| dc.creator | Santos, Everton Bezerra dos | |
| dc.date.accessioned | 2025-06-30T14:59:38Z | |
| dc.date.available | 2025-06-30T14:59:38Z | |
| dc.date.issued | 2025-02-24 | |
| dc.identifier.citation | SANTOS, Everton Bezerra dos. O ensino de matemática na perspectiva do letramento matemático: um estudo sobre o nível IV da EJA da Escola Municipal Professora Emília Ramos, Natal-RN. Orientadora: Úrsula Lima Brugge. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2951 | |
| dc.description.abstract | This monograph explores mathematics education with a focus on mathematical literacy for
Level IV students of Youth and Adult Education (EJA) at Escola Municipal Professora Emília
Ramos in Natal/RN. The aim is to analyze how mathematical literacy contributes to the
development of critical-reflective thinking, particularly in interpreting data and statistics from
electoral campaigns. The study seeks to: (a) assess the relationship between students' level of
mathematical literacy and their ability to critically analyze electoral data; and (b) understand
how problem-solving in mathematics strengthens critical thinking applicable to everyday
situations. The methodology employs mixed methods, combining qualitative and quantitative
approaches. Data collection will occur in two 90-minute workshops, using resources such as a
blackboard, projector, tablets, and graph visualization software. In the first workshop, students
will be introduced to mathematical literacy using electoral data from the TSE (Superior
Electoral Court), reflecting on its impact on daily life. In the second, Level IV EJA
mathematical concepts will be applied to practical problems and graph analysis. Qualitative
analysis will include observations and discussions, while quantitative analysis will use pre- and
post-workshop performance tests to compare mathematical skills. The expected outcomes are
the improvement of logical-mathematical reasoning and critical-reflective thinking, enabling
students to interpret quantitative data in daily life. The research is justified by the relevance of
mathematical literacy in contemporary society, aiming to contribute to the improvement of
municipal education and the formation of critical and informed citizens. | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Ensino de Matemática; Letramento matemático; Pensamento crítico; Campanhas eleitorais. | pt_BR |
| dc.subject | Ensino de Matemática | pt_BR |
| dc.subject | Letramento matemático | pt_BR |
| dc.subject | Pensamento crítico | pt_BR |
| dc.subject | Campanhas eleitorais | pt_BR |
| dc.subject | Educação de Jovens e Adultos | pt_BR |
| dc.subject | Mathematics education | pt_BR |
| dc.subject | Mathematical literacy | pt_BR |
| dc.subject | Critical thinking; | pt_BR |
| dc.subject | Electoral campaigns | pt_BR |
| dc.subject | Youth and Adult Education | pt_BR |
| dc.title | O ensino de matemática na perspectiva do letramento matemático: um estudo sobre o nível IV da EJA da Escola Municipal Professora Emília Ramos, Natal-RN / | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0241472119065235 | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Brugge, Úrsula Lima | |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1749174919349273 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Brugge, Úrsula Lima | |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1749174919349273 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Tavares, Agamenon Henrique de Carvalho | |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8292350155453141 | pt_BR |
| dc.contributor.referee3 | Medeiros, Leonardo Andrade de | |
| dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/4054734075237069 | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Natal-Central | pt_BR |
| dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIÊNCIAS HUMANAS | pt_BR |
| dc.description.resumo | Esta monografia investiga o ensino de matemática com foco no letramento matemático para
estudantes do Nível IV da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Municipal Professora
Emília Ramos, em Natal/RN. O objetivo é analisar como o letramento matemático contribui
para o desenvolvimento do pensamento crítico-reflexivo, especialmente na interpretação de
dados e estatísticas presentes em campanhas eleitorais. A pesquisa busca: (a) avaliar a relação
entre o nível de letramento matemático dos alunos e sua capacidade de analisar criticamente
dados eleitorais; e (b) compreender como a resolução de problemas matemáticos fortalece o
pensamento crítico aplicável a situações cotidianas. A metodologia utiliza métodos mistos,
combinando abordagens qualitativas e quantitativas. A coleta de dados ocorrerá em duas
oficinas de 90 minutos, com recursos como lousa, projetor, tablets e softwares de visualização
de gráficos. Na primeira oficina, os alunos serão introduzidos ao letramento matemático com
base em dados eleitorais do TSE, refletindo sobre seu impacto no cotidiano. Na segunda, serão
trabalhados conceitos matemáticos do Nível IV da EJA, aplicados em problemas práticos e
análise de gráficos. A análise qualitativa incluirá observações e discussões, enquanto a
quantitativa utilizará testes de desempenho pré e pós-oficina para comparar habilidades
matemáticas. Os resultados esperados são o aprimoramento do raciocínio lógico-matemático e
do pensamento crítico-reflexivo, capacitando os alunos para interpretar dados quantitativos no
dia a dia. A pesquisa justifica-se pela relevância do letramento matemático na sociedade
contemporânea, visando contribuir para a melhoria da educação municipal e a formação de
cidadãos críticos e informados. | pt_BR |