Mostrar registro simples

dc.creatorSantos, Larissa do Nascimento
dc.date.accessioned2023-06-20T16:39:07Z
dc.date.available2023-06-20T16:39:07Z
dc.date.issued2023-04-26
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2408
dc.description.abstractThe present work is a proposal for teaching the quadratic function for a 1st year high school class, which aims to provide a differentiated methodology in order to use the GeoGebra software, in order to help both teachers and students in the teaching and learning process. of Mathematics. Based on the different ways of working a didactic sequence, a set of materials such as theses, articles, books and monographs was chosen to precisely research the study of parables and concepts of the quadratic function. In conjunction with this, tools such as: algebraic, graphic and calculation windows were used, it is possible to visualize the graph and understand some function concepts. The objective of this work is to provide teachers with a proposal for teaching Mathematics aimed at learning the second-degree polynomial function, presenting the use of Software as a mediation instrument. This methodology will be a strategy for students to learn abstract content in a dynamic way, being able to visualize the functions through the manipulation of commands, thus acquiring a broad development of what is more complex for them. For the theoretical framework, some works with the main authors were used: Almeida, Alves, OSB and Lemos (2014), Gladcheff, Silva and Zuffi (2001) and Fainguelernt (1999). The proposal presents a qualitative methodology, being used in bibliographic research and in the construction and description of the application of the activity that will be worked on in the classroom at a later time. Therefore, the work is a teaching proposal aimed at Mathematics teachers of basic education in order to improve the teaching methodology and observe whether students can learn the content in practice, enabling and arousing the interest and participation of students during the classes.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProposta de ensinopt_BR
dc.subjectSoftware geogebrapt_BR
dc.subjectFunção quadráticapt_BR
dc.titleO Ensino de função quadrática através do software geogebra: uma proposta para os alunos do primeiro ano do ensino médiopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1435243690168424pt_BR
dc.contributor.advisor1Barros, Rosangela Alves de Aquino
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7622262464383012pt_BR
dc.contributor.referee1Alves, Mário César Martins
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6714866824569035pt_BR
dc.contributor.referee2Mota, Cláudio dos Santos
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6581103576751504pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentSanta Cruzpt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.subject.cnpqCiências exatas e da terrapt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho é uma proposta de ensino de função quadrática para uma turma de 1º ano do ensino Médio, que visa disponibilizar uma metodologia diferenciada com o intuito de utilizar o software GeoGebra, de forma a ajudar tanto professores quanto alunos no processo de ensino e aprendizagem da Matemática. Com base nas diversas formas de se trabalhar uma sequência didática foi escolhido um conjunto de materiais como teses, artigos, livros e monografias para pesquisar precisamente o estudo das parábolas e conceitos da função quadrática. Em conjunto com isso foram utilizadas ferramentas como: as janelas algébricas, gráficas e de cálculo é possível visualizar o gráfico e compreender alguns conceitos de função. O objetivo deste trabalho é proporcionar aos docentes com uma proposta de ensino de Matemática visando a aprendizagem da função polinomial de segundo grau apresentando como instrumento de mediação a utilização do Software. Essa metodologia será uma estratégia para que os alunos venham a aprender um conteúdo abstrato de maneira dinâmica, podendo visualizar as funções através da manipulação dos comandos adquirindo assim, um desenvolvimento amplo, daquilo que para eles é mais complexo. Para o referencial teórico foram utilizados alguns trabalhos com os principais autores sendo: Almeida, Alves, OSB e Lemos (2014), Gladcheff, Silva e Zuffi (2001) e Fainguelernt (1999). A proposta apresenta a metodologia qualitativa, sendo utilizada nas pesquisas bibliográficas e na construção e descrição da aplicação da atividade que será trabalhada em sala de aula em um momento posterior. Sendo assim, o trabalho é uma proposta de ensino voltada para os professores de Matemática da educação básica com a finalidade de aperfeiçoar a metodologia de ensino e observar se os alunos conseguem aprender o conteúdo na prática possibilitando e despertando o interesse e participação dos estudantes durante as aulas.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples