dc.creator | Nascimento, Gracy kelly do | |
dc.date.accessioned | 2024-08-19T23:50:53Z | |
dc.date.available | 2024-08-19T23:50:53Z | |
dc.date.issued | 2023-01-31 | |
dc.identifier.citation | NASCIMENTO, Gracy Kelly do. Ensino-aprendizagem de geografia nos anos iniciais do ensino fundamental: um estudo de caso na Escola Municipal Estudante Emmanuel Bezerra, em Natal-RN. Orientadora: Maria Cristina Cavalcanti Araújo. 2023. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2662 | |
dc.description.abstract | Geography in the early years of elementary school is an excellent tool to develop
spatial thinking and geographic reasoning in children, cognitive processes necessary
for their social and cognitive construction. In addition, it assists in the literacy of
students, through reading the world, the student develops the ability to read the
geographic space and identify himself as an active agent of this medium. Thus, this
work seeks to analyze the teaching-learning process of Geography in the Early Years
of Elementary School at the Municipal School Student Emmanuel Bezerra, in the city
of Natal-RN. It is known that the Common National Curriculum Base defines thematic
units, objects of knowledge and skills for this level of teaching, in this bias, we sought
through a case study in the school in question, to know the performance of teachers
in front of the classrooms, as well as the students' knowledge in what is up to the
required skills. Finally, there were absences in geography teaching at the Municipal
School Student Emmanuel Bezerra, the students were lacking in essential skills for
their level of education, also, there were difficulties in teaching practice, reflections of
a vague initial training intensified by a non-existent continuing education. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Geografia - Anos iniciais | pt_BR |
dc.subject | Ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Teaching Geography - Early years | pt_BR |
dc.subject | Teaching-learning | pt_BR |
dc.subject | Elementary school | pt_BR |
dc.title | Ensino-aprendizagem de geografia nos anos iniciais do ensino fundamental : um estudo de caso na Escola Municipal Estudante Emmanuel Bezerra, em Natal-RN | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.creator.Lattes | https://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.menu?f_cod=4543BBEC7CE66F2955D01612C6949878 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Araújo, Maria Cristina Cavalcanti | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7923020450041188 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Araújo, Maria Cristina Cavalcanti | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7923020450041188 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Gonçalves, Francisco Ednardo | |
dc.contributor.referee3 | Nascimento, José Mateus do | |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Natal - Central | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciências Humanas | pt_BR |
dc.description.resumo | A Geografia nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental se faz, enquanto componente
curricular, uma excelente ferramenta para desenvolver nas crianças o pensamento
espacial e raciocínio geográfico, processos cognitivos necessários para sua
construção social e cognitiva. Além disso, auxilia na alfabetização dos educandos,
através da leitura do mundo, o aluno pode desenvolver a capacidade de ler o espaço
geográfico e se identificar como um agente ativo desse meio. Assim, o presente
trabalho busca analisar o processo de ensino-aprendizagem de Geografia nos Anos
Iniciais do Ensino Fundamental na Escola Municipal Estudante Emmanuel Bezerra,
na cidade de Natal-RN. Sabe-se que a Base Nacional Comum Curricular define
unidades temáticas, objetos do conhecimento e habilidades para esse nível de
ensino, nesse viés, procurou-se através de um estudo de caso na escola em
questão, conhecer a atuação dos professores à frente das salas de aula, bem como,
o conhecimento dos alunos no que compete às habilidades exigidas. Por fim,
constatou-se ausências no ensino de Geografia na Escola Municipal Estudante
Emmanuel Bezerra, os educandos mostraram-se carentes de habilidades essenciais
para o seu nível de ensino, também, comprovou-se dificuldades na prática docente,
reflexos de uma vaga formação inicial intensificada por uma formação continuada
inexistente. | pt_BR |