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dc.creatorAraújo, Marlene Gorete dept_BR
dc.date.accessioned2016-06-19T22:18:35Zpt_BR
dc.date.available2016-06-09pt_BR
dc.date.available2016-06-19T22:18:35Zpt_BR
dc.date.issued2016-05-12pt_BR
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/837pt_BR
dc.description.abstractThe teaching of Math, although presenting improved in recent years, still faces difficulties when it comes to teaching and learning. The use of games in mathematics classes has been one of the possible ways of solving such problems. This success is given by the peculiar features of this tool, as motivation in the classroom, the rupture of the traditional teaching model and the awakening of creativity and criticality. In this perspective, this study aimed to show, through bibliographical research, the Magic Cube offers contributions to teaching of Permutations and Functions, as through this game is possible to build and or find some Mathematical concepts. At the end of the analysis, it could be seen that the use of the Magic Cube, as a didactical resource, is a viable proposal because their capacity to motivate and demonstrate to student that mathematics is beyond the limits of the school environment.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectJogospt_BR
dc.subjectCubo mágicopt_BR
dc.subjectMath educationpt_BR
dc.subjectgamespt_BR
dc.subjectMagic cubept_BR
dc.titleO uso do cubo mágico como estratégia de ensino de permutações e funçõespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8280180946409003pt_BR
dc.contributor.advisor1Medeiros, Francisco Batista dept_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1401393432387705pt_BR
dc.contributor.referee1Medeiros, Francisco Batista dept_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1401393432387705pt_BR
dc.contributor.referee2Dantas, Neuza Mariapt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1467522880810985pt_BR
dc.contributor.referee3Lima, Wharton Martins dept_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5155469745591404pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentNatal - Centralpt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.subject.cnpqEducação matemáticapt_BR
dc.subject.cnpqEnsino de matemáticapt_BR
dc.description.resumoO ensino da Matemática, embora tenha apresentado melhoras nos últimos anos, ainda enfrenta dificuldades no que se diz respeito ao ensino e aprendizagem. A utilização de jogos em aulas de Matemática vem sendo uma das possíveis formas de solucionar tais problemas. Este êxito se dá pelas características peculiares desta ferramenta, como a motivação em sala de aula, a ruptura do modelo tradicional do ensino e o despertar da criatividade e da criticidade. Nesta perspectiva, o presente trabalho teve por objetivo mostrar, através de pesquisa bibliográfica, que o Cubo Mágico oferece contribuições para o ensino de Permutações e Funções, visto que através deste jogo é possível construir e/ou encontrar alguns conceitos Matemáticos. Ao final das análises, pôde-se constatar que a utilização do Cubo Mágico, como recurso didático, é uma proposta viável dado sua capacidade de cativar e evidenciar para o aluno que a Matemática está para além dos limites do ambiente escolar.pt_BR


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