Mostrar registro simples

dc.creatorMaia, Ana Júlia da Silva
dc.date.accessioned2025-04-22T21:02:02Z
dc.date.available2025-04-22T21:02:02Z
dc.date.issued2025-02-19
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2855
dc.description.abstractThis study analyzes the impact of formal employment on the academic performance and well-being of Physics undergraduate students at IFRN, Caicó Campus. Using a mixed-methods approach, the research involved 31 students who completed an online questionnaire addressing their socioeconomic profile, work profile, challenges faced, and expectations. The results indicate that the majority of students work, and this dual workload significantly impacts their studies, causing fatigue, difficulty concentrating, and demotivation. This overload contributes to a context conducive to academic burnout, affecting mental health and leading some to consider dropping out. Students highlight the need for greater schedule flexibility, psychological support, financial aid, and understanding from the institution. The research underscores the urgency of policies and pedagogical practices that address the specific needs of working students, promoting their well-being and academic success.pt_BR
dc.description.sponsorshipFUNCERNpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectJornada duplapt_BR
dc.subjectDesempenho acadêmicopt_BR
dc.subjectLicenciatura em Físicapt_BR
dc.subjectBurnout acadêmicopt_BR
dc.subjectSuporte institucionalpt_BR
dc.titleA jornada dupla no cotidiano acadêmico: vivências dos estudantes do Curso de Licenciatura em Física no IFRN Campus Caicópt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8794796468974295pt_BR
dc.contributor.advisor1Reis, Larissa Fernanda Santos Oliveira dos
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0245065934432663pt_BR
dc.contributor.referee1Reis, Larissa Fernanda Santos Oliveira dos
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0245065934432663pt_BR
dc.contributor.referee2Souza, Alcindo Mariano de
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4798473329850773pt_BR
dc.contributor.referee3Silva, Ricardo Rodrigues da
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2057761593634233pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCaicópt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.description.resumoEste trabalho analisa o impacto do trabalho formal no desempenho acadêmico e bem-estar de estudantes de Licenciatura em Física do IFRN, Campus Caicó. A pesquisa, de abordagem mista, envolveu 31 estudantes e utilizou um questionário online para coletar dados sobre perfil socioeconômico, perfil profissional, dificuldades enfrentadas e expectativas. Os resultados revelam que a maioria dos estudantes trabalha, e a jornada dupla impacta significativamente seus estudos, causando cansaço, dificuldade de concentração e desmotivação. A sobrecarga contribui para um contexto propício ao burnout acadêmico, afetando a saúde mental e levando alguns a considerarem a evasão. Os estudantes destacam a necessidade de maior flexibilidade de horários, suporte psicológico, auxílios financeiros e compreensão por parte da instituição. A pesquisa ressalta a urgência de políticas e práticas pedagógicas que atendam às demandas específicas desses estudantes, promovendo seu bem-estar e sucesso acadêmico.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples