, p. 319–338, 2000b. SANTANA, Elvira Rodrigues de; PIMENTEL, Adriana Miranda; VÉRAS, Renata Meira. A experiência do adoecimento na universidade: narrativas de estudantes do campo da saúde. Interface-Comunicação, Saúde, Educação, v. 24, 2020. SILVA, M. A. WENDT, G. W.; ARGIMON, I. I. d. L. A teoria da autodeterminação e as influências socioculturais sobre a identidade. Psicol. rev. Belo Horizonte. v. 16, n.2, p. 351-369, 2010. SOBRAL, Dejano T. Motivação do aprendiz de medicina: uso da escala de motivação acadêmica. Psicologia: teoria e pesquisa, v. 19, p. 25-31, 2003. SANTOS, B. S. DOS, BERNARDI, J., & BITTENCOURT, H. R. Considerações sobre o uso da Escala de Motivação Acadêmica (EMA) com jovens estudantes. ETD - Educação Temática Digital, 14(2), 1–18, 2012. DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v14i2.1219
SILVA, Fabrício de Oliveira da; RIBEIRO, Marinalva Lopes; MALTA, Hélia Lucila. Tipos e sentidos de motivação para a escolha do curso de licenciatura. Perspectiva, v. 36, n. 2, p. 741-760, 2018. | pt_BR |