| dc.creator | Costa, João | |
| dc.date.accessioned | 2025-11-29T00:18:24Z | |
| dc.date.available | 2025-11-28 | |
| dc.date.available | 2025-11-29T00:18:24Z | |
| dc.date.issued | 2025-08-08 | |
| dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/3039 | |
| dc.description.abstract | This study aims to explore the potential of the GeoGebra 3D tool, with an emphasis on the 3D
Calculator available for mobile devices, in the teaching of spatial geometry. The research, of
an experimental and qualitative nature, is based on a bibliographic review of works such as
Andrade (2017) and Silva (2017), and on the development of didactic material composed of
illustrated tutorials and pedagogical activities. Seven pilot constructions were developed,
including: cube, rectangular prism, cube diagonal, net constructions, prisms, pyramids, and
tetrahedron — all accompanied by proposed application activities. The activities were designed
in accordance with the Brazilian National Common Curricular Base (BNCC). Furthermore,
studies highlighting the impact of Digital Information and Communication Technologies
(DICTs) on mathematics education were examined, particularly regarding the use of GeoGebra
3D, its ability to build manipulable solid representations, and the integration of Augmented
Reality (AR), a feature available in the 3D Calculator. As a result, the proposal proves to be
accessible and replicable for teachers, offering activities with varying levels of complexity,
allowing educators to choose how to approach the subject, support teacher training, and provide
a basis for further research in high school or upper elementary classes. It is concluded that the
use of GeoGebra 3D promotes a more visual, interactive, and meaningful learning of spatial
geometry, facilitating students’ understanding through new interactions and perspectives
enabled by the tool, while increasing their engagement. | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Calculadora 3D | pt_BR |
| dc.subject | GeoGebra 3D | pt_BR |
| dc.subject | Geometria Espacial | pt_BR |
| dc.subject | Geometria Espacial | pt_BR |
| dc.subject | Tecnologias Digitais | pt_BR |
| dc.title | Realidade aumentada e o uso do geogebra 3d no ensino de geometria espacial: construções e propostas de atividades didáticas | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5331056940517551 | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Nascimento, Jefferson | |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9618309429270237 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Nascimento, Jefferson | |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9618309429270237 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Goncalves, Francisco | |
| dc.contributor.referee3 | Dantas Neto, João | |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Ceará-Mirim | pt_BR |
| dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | pt_BR |
| dc.description.resumo | Este trabalho tem como objetivo geral explorar as potencialidades da ferramenta GeoGebra 3D,
com ênfase na Calculadora 3D disponível para dispositivos móveis, no ensino de geometria
espacial. A pesquisa, de natureza experimental e qualitativa, fundamenta-se em revisão
bibliográfica de trabalhos como os de Andrade (2017) e Silva (2017), e na produção de um
material didático formado por tutoriais ilustrados e atividades pedagógicas. Foram
desenvolvidas sete construções-piloto, entre elas: cubo, paralelepípedo, diagonal do cubo,
planificações, prismas, pirâmides e tetraedro, todas seguidas por atividades propostas para
aplicação. As atividades propostas foram elaboradas à luz da Base Nacional Comum Curricular
(BNCC). Outrossim, foram exploradas pesquisas que destacam o impacto das Tecnologias
Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) no ensino de matemática, especialmente com
o uso do GeoGebra 3D, sua capacidade de construir representações de sólidos que podem ser
manipulados digitalmente e até mesmo a Realidade Aumentada (RA), recurso da Calculadora
3D. Como resultado, a proposta mostra-se acessível e replicável para professores, oferecendo
uma aplicabilidade das atividades propostas com diferentes níveis de complexidade, uma vez
que permite que o professor opte por como realizará a abordagem do tema estudado, assim
como as propostas de ensino, apoio à formação docente e subsídios para futuras investigações
em turmas do Ensino Médio ou anos finais do Ensino Fundamental II. Conclui-se que o uso do
GeoGebra 3D promove um ensino mais visual, interativo e significativo da geometria espacial,
facilitando a compreensão dos conceitos por meio das novas interações e pontos de vista
permitidas pela ferramenta e ampliando o empenho dos estudantes.
Palavras-chave: Calculadora 3D, GeoGebra 3D, Geometria Espacial, Educação Matemática,
Tecnologias Digitais, Realidade Aumentada, Ensino Médio. | pt_BR |
| dc.relation.references | COSTA, João Paulo Oliveira da. Realidade aumentada e o uso do geogebra 3d no ensino de geometria espacial: construções e propostas de atividades didáticas. 2025. 64 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Matemática, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Ceará-Mirim, 2025. | pt_BR |