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dc.creatorOliveira, Adriano Anastácio de
dc.date.accessioned2020-08-20T18:09:34Z
dc.date.available2020-07-27
dc.date.available2020-08-20T18:09:34Z
dc.date.issued2020-02-20
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Adriano Anastácio. Mostra científica no ensino de química: uma estratégia para incentivar a formação do senso-investigativo dos estudantes do ensino médio. 2020. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química)- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Ipanguaçu, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1840
dc.description.abstractThe teaching of Chemistry, most of the time is taught in a content way, in which it has a perspective related to teaching in a traditional way. Because it is a discipline considered abstract, the methods developed to teach the classes, such as: playful games, scientific events, among others, contribute to a better understanding of the subject by the students. The insertion of scientific samples on a recurring basis in high schools, results in the approximation of theory and practice, in which there will be a significant incentive for student teachinglearning, and consequently, a greater search for knowledge, not only about the content given by the teacher in the classroom, moreover, the possibilities that through experimentation, there will be new discoveries about chemistry, in which the students did not know. The difficulties presented by high school students, in relation to the contents of Chemistry, contributed to propose the insertion of methods, in which the scientific sample can be cited, to make the students come to understand the subject in a playful way and satisfactory. The aim of this work is to encourage high school students at the Escola Estadual Professor Claudeci Pinheiro Torres, specifically the 2nd morning class, to understand the content of chemistry in a playful and contextualized way, through the scientific exhibition. The steps taken in this research are as follows: expository conversation and class diagnosis, through an initial questionnaire; choice of theme for the scientific exhibition; monitoring of groups; the scientific exhibition took place in two days, and finally, the application of the final questionnaire, to measure how satisfactory the application of the sample was to encourage learning chemistry. The results obtained with the insertion of the scientific sample in the students' school environment, have been fruitful, when the aspects involving the students, appear positively. In which the interest is evidenced in the analysis of the questionnaires, mainly in the words of those involved, in the essay question contained in the qualitative evaluations.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino da químicapt_BR
dc.subjectMostra científicapt_BR
dc.subjectExperimentaçãopt_BR
dc.titleMostra científica no ensino de química: uma estratégia para incentivar a formação do senso-investigativo dos estudantes do ensino médiopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5633290214520143pt_BR
dc.contributor.advisor1Kramer, Carlos Augusto Cabral
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7591795264528020pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentIpanguaçupt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Exatas e da Terrapt_BR
dc.description.resumoO ensino da Química, na maioria das vezes é ministrada de forma conteudista, na qual tem uma perspectiva relacionada ao ensino de forma tradicional. Por ser uma disciplina considerada abstrata, os métodos desenvolvidos para ministrar as aulas, como por exemplo: jogos lúdicos, eventos de cunho científico dentre outros, contribui para uma melhor compreensão do assunto, por parte dos discentes. A inserção das mostras científicas de forma recorrente nas escolas do Ensino Médio, resulta na aproximação da teoria e a prática, na qual terá um incentivo significante para ensino-aprendizagem do aluno, e consequentemente, uma busca maior pelo conhecimento, não apenas sobre o conteúdo dado pelo professor em sala de aula, mais também, as possibilidades que através da experimentação, haverá novas descobertas sobre a química, nas quais os discentes não conheciam. As dificuldades apresentadas pelos discentes do Ensino Médio, em relação aos conteúdos de Química, contribuiu para propor a inserção de métodos, na qual pode-se ser citado a mostra científica, para fazer com que os discentes passem a entender o assunto, de forma lúdica e satisfatória. O objetivo desse trabalho, tem por finalidade incentivar os alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Professora Claudeci Pinheiro Torres, especificamente a turma do 2° ano matutino, a compreender os conteúdos de química de forma lúdica e contextualizada, através da mostra científica. As etapas realizadas nessa pesquisa são as seguintes: conversa expositiva e diagnóstico da turma, através de um questionário inicial; escolha do tema para a realização da mostra científica; acompanhamento dos grupos; realização da mostra científica ocorreu em dois dias, e por fim, a aplicação do questionário final, para medir o quão foi satisfatório a aplicação da mostra para o incentivo em aprender química. Os resultados obtidos com a inserção da mostra científico no âmbito escolar dos alunos, tem resultado proveitoso, quando os aspectos envolvendo os estudantes, aparecem positivamente. Na qual o interesse está evidenciado na análise dos questionários, principalmente na própria palavra dos envolvido, na questão dissertativa contida nas avaliações qualitativas.pt_BR
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