Mostrar registro simples

dc.creatorCosta, Samuel
dc.date.accessioned2024-07-29T21:26:47Z
dc.date.available2024-07-29T21:26:47Z
dc.date.issued2021-08-16
dc.identifier.citationCOSTA, Samuel Wallace Amorim. A história da matemática como metodologia no ensino médio: introdução ao estudo das funções. Orientador: José Everaldo Pereira. 2021. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2650
dc.description.abstractIn this paper, we present a survey carried out with 17 teachers with a degree in Mathematics, selected to watch a video class about function carried out through the methodology of the History of Mathematics “Introduction to the study of functions: through a historical view”. The objective was to show the importance of applying the methodology, both for students and teachers, and the benefits it brings. Initially, for the application of the research, we had a theoretical basis on the methodology of the history of Mathematics, in which several mathematicians were researched. Then, we approach all the methodological procedures used to carry out the work, such as bibliographical, descriptive and qualitative research and the production of a plan for a video class. With that, we show all the necessary resources for the creation of the videoclass, the base of the research. In addition, we show the creation of a questionnaire, in order to collect important data for the research, to be applied to some teachers who watched the video class. Finally, we present, in an organized way in tables and graphs, the collected data, which brought good results to the research, with the confirmation that the significant majority of teachers trained in Mathematics (research participants) saw the benefit of using the applied methodology in the video class.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHistória da Matemática; Metodologia; Introdução ao estudo das funções; Videoaulapt_BR
dc.subjectHistória da Matemáticapt_BR
dc.subjectMetodologiapt_BR
dc.subjectIntrodução ao Estudo das Funçõespt_BR
dc.subjectVideoaulapt_BR
dc.subjectHistory of Mathematicspt_BR
dc.subjectMethodologypt_BR
dc.subjectIntroduction to the study of functionspt_BR
dc.subjectVideo lessonspt_BR
dc.titleA história da matemática como metodologia no ensino médio: introdução ao estudo das funçõespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2871142441106089pt_BR
dc.contributor.advisor1Pereira, Jose Everaldo
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4514178993300219pt_BR
dc.contributor.referee1Pereira, José Everaldo
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4514178993300219pt_BR
dc.contributor.referee2Tavares, Agamenon Henrique de Carvalho Tavares
dc.contributor.referee3Sousa, Enne
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9573274623612511pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentNatal - Centralpt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho, apresentamos uma pesquisa realizada com 17 professores licenciados em Matemática, selecionados para assistirem a uma videoaula sobre função realizada através da metodologia da História da Matemática “Introdução ao estudo das funções: por uma visão histórica”. O objetivo foi mostrar a importância da aplicação da metodologia, tanto para os alunos quanto para os professores, e os benefícios trazidos por ela. Inicialmente, para a aplicação da pesquisa, tivemos um embasamento teórico sobre a metodologia da história da Matemática, em que se pesquisaram vários matemáticos. Em seguida, abordamos todos os procedimentos metodológicos utilizados para a realização do trabalho, como a pesquisa bibliográfica, descritiva e qualitativa e a produção de um plano para uma videoaula. Com isso, exibimos todos os recursos necessários para a criação da videoaula, base da pesquisa. Além disso, mostramos a criação de um questionário, com o intuito de colher dados importantes para a pesquisa, a ser aplicado para alguns professores que assistiram à videoaula. Por fim, apresentamos, de forma organizada em tabelas e gráficos, os dados colhidos, que trouxeram bons resultados à pesquisa, com a confirmação de que a maioria significativa dos professores formados em Matemática (participantes da pesquisa) enxergou o benefício de utilizar a metodologia aplicada na videoaula.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples