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dc.creatorCosta Junior, Antonio
dc.date.accessioned2025-11-28T23:46:37Z
dc.date.available2025-11-28
dc.date.available2025-11-28T23:46:37Z
dc.date.issued2024-09-24
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/3038
dc.description.abstractThis monograph presents a proposal for a teaching sequence that integrates concepts of seismology and logarithms, with emphasis on the Samambaia Fault, an important Brazilian geological fault located in the Mato Grande/RN region. The objective is to provide an interdisciplinary approach in teaching mathematics, promoting the understanding of logarithms through examples from the geological context. The research was motivated by the need to facilitate students' learning by making it meaningful. The methodology used was qualitativequantitative, based on bibliographical research and analysis of seismological data. The teaching sequence was structured in stages that include initial problematization texts, exploration and contextualization activities, organization of content and application of activities. This approach involved the mathematical concepts of logarithms with the observation of seismic data, facilitating students' understanding of the importance of logarithms in describing the magnitude of earthquakes, reducing the fact that the integration of seismology in the teaching of logarithms enriches the learning process. The didactic sequence not only promotes the acquisition of knowledge about geological characteristics, but also allows the development of mathematical skills applicable in real contexts, contributing to a broader and more critical education. It is concluded that the required interdisciplinary approach can serve as a model for future educational practices, encouraging the use of contemporary scientific themes in the teaching of mathematics.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFalha de Samambaiapt_BR
dc.subjectLogaritmospt_BR
dc.subjectSequência Didáticapt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.titleSismologia e matemática: uma investigação sobre a falha de samambaia e uma sequência didática para o ensino de logaritmospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4140108804836797pt_BR
dc.contributor.advisor1Azevedo, Sylvester
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9124033582884586pt_BR
dc.contributor.referee1Azevedo, Sylvester
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9124033582884586pt_BR
dc.contributor.referee2Medeiros, Suzany
dc.contributor.referee3Nascimento, Jefferson
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCeará-Mirimpt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.description.resumoEsta monografia apresenta uma proposta de sequência didática que integra conceitos de sismologia e logaritmos, com ênfase na Falha de Samambaia, uma importante falha geológica brasileira localizada na região do Mato Grande/RN. O objetivo é proporcionar uma abordagem interdisciplinar no ensino de matemática, promovendo a compreensão de logaritmos através de exemplos do contexto geológico. A pesquisa foi motivada pela necessidade de viabilizar o aprendizado dos alunos tornando-o relevante. A metodologia utilizada foi um estudo de natureza exploratória com a obtenção de informações que serão investigadas, com base em levantamento bibliográfico e análise de dados sismológicos. A sequência didática foi estruturada em etapas que incluem textos de problematização inicial, atividades de exploração e contextualização, organização dos conteúdos e aplicação de atividades. Esta abordagem permitiu relacionar os conceitos matemáticos de logaritmos com a observação de dados sísmicos, facilitando a compreensão dos alunos sobre a importância dos logaritmos na descrição da magnitude dos terremotos, indicando que a integração da sismologia no ensino de logaritmos enriquece o processo de aprendizagem. A sequência didática não só promove a aquisição do conhecimento sobre os fenômenos geológicos, mas também permite o desenvolvimento de habilidades matemáticas aplicáveis em contextos reais, contribuindo para uma formação mais ampla e crítica. Conclui-se que a abordagem interdisciplinar adotada pode servir de modelo para futuras práticas educacionais, incentivando a utilização de temas científicos contemporâneos no ensino da matemáticapt_BR
dc.relation.referencesCOSTA JUNIOR, Antonio Pereira da. Sismologia e matemática: uma investigação sobre a falha de samambaia e uma sequência didática para o ensino de logaritmos. 2024. 42 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Matemática, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Norte, Ceará-Mirim, 2024.pt_BR


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