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dc.creatorCosta, João
dc.date.accessioned2025-11-29T00:18:24Z
dc.date.available2025-11-28
dc.date.available2025-11-29T00:18:24Z
dc.date.issued2025-08-08
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/3039
dc.description.abstractThis study aims to explore the potential of the GeoGebra 3D tool, with an emphasis on the 3D Calculator available for mobile devices, in the teaching of spatial geometry. The research, of an experimental and qualitative nature, is based on a bibliographic review of works such as Andrade (2017) and Silva (2017), and on the development of didactic material composed of illustrated tutorials and pedagogical activities. Seven pilot constructions were developed, including: cube, rectangular prism, cube diagonal, net constructions, prisms, pyramids, and tetrahedron — all accompanied by proposed application activities. The activities were designed in accordance with the Brazilian National Common Curricular Base (BNCC). Furthermore, studies highlighting the impact of Digital Information and Communication Technologies (DICTs) on mathematics education were examined, particularly regarding the use of GeoGebra 3D, its ability to build manipulable solid representations, and the integration of Augmented Reality (AR), a feature available in the 3D Calculator. As a result, the proposal proves to be accessible and replicable for teachers, offering activities with varying levels of complexity, allowing educators to choose how to approach the subject, support teacher training, and provide a basis for further research in high school or upper elementary classes. It is concluded that the use of GeoGebra 3D promotes a more visual, interactive, and meaningful learning of spatial geometry, facilitating students’ understanding through new interactions and perspectives enabled by the tool, while increasing their engagement.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCalculadora 3Dpt_BR
dc.subjectGeoGebra 3Dpt_BR
dc.subjectGeometria Espacialpt_BR
dc.subjectGeometria Espacialpt_BR
dc.subjectTecnologias Digitaispt_BR
dc.titleRealidade aumentada e o uso do geogebra 3d no ensino de geometria espacial: construções e propostas de atividades didáticaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5331056940517551pt_BR
dc.contributor.advisor1Nascimento, Jefferson
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9618309429270237pt_BR
dc.contributor.referee1Nascimento, Jefferson
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9618309429270237pt_BR
dc.contributor.referee2Goncalves, Francisco
dc.contributor.referee3Dantas Neto, João
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCeará-Mirimpt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo geral explorar as potencialidades da ferramenta GeoGebra 3D, com ênfase na Calculadora 3D disponível para dispositivos móveis, no ensino de geometria espacial. A pesquisa, de natureza experimental e qualitativa, fundamenta-se em revisão bibliográfica de trabalhos como os de Andrade (2017) e Silva (2017), e na produção de um material didático formado por tutoriais ilustrados e atividades pedagógicas. Foram desenvolvidas sete construções-piloto, entre elas: cubo, paralelepípedo, diagonal do cubo, planificações, prismas, pirâmides e tetraedro, todas seguidas por atividades propostas para aplicação. As atividades propostas foram elaboradas à luz da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Outrossim, foram exploradas pesquisas que destacam o impacto das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) no ensino de matemática, especialmente com o uso do GeoGebra 3D, sua capacidade de construir representações de sólidos que podem ser manipulados digitalmente e até mesmo a Realidade Aumentada (RA), recurso da Calculadora 3D. Como resultado, a proposta mostra-se acessível e replicável para professores, oferecendo uma aplicabilidade das atividades propostas com diferentes níveis de complexidade, uma vez que permite que o professor opte por como realizará a abordagem do tema estudado, assim como as propostas de ensino, apoio à formação docente e subsídios para futuras investigações em turmas do Ensino Médio ou anos finais do Ensino Fundamental II. Conclui-se que o uso do GeoGebra 3D promove um ensino mais visual, interativo e significativo da geometria espacial, facilitando a compreensão dos conceitos por meio das novas interações e pontos de vista permitidas pela ferramenta e ampliando o empenho dos estudantes. Palavras-chave: Calculadora 3D, GeoGebra 3D, Geometria Espacial, Educação Matemática, Tecnologias Digitais, Realidade Aumentada, Ensino Médio.pt_BR
dc.relation.referencesCOSTA, João Paulo Oliveira da. Realidade aumentada e o uso do geogebra 3d no ensino de geometria espacial: construções e propostas de atividades didáticas. 2025. 64 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Matemática, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Ceará-Mirim, 2025.pt_BR


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