dc.creator | Oliveira, Adriano Anastácio de | |
dc.date.accessioned | 2020-08-20T18:09:34Z | |
dc.date.available | 2020-07-27 | |
dc.date.available | 2020-08-20T18:09:34Z | |
dc.date.issued | 2020-02-20 | |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Adriano Anastácio. Mostra científica no ensino de química: uma estratégia para incentivar a formação do senso-investigativo dos estudantes do ensino médio. 2020. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química)- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Ipanguaçu, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1840 | |
dc.description.abstract | The teaching of Chemistry, most of the time is taught in a content way, in which
it has a perspective related to teaching in a traditional way. Because it is a
discipline considered abstract, the methods developed to teach the classes, such
as: playful games, scientific events, among others, contribute to a better
understanding of the subject by the students. The insertion of scientific samples
on a recurring basis in high schools, results in the approximation of theory and
practice, in which there will be a significant incentive for student teachinglearning, and consequently, a greater search for knowledge, not only about the
content given by the teacher in the classroom, moreover, the possibilities that
through experimentation, there will be new discoveries about chemistry, in which
the students did not know. The difficulties presented by high school students, in
relation to the contents of Chemistry, contributed to propose the insertion of
methods, in which the scientific sample can be cited, to make the students come
to understand the subject in a playful way and satisfactory. The aim of this work
is to encourage high school students at the Escola Estadual Professor Claudeci
Pinheiro Torres, specifically the 2nd morning class, to understand the content of
chemistry in a playful and contextualized way, through the scientific exhibition.
The steps taken in this research are as follows: expository conversation and class
diagnosis, through an initial questionnaire; choice of theme for the scientific
exhibition; monitoring of groups; the scientific exhibition took place in two days,
and finally, the application of the final questionnaire, to measure how satisfactory
the application of the sample was to encourage learning chemistry. The results
obtained with the insertion of the scientific sample in the students' school
environment, have been fruitful, when the aspects involving the students, appear
positively. In which the interest is evidenced in the analysis of the questionnaires,
mainly in the words of those involved, in the essay question contained in the
qualitative evaluations. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino da química | pt_BR |
dc.subject | Mostra científica | pt_BR |
dc.subject | Experimentação | pt_BR |
dc.title | Mostra científica no ensino de química: uma estratégia para incentivar a formação do senso-investigativo dos estudantes do ensino médio | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5633290214520143 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Kramer, Carlos Augusto Cabral | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7591795264528020 | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Ipanguaçu | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciências Exatas e da Terra | pt_BR |
dc.description.resumo | O ensino da Química, na maioria das vezes é ministrada de forma conteudista,
na qual tem uma perspectiva relacionada ao ensino de forma tradicional. Por ser
uma disciplina considerada abstrata, os métodos desenvolvidos para ministrar
as aulas, como por exemplo: jogos lúdicos, eventos de cunho científico dentre
outros, contribui para uma melhor compreensão do assunto, por parte dos
discentes. A inserção das mostras científicas de forma recorrente nas escolas
do Ensino Médio, resulta na aproximação da teoria e a prática, na qual terá um
incentivo significante para ensino-aprendizagem do aluno, e consequentemente,
uma busca maior pelo conhecimento, não apenas sobre o conteúdo dado pelo
professor em sala de aula, mais também, as possibilidades que através da
experimentação, haverá novas descobertas sobre a química, nas quais os
discentes não conheciam. As dificuldades apresentadas pelos discentes do
Ensino Médio, em relação aos conteúdos de Química, contribuiu para propor a
inserção de métodos, na qual pode-se ser citado a mostra científica, para fazer
com que os discentes passem a entender o assunto, de forma lúdica e
satisfatória. O objetivo desse trabalho, tem por finalidade incentivar os alunos do
Ensino Médio da Escola Estadual Professora Claudeci Pinheiro Torres,
especificamente a turma do 2° ano matutino, a compreender os conteúdos de
química de forma lúdica e contextualizada, através da mostra científica. As
etapas realizadas nessa pesquisa são as seguintes: conversa expositiva e
diagnóstico da turma, através de um questionário inicial; escolha do tema para a
realização da mostra científica; acompanhamento dos grupos; realização da
mostra científica ocorreu em dois dias, e por fim, a aplicação do questionário
final, para medir o quão foi satisfatório a aplicação da mostra para o incentivo em
aprender química. Os resultados obtidos com a inserção da mostra científico no
âmbito escolar dos alunos, tem resultado proveitoso, quando os aspectos
envolvendo os estudantes, aparecem positivamente. Na qual o interesse está
evidenciado na análise dos questionários, principalmente na própria palavra dos
envolvido, na questão dissertativa contida nas avaliações qualitativas. | pt_BR |
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Acesso em: 04 dez. 2019. | pt_BR |