dc.relation.references | ATIÉ, L. Pandemia é oportunidade para repensar a formação docente. Desafios da Educação, 2020. Disponível em: <https://desafiosdaeducacao.grupoa.com.br/formacao-docentepandemia/>. Acesso em: 09 out. 2021.
BARANAUSKAS, M. C. C. Tecnologia e cenários de aprendizagem: uma abordagem sistêmica e socio-situada. In: VALENTE, J. A.; FREIRE, F. M. P.; ARANTES, F. L. (Orgs.). Tecnologia e educação: passado, presente e o que está por vir. Campinas: NIED/UNICAMP, 2018. p. 42- 64.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. 4. ed. Lisboa: Edições 70, 2011.
BARRÉRE, Eduardo. Videoaulas: aspectos técnicos, pedagógicos, aplicações e bricolagem. Jornada de Atualização em Informática na Educação, v. 3, n. 1, 2014. Disponível em < https://br-ie.org/pub/index.php/pie/article/view/3154/2668 > Acesso em 22 de julho de 2021.
BEHAR, Patricia Alejandra. O ensino remoto emergencial e a Educação a Distância. 2020. Disponível em: https://www.ufrgs.br/coronavirus/base/artigo-o-ensino-remoto-emergencial-e-a-educacao-a-distancia/. Acesso em: 23 fev. 2023.
BERMUDES, W. L.; SANTANA, B. T.; BRAGA, J. H. O. SOUZA, P. H. Tipos de escalas utilizadas em pesquisas e suas aplicações. VÉRTICES, Campos dos Goytacazes/RJ, v.18, n.2, p. 7-20, maio/ago. 2016, Disponível em: . Acesso em 26 de junho de 2022. BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, 1995.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2017.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2017.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais, Secretária de Educação Fundamental. Brasília: MEC. SEMF, 1999.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Conselho Pleno. Parecer CNE/CP nº 9/2020. Brasília, 2020. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option= com_docman & view= download & alias=147041-pcp009-20 & category_slug=junho-2020-pdf & Itemid=30192>. Acesso em: 12 set. 2020.
BRASIL (2020a). Portaria Nº 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. Recuperado em 02 de abril de 2020, <http://www.in.gov.br/en/web/ dou/- /portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376>. Acesso em: 12 set. 2020.
BRASIL (2020b). Medida Provisória Nº 934, de 1º de abril de 2020. Estabelece normas excepcionais sobre o ano letivo da educação básica e do ensino superior decorrentes das medidas para enfrentamento da situação de emergência de saúde pública de que trata a Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020. Recuperado em 02 de abril, 2020, <http://www.in. gov.br/ en/web/dou/-/medida-provisoria-n-934-de-1-de-abril-de-2020-250710591>. Acesso em: 12 set. 2020.
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. Brasília: MEC/SEB, 2013.
CEARÁ, Matriz de Conhecimentos Básicos- MCB2021.Disponível em: < https://www.seduc.ce.gov.br/wp-content/uploads/sites/37/2021/07/MCB-2021-Versao-0208_2021.pdf> Acesso em: 08 jan. 2022.
CUNHA, M. I. Docência na universidade, cultura e avaliação institucional.Revista Brasileira de Educação,v. 11 n. 32, p. 258-371, maio/ago. 2006. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v11n32/a05v11n32.pdf. Acesso em: 24 fev. 2023.
DELLAGNELO, L. Escolas conectadas: aprendizagem em tempos de coronavírus. Revista Educação, 2020. Disponível em:< https://revistaeducacao.com.br/2020/03/17/aprendizagemcoronavirus/>. Acesso em: 21 abr. 2021.
DIAS, F. R. N. E; CICILLINI, G. A. Pela narrativa dialógica... Os movimentos de formação de professores a partir do interior da escola. 25ª ANPED. Pôster. Disponível em: < http://25reuniao.anped.org.br/tp25.htm>. Acesso em: 10 jul. 2022.
DIAS, Zaida Barros; Ensino de Ciências Naturais, Livros Didáticos e imagens: Investigando representações de Gênero. 2014. Tese de doutorado. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo; 2014.
FAUSTINO, L. S. e S. .; SILVA, T. F. R. S. e . EDUCADORES FRENTE À PANDEMIA: DILEMAS E INTERVENÇÕES ALTERNATIVAS PARA COORDENADORES E DOCENTES. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 3, n. 7, p. 53–64, 2020. DOI: 10.5281/zenodo.3907086. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/99. Acesso em: 10 dez. 2022.
FERREIRA, J. A. Formação continuada e seus reflexos na prática dos educadores. Disponível em: <http://www.atenas.edu.br/uniatenas/assets/files/magazines/_15___FORMACAO_CONTINUADA_E_SEUS_REFLEXOS_NA_PRATICA_DOS_EDUCADORES___JOANILSON_ARAUJO_FERREIRA.pdf >. Acesso em: 17 nov. 2022.
FERREIRA, L. C. et al. O ENIGMA DA PANDEMIA DO COVID-19: solidariedade, formação humana e cidadania em tempos difíceis. Revista Augustus, Rio de Janeiro, v. 25, n. 51, p. 165-182, jul-out. 2020.
FERREIRA, Verônica Moreira Souto; OLIVEIRA, Tálita Regina Henrique de; SILVA, Maria Ivonaide Félix Duarte da. DESAFIOS EM TEMPOS DE PANDEMIA: O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1272>. Acesso em: 30 mar. 2022.
FORTE, Régilla Maria Oliveira. O uso das tecnologias no Ensino de Química. 2019. Contadores. cnt.br. Disponível: <https://www.contadores.cnt.br/noticias/artigos/2019/08/07/o-uso-das-tecnologias-no-ensino-da-quimica.html>. Acesso em 08 jan. 2023.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 43. ed. São Paulo, SP: Paz e Terra, 2011.
FREITAS, Sirley Leite; PACÍFICO, Juracy Machado. Formação continuada: um estudo colaborativo com professores do Ensino Médio de Rondônia. Interações (Campo Grande). Scielo. 2020. Disponível em: < https://www.scielo.br/j/inter/a/mKyFS8yfpmkLbFDwffYnbzL/?lang=pt>. Acesso em 17/01/2022.
FREITAS, M. A abordagem sócio-histórica como orientadora da pesquisa qualitativa. Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas), São Paulo, v. 1, n. 116, p. 21-40, 2002.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 6. ed. São Paulo:Atlas, 2017.
GONÇALVES, N, K, R; AVELINO, W. F. Estágio Supervisionado em Educação no contexto da pandemia da Covid-19. BOLETIM DE CONJUNTURA (BOCA) ano II, vol. 4, n. 10, Boa Vista, 2020. Disponível em: <https://zenodo.org/record/4022983#.X3acRmhKjIU>. Acesso em: 02 mar. 2021.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas,2003. p. 83.
LEAL, M. M. Metodologias Ativas no Ensino Remoto Emergencial: Estudo avaliativo com discentes de administração sobre os novos desafios no aprendizado 2020. 70 f. Monografia (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal-RN, 2020. Disponível em: https://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/10844. Acesso em: 15 abr. 2021.
LEITE, Laís Muniz Oliveira do Rosário; GRADELA, Adriana; O ensino de ciências e a educação científica como suporte para a formação cidadã no ensino médio. REVASF, Petrolina-PE, vol. 7, n.14, p. 04-14, dez., 2017. Disponível em:<https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/download/63/68/239>. Acesso em 20 jul 2022.
LEITE, Luciana Rodrigues; LIMA, José Ossian Gadelha de. O aprendizado da Química na concepção de professores e alunos do ensino médio: um estudo de caso. Rev. Bras. Estud. pedagog. (online). Brasília, v96, n.243, p.380-398, maio/ago.2015. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/rbeped/a/Z3qM9nR3H3XCDr3HGsXx6pq/?format=pdf&lang=pt>. Acesso em 06 jan. 2023.
IMA, José Maria Maciel. Plataforma Moodle: A educação por mediação tecnológica. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 06, Ed. 01, Vol. 09, pp. 53-73. Janeiro de 2021. ISSN: 2448-0959: Disponível em: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/plataforma-moodle. Acesso em: 23 fev. 2023.
LIMA, Aniele Dias de et al. Reflexão sobre desenvolvimento e aprendizagem em situações de ensino remoto ao longo da pandemia da Covid-19. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 5, p. 1-6, maio 2021. Disponível em: https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/30395. Acesso em: 19 jan. 2023.
MORAES, Renato Bulcão de; O novo paradigma da educação. Desafios da Educação. 2020. Disponível em: <https://desafiosdaeducacao.grupoa.com.br/novo-paradigma-educacao/ >. Acesso em: 06 jan. 2023.
MARCELO, C. El professorado principiante: inserción a la docencia. Editorial Octaedro, S.L.; 1ª edição. España, 2009.
MACHADO, J.A.; YUNES, M. A. M.; SILVA; G. F. A formação continuada de professores em serviço na perspectiva da abordagem ecológica do desenvolvimento humano. Revista Contrapontos, Vol.14- N. 3; 2014. Disponível em: <https://www.academia.edu/29676067/A_Forma%C3%A7%C3%A3o_Continuada_De_Professores_Em_Servi%C3%A7o_Na_Perspectiva_Da_Abordagem_Ecol%C3%B3gica_Do_Desenvolvimento_Humano?auto=download> Acesso em: 10 jul. 2021.
MARCON, K; CARVALHO, M.J.S. Formação de profissionais na cultura digital. In: MILL, D. (Org). Dicionário crítico de educação e tecnologias e de educação a distância. Campinas/SP: Papirus,2018. P. 273.
MARTINS, M. C.; PICOSQUE, G. Mediação cultural para professores andarilhos na cultura. São Paulo: Instituto Sangari, 2008.
MOREIRA, J. A..; SCHLEMMER, E. Por um novo conceito e paradigma de educação digital onlife. Revista UFG, Goiânia, v. 20, n. 26, 2020. DOI: 10.5216/revufg. v20.63438. Disponível em: <https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/63438>. Acesso em: 14 abr. 2021.
MOREIRA, J. A. Reconfigurando Ecossistemas Digitais de Aprendizagem como Tecnologias Audiovisuais. Em Rede- Revista de Educação a Distância. 2018. Disponível em:< https://www.aunirede.org.br/revista_2.4.8- 2/index.php/emrede/article/view/305>. Acesso em: 04 de novembro de 2022.
MOREIRA, J.A.M; HENRIQUES, S; BARROS, D. Transitando de um ensino remoto emergencial para uma educação digital em rede, em tempos de pandemia. Dialogia, São Paulo, n. 34, p. 351-364, jan./abr. 2020. Disponível em: <https://doi.org/10.5585/Dialogia.N34.17123>. Acesso em: 14 abr. 2021.
NEVES, Miranilde Oliveira. A importância da investigação qualitativa no processo de formação continuada de professores: subsídios ao exercício da docência. Piauí. Revista Fundamentos, V2,n1,2015.Disponível em: <https://revistas.ufpi.br/index.php/fundamentos/article/view/3723/2186>. Acesso em: 05 dez.2019.
OLIVEIRA, A. A. S.; CAMPOS, T. E. Avaliação em Educação Especial: o ponto de vista do professor de alunos com deficiência. Estudos em Avaliação Educacional, v. 16,n. 31, p. 51-78, 2005. Disponível: < http://educa.fcc.org.br/pdf/eae/v16n31/v16n31a03.pdf>. Acesso em 10 jan.2023.
OLIVEIRA, C.; MOURA, S. P.; SOUSA, E. R. TIC’S na educação: a utilização das tecnologias da informação e comunicação na aprendizagem do aluno. Pedagogia em Ação, v. 7, n. 1, 2015.
OLIVEIRA, S.; SILVA, O.; DE OLIVEIRA SILVA, M.J. Educar na incerteza e na urgência: implicações do ensino remoto ao fazer docente e a reinvenção da sala de aula. Interfaces Científicas-Educação, v.10, n.1, p.25-40, 2020. Disponível em: <https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/9239/4127>. Acesso em: 16 mar. 2021.
OLIVEIRA, Sidmar da Silva.; SILVA, Obdália Santana Ferraz.; SILVA, Marcos José de Oliveira. EDUCAR NA INCERTEZA E NA URGÊNCIA: IMPLICAÇÕES DO ENSINO REMOTO AO FAZER DOCENTE E A REINVENÇÃO DA SALA DE AULA. EDUCAÇÃO, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 25–40, 2020. DOI: 10.17564/2316-3828.2020v10n1p25-40. Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/9239. Acesso em: 07 jan. 2023.
PIFFERO, Eliane de Lourdes Fontana et al. Um novo contexto, uma nova forma de ensinar: metodologias ativas em aulas remotas. Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico – EDUCITEC, v. 6, p. 1-18, 2020. Disponível em: <https://doi.org/10.31417/educitec.v6.1420>. Acesso em: 07 jan. 2023.
PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do Trabalho Científico: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico. 2ª Edição. Novo Hamburgo: Universidade FEEVALE, 2013.p 59-70.
RODRIGUES, A. (2020). Ensino Remoto na Educação Superior: desafios e conquistas em tempos de pandemia. SBC Horizontes, jun. 2020. ISSN 2175-9235. Disponível em: <http://horizontes.sbc.org.br/index.php/2020/06/17/ensino-remoto-na-educacao-superior/>. Acesso em: 10 abril. 2022. ROLANDO, G. R; LUZ, M. R. M, P. da; SALVADOR, D. F. O conhecimento tecnológico pedagógico do conteúdo no contexto lusófono: uma revisão sistemática da literatura. Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE), v.23(3), p.174-190, 2015. Disponível em: < http://ojs.sector3.com.br/index.php/rbie/article/view/3331/4479>. Acesso em 05 dez. 2019.
TARDIF, Maurice. Saberes Docentes e Formação Profissional.17ª Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014. TEIXEIRA, Odete Pacubi Baierl. A Ciência, a Natureza da Ciência e o Ensino de Ciências. Ciência & Educação ,v. 25, n. 4, p. 851-854, 2019. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/ciedu/a/G3WCvDQG8WmSskJWfVJtHRB/?lang=pt>. Acesso em 20 jul 2021. TENENTE, L. (2020). Sem Internet, Merenda e Lugar para Estudar: veja obstáculos ensino à distância na rede pública durante a pandemia de Covid-19. G1 Globo, 5 maio 2020. Disponível em:< https://g1.globo.com/educacao/noticia/2020/05/05/sem-internet-merenda-e-lugar-para-estudar-veja-obstaculos-do-ensino-a-distancia-na-rede-publica-durante-a-pandemia-de-covid-19.ghtml>. Acesso em: 07 jan. 2023. TORRICELLI, Enéas. Dificuldades de aprendizagem no Ensino de Química. (Tese de livre docência), Belo Horizonte, Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Educação, 2007. SARAIVA, Karla; TRAVERSINI, Clarice; LOCKMANN, Kamila. A educação em tempos de COVID-19: ensino remoto e exaustão docente. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 15, e2016289, p. 1-24, 2020 Disponível em: <https://revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/16289/209209213529>. Acesso em 20 de jul. de 2021. SANTOS, W. L. P.; SCHNETZLER, R. P. Educação em Química: compromisso com a cidadania. 4. ed. Ijuí: Unijuí, 2014.
SANTOS, A. H. D. et al. Congresso Nacional de Educação - EDUCERE, XI, Curitiba, Universidade Católica do Paraná. Anais Eletrônicos, 2013. Disponível em: <https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2013/9474_6573.pdf>. Acesso em: 20 set. 2020.
SECRETARIA DO ESTADO DO CEARÁ. Diretrizes Operacionais para organização do trabalho escolar durante o segundo semestre e das atividades letivas no ano de 2020. Disponível em: https://www.ceara.gov.br/wpcontent/uploads/2020/08/diretrizes_continuidade_ensino_remoto.pdf. Acesso em: 06 jan. 2023.
SILVA, Edsom Rogério. O Ensino Híbrido no Contexto das Escolas Públicas Brasileiras: Contribuições e Desafios. 2017. p. 10-11 Disponível em: < https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/portodasletras/article/view/4877/12589>Acesso em: 06 de jan. 2023.
SILVA, N. A.; DOS SANTOS SILVA, D.; SIQUEIRA CESÁRIO, Érika; PETRÚCIO SILVA DOS SANTOS, C.; DOS SANTOS FERRO, J.; BISPO DOS SANTOS, C. O uso de ferramentas digitais no ensino remoto durante a pandemia no Ensino Fundamental II. Diversitas Journal, [S. l.], v. 7, n. 4, 2022. DOI: 10.48017/dj. v7i4.2157. Disponível em: https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2157. Acesso em: 6 mar. 2023.
SILVA, M. Sala de aula interativa. Rio de Janeiro: Quartet, 2000.
SILVA, R. A.; CAMARGO, A. L. A cultura escolar na era digital. O impacto da aceleração tecnológica na relação professor-aluno, no currículo e na organização escolar. In: BACICH, L. TANZI NETO, A.; TREVISANI, F. M. (org). Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015. p. 135-185.
SILVA, V. F.; BASTOS, Fernando. Formação de Professores de Ciências: reflexões sobre a formação continuada. Alexandria Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, V. 5, n. 2, 2012, p. 150-188. Disponível em: < https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/134894/ISSN1982-5153-2012-05-02-150-188.pdf?sequence=1> . Acesso em: 24 abr. 2022.
SOARES, Alessandro Cury; MAUER, Melissa Boldt; KORTMANN, Gilca Lucena. Ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental: possibilidades e desafios em Canoas-RS. Revista Educação, Ciência e Cultura. Canoas, v. 18, n. 1, p. 49-61, jan./jun. 2013. Disponível em: <https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2015/19629_9505.pdf > Acesso em: 24 abril 2022.
SCUISATO, Dione Aparecida Sanches. Mídias na educação: uma proposta de potencialização e dinamização na prática docente com a utilização de ambientes virtuais de aprendizagem coletiva e colaborativa. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2500-8.pdf. Acesso em jan. de 2023.
WANG, Y.; SHANG, J.; GRAHAM, R.; BARIC, R. S. et al. Receptor recognition by the novel coronavirus from Wuhan: an analysis based on decade-long structural studies of SARS Coronavirus. Journal of Virology,v.94, n.7, p.e00127-20(1-9), mar. 2020.241.
VALENTE, G. S. C.; MORAES, Érica B. de .; SANCHEZ, M. C. O. .; SOUZA, D. F. de .; PACHECO, M. C. M. D. . Remote teaching in the face of the demands of the pandemic context: Reflections on teaching practice. Research, Society and Development, [S. l.], v. 9, n. 9, p. e843998153, 2020. DOI: 10.33448/rsd-v9i9.8153. Disponível em: <https://www.rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/8153>. Acesso em: 10 jan. 2023.
VEIGA, Márcia S. Mendes; QUENENHENN, Alessandra; CARGNIN, Claudete. O Ensino de Química: Algumas Reflexões. Anais da I JORNADA DE DIDÁTICA-O ENSINO COMO FOCO I FÓRUM DE PROFESSORES DE DIDÁTICA DO ESTADO DO PARANÁ. CEMAD, 2005. Disponível em <http://www.uel.br/eventos/jornadadidatica/pages/arquivos/O%20ENSINO%20DE%20 QUIMICA.pdf>, acesso em 14 de maio de 2022. | pt_BR |