dc.creator | Araújo, Marlene Gorete de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-06-19T22:18:35Z | pt_BR |
dc.date.available | 2016-06-09 | pt_BR |
dc.date.available | 2016-06-19T22:18:35Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2016-05-12 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/837 | pt_BR |
dc.description.abstract | The teaching of Math, although presenting improved in recent years, still faces difficulties when it comes to teaching and learning. The use of games in mathematics classes has been one of the possible ways of solving such problems. This success is given by the peculiar features of this tool, as motivation in the classroom, the rupture of the traditional teaching model and the awakening of creativity and criticality. In this perspective, this study aimed to show, through bibliographical research, the Magic Cube offers contributions to teaching of Permutations and Functions, as through this game is possible to build and or find some Mathematical concepts. At the end of the analysis, it could be seen that the use of the Magic Cube, as a didactical resource, is a viable proposal because their capacity to motivate and demonstrate to student that mathematics is beyond the limits of the school environment. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação matemática | pt_BR |
dc.subject | Jogos | pt_BR |
dc.subject | Cubo mágico | pt_BR |
dc.subject | Math education | pt_BR |
dc.subject | games | pt_BR |
dc.subject | Magic cube | pt_BR |
dc.title | O uso do cubo mágico como estratégia de ensino de permutações e funções | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8280180946409003 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Medeiros, Francisco Batista de | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1401393432387705 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Medeiros, Francisco Batista de | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1401393432387705 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Dantas, Neuza Maria | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1467522880810985 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Lima, Wharton Martins de | pt_BR |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/5155469745591404 | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Natal - Central | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação matemática | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ensino de matemática | pt_BR |
dc.description.resumo | O ensino da Matemática, embora tenha apresentado melhoras nos últimos anos, ainda enfrenta dificuldades no que se diz respeito ao ensino e aprendizagem. A utilização de jogos em aulas de Matemática vem sendo uma das possíveis formas de solucionar tais problemas. Este êxito se dá pelas características peculiares desta ferramenta, como a motivação em sala de aula, a ruptura do modelo tradicional do ensino e o despertar da criatividade e da criticidade. Nesta perspectiva, o presente trabalho teve por objetivo mostrar, através de pesquisa bibliográfica, que o Cubo Mágico oferece contribuições para o ensino de Permutações e Funções, visto que através deste jogo é possível construir e/ou encontrar alguns conceitos Matemáticos. Ao final das análises, pôde-se constatar que a utilização do Cubo Mágico, como recurso didático, é uma proposta viável dado sua capacidade de cativar e evidenciar para o aluno que a Matemática está para além dos limites do ambiente escolar. | pt_BR |