| dc.creator | Silva, Júlia Carolina Ferreira da | |
| dc.date.accessioned | 2025-03-21T13:44:35Z | |
| dc.date.available | 2023-04-28 | |
| dc.date.available | 2025-03-21T13:44:35Z | |
| dc.date.issued | 2023-04-28 | |
| dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2837 | |
| dc.description.abstract | With the health crisis of the new coronavirus, several transformations were circumvented in the most different areas of society, and in education, a change in the way of teaching was established. In view of the contingent situation of peasant schools, it was thought to analyze how teaching was during the pandemic, in these spaces, in this sense, the present work has the main objective of understanding the main challenges faced by EJA students from rural schools. during the pandemic. In terms of methodology, the research present in the work concerns the qualitative, descriptive, objective, exploratory and basic nature. From the results obtained, it is
concluded that the public of EJA in the countryside faces a serious digital exclusion, and it denotes a setback in relation to society in general, since the internet is currently one of the main vehicles of information. Not only, it is clear that the main problems of the field and the needs of the EJA have not been repaired, because, recently with the pandemic, they all stood out in an ascending way. | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Pandemia | pt_BR |
| dc.subject | EJA do campo | pt_BR |
| dc.subject | Ensino remoto | pt_BR |
| dc.subject | Busca ativa escolar | pt_BR |
| dc.title | Discentes do campo em tempos de pandemia : um estudo de caso na Escola Municipal Jessé Freire – Pedro Velho/RN | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | - | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Maia, Márcio Monteiro | |
| dc.contributor.advisor1Lattes | - | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Canguaretama | pt_BR |
| dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
| dc.description.resumo | Com crise sanitária do novo coronavírus, contornou-se diversas transformações nas mais distintas áreas da sociedade, e na educação, se estabeleceu uma mudança na maneira de ensino. Tendo em vista a situação contingente das escolas campesinas, pensou-se em analisar como foi o ensino durante a pandemia, nesses espaços. Nesse sentido, o presente trabalho tem por objetivo principal compreender os principais desafios enfrentados por discentes da EJA de escola do campo durante a pandemia. O aporte teórico que sustenta a discussão é múltiplo, sendo os principais: Araújo (2012), Fernandes et al. (2020), Vieira (2021), Shor, Freire (1986). Em se tratando da metodologia, a pesquisa presente no trabalho, concerne a do tipo qualitativa, de modalidade descritiva, por objetivos, exploratória e de natureza básica. A partir dos resultados obtidos, conclui-se que o público da EJA do campo enfrenta uma séria exclusão digital, e denota-se um retrocesso com relação a sociedade em geral visto que a internet atualmente é um dos principais veículos de informação. Não somente, percebe-se que os
principais problemas do campo e as necessidades da EJA não têm sido reparados, pois, recentemente com a pandemia todos eles sobressaíram de maneira ascendente. | pt_BR |