| dc.creator | Maia, Ana Júlia da Silva | |
| dc.date.accessioned | 2025-04-22T21:02:02Z | |
| dc.date.available | 2025-04-22T21:02:02Z | |
| dc.date.issued | 2025-02-19 | |
| dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2855 | |
| dc.description.abstract | This study analyzes the impact of formal employment on the academic performance and well-being of Physics undergraduate students at IFRN, Caicó Campus. Using a mixed-methods approach, the research involved 31 students who completed an online questionnaire addressing their socioeconomic profile, work profile, challenges faced, and expectations. The results indicate that the majority of students work, and this dual workload significantly impacts their studies, causing fatigue, difficulty concentrating, and demotivation. This overload contributes to a context conducive to academic burnout, affecting mental health and leading some to consider dropping out. Students highlight the need for greater schedule flexibility, psychological support, financial aid, and understanding from the institution. The research underscores the urgency of policies and pedagogical practices that address the specific needs of working students, promoting their well-being and academic success. | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | FUNCERN | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Jornada dupla | pt_BR |
| dc.subject | Desempenho acadêmico | pt_BR |
| dc.subject | Licenciatura em Física | pt_BR |
| dc.subject | Burnout acadêmico | pt_BR |
| dc.subject | Suporte institucional | pt_BR |
| dc.title | A jornada dupla no cotidiano acadêmico: vivências dos estudantes do Curso de Licenciatura em Física no IFRN Campus Caicó | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8794796468974295 | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Reis, Larissa Fernanda Santos Oliveira dos | |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0245065934432663 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Reis, Larissa Fernanda Santos Oliveira dos | |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0245065934432663 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Souza, Alcindo Mariano de | |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4798473329850773 | pt_BR |
| dc.contributor.referee3 | Silva, Ricardo Rodrigues da | |
| dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/2057761593634233 | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Caicó | pt_BR |
| dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
| dc.description.resumo | Este trabalho analisa o impacto do trabalho formal no desempenho acadêmico e bem-estar de estudantes de Licenciatura em Física do IFRN, Campus Caicó. A pesquisa, de abordagem mista, envolveu 31 estudantes e utilizou um questionário online para coletar dados sobre perfil socioeconômico, perfil profissional, dificuldades enfrentadas e expectativas. Os resultados revelam que a maioria dos estudantes trabalha, e a jornada dupla impacta significativamente seus estudos, causando cansaço, dificuldade de concentração e desmotivação. A sobrecarga contribui para um contexto propício ao burnout acadêmico, afetando a saúde mental e levando alguns a considerarem a evasão. Os estudantes destacam a necessidade de maior flexibilidade de horários, suporte psicológico, auxílios financeiros e compreensão por parte da instituição. A pesquisa ressalta a urgência de políticas e práticas pedagógicas que atendam às demandas específicas desses estudantes, promovendo seu bem-estar e sucesso acadêmico. | pt_BR |