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dc.creatorNascimento, Gracy kelly do
dc.date.accessioned2024-08-19T23:50:53Z
dc.date.available2024-08-19T23:50:53Z
dc.date.issued2023-01-31
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Gracy Kelly do. Ensino-aprendizagem de geografia nos anos iniciais do ensino fundamental: um estudo de caso na Escola Municipal Estudante Emmanuel Bezerra, em Natal-RN. Orientadora: Maria Cristina Cavalcanti Araújo. 2023. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2662
dc.description.abstractGeography in the early years of elementary school is an excellent tool to develop spatial thinking and geographic reasoning in children, cognitive processes necessary for their social and cognitive construction. In addition, it assists in the literacy of students, through reading the world, the student develops the ability to read the geographic space and identify himself as an active agent of this medium. Thus, this work seeks to analyze the teaching-learning process of Geography in the Early Years of Elementary School at the Municipal School Student Emmanuel Bezerra, in the city of Natal-RN. It is known that the Common National Curriculum Base defines thematic units, objects of knowledge and skills for this level of teaching, in this bias, we sought through a case study in the school in question, to know the performance of teachers in front of the classrooms, as well as the students' knowledge in what is up to the required skills. Finally, there were absences in geography teaching at the Municipal School Student Emmanuel Bezerra, the students were lacking in essential skills for their level of education, also, there were difficulties in teaching practice, reflections of a vague initial training intensified by a non-existent continuing education.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de Geografia - Anos iniciaispt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectTeaching Geography - Early yearspt_BR
dc.subjectTeaching-learningpt_BR
dc.subjectElementary schoolpt_BR
dc.titleEnsino-aprendizagem de geografia nos anos iniciais do ensino fundamental : um estudo de caso na Escola Municipal Estudante Emmanuel Bezerra, em Natal-RNpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttps://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.menu?f_cod=4543BBEC7CE66F2955D01612C6949878pt_BR
dc.contributor.advisor1Araújo, Maria Cristina Cavalcanti
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7923020450041188pt_BR
dc.contributor.referee1Araújo, Maria Cristina Cavalcanti
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7923020450041188pt_BR
dc.contributor.referee2Gonçalves, Francisco Ednardo
dc.contributor.referee3Nascimento, José Mateus do
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentNatal - Centralpt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Humanaspt_BR
dc.description.resumoA Geografia nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental se faz, enquanto componente curricular, uma excelente ferramenta para desenvolver nas crianças o pensamento espacial e raciocínio geográfico, processos cognitivos necessários para sua construção social e cognitiva. Além disso, auxilia na alfabetização dos educandos, através da leitura do mundo, o aluno pode desenvolver a capacidade de ler o espaço geográfico e se identificar como um agente ativo desse meio. Assim, o presente trabalho busca analisar o processo de ensino-aprendizagem de Geografia nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental na Escola Municipal Estudante Emmanuel Bezerra, na cidade de Natal-RN. Sabe-se que a Base Nacional Comum Curricular define unidades temáticas, objetos do conhecimento e habilidades para esse nível de ensino, nesse viés, procurou-se através de um estudo de caso na escola em questão, conhecer a atuação dos professores à frente das salas de aula, bem como, o conhecimento dos alunos no que compete às habilidades exigidas. Por fim, constatou-se ausências no ensino de Geografia na Escola Municipal Estudante Emmanuel Bezerra, os educandos mostraram-se carentes de habilidades essenciais para o seu nível de ensino, também, comprovou-se dificuldades na prática docente, reflexos de uma vaga formação inicial intensificada por uma formação continuada inexistente.pt_BR


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