Mostrar registro simples

dc.creatorSantos, Everton Bezerra dos
dc.date.accessioned2025-06-30T14:59:38Z
dc.date.available2025-06-30T14:59:38Z
dc.date.issued2025-02-24
dc.identifier.citationSANTOS, Everton Bezerra dos. O ensino de matemática na perspectiva do letramento matemático: um estudo sobre o nível IV da EJA da Escola Municipal Professora Emília Ramos, Natal-RN. Orientadora: Úrsula Lima Brugge. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2951
dc.description.abstractThis monograph explores mathematics education with a focus on mathematical literacy for Level IV students of Youth and Adult Education (EJA) at Escola Municipal Professora Emília Ramos in Natal/RN. The aim is to analyze how mathematical literacy contributes to the development of critical-reflective thinking, particularly in interpreting data and statistics from electoral campaigns. The study seeks to: (a) assess the relationship between students' level of mathematical literacy and their ability to critically analyze electoral data; and (b) understand how problem-solving in mathematics strengthens critical thinking applicable to everyday situations. The methodology employs mixed methods, combining qualitative and quantitative approaches. Data collection will occur in two 90-minute workshops, using resources such as a blackboard, projector, tablets, and graph visualization software. In the first workshop, students will be introduced to mathematical literacy using electoral data from the TSE (Superior Electoral Court), reflecting on its impact on daily life. In the second, Level IV EJA mathematical concepts will be applied to practical problems and graph analysis. Qualitative analysis will include observations and discussions, while quantitative analysis will use pre- and post-workshop performance tests to compare mathematical skills. The expected outcomes are the improvement of logical-mathematical reasoning and critical-reflective thinking, enabling students to interpret quantitative data in daily life. The research is justified by the relevance of mathematical literacy in contemporary society, aiming to contribute to the improvement of municipal education and the formation of critical and informed citizens.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de Matemática; Letramento matemático; Pensamento crítico; Campanhas eleitorais.pt_BR
dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
dc.subjectLetramento matemáticopt_BR
dc.subjectPensamento críticopt_BR
dc.subjectCampanhas eleitoraispt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospt_BR
dc.subjectMathematics educationpt_BR
dc.subjectMathematical literacypt_BR
dc.subjectCritical thinking;pt_BR
dc.subjectElectoral campaignspt_BR
dc.subjectYouth and Adult Educationpt_BR
dc.titleO ensino de matemática na perspectiva do letramento matemático: um estudo sobre o nível IV da EJA da Escola Municipal Professora Emília Ramos, Natal-RN /pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0241472119065235pt_BR
dc.contributor.advisor1Brugge, Úrsula Lima
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1749174919349273pt_BR
dc.contributor.referee1Brugge, Úrsula Lima
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1749174919349273pt_BR
dc.contributor.referee2Tavares, Agamenon Henrique de Carvalho
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8292350155453141pt_BR
dc.contributor.referee3Medeiros, Leonardo Andrade de
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4054734075237069pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentNatal-Centralpt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIÊNCIAS HUMANASpt_BR
dc.description.resumoEsta monografia investiga o ensino de matemática com foco no letramento matemático para estudantes do Nível IV da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Municipal Professora Emília Ramos, em Natal/RN. O objetivo é analisar como o letramento matemático contribui para o desenvolvimento do pensamento crítico-reflexivo, especialmente na interpretação de dados e estatísticas presentes em campanhas eleitorais. A pesquisa busca: (a) avaliar a relação entre o nível de letramento matemático dos alunos e sua capacidade de analisar criticamente dados eleitorais; e (b) compreender como a resolução de problemas matemáticos fortalece o pensamento crítico aplicável a situações cotidianas. A metodologia utiliza métodos mistos, combinando abordagens qualitativas e quantitativas. A coleta de dados ocorrerá em duas oficinas de 90 minutos, com recursos como lousa, projetor, tablets e softwares de visualização de gráficos. Na primeira oficina, os alunos serão introduzidos ao letramento matemático com base em dados eleitorais do TSE, refletindo sobre seu impacto no cotidiano. Na segunda, serão trabalhados conceitos matemáticos do Nível IV da EJA, aplicados em problemas práticos e análise de gráficos. A análise qualitativa incluirá observações e discussões, enquanto a quantitativa utilizará testes de desempenho pré e pós-oficina para comparar habilidades matemáticas. Os resultados esperados são o aprimoramento do raciocínio lógico-matemático e do pensamento crítico-reflexivo, capacitando os alunos para interpretar dados quantitativos no dia a dia. A pesquisa justifica-se pela relevância do letramento matemático na sociedade contemporânea, visando contribuir para a melhoria da educação municipal e a formação de cidadãos críticos e informados.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples