dc.creator | Silva, Virginia Nascimento Ferreira | |
dc.date.accessioned | 2024-07-26T20:24:31Z | |
dc.date.available | 2024-07-26T20:24:31Z | |
dc.date.issued | 2022-09-02 | |
dc.identifier.citation | SILVA, Virgínia Nascimento Ferreira da. Análise de estratégias de ensino de cálculo diferencial e integral para alunos com deficiência visual. Orientadora: Rainelly Cunha de Medeiros. 2022. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2647 | |
dc.description.abstract | The social/educational exclusion of people with disabilities was a common practice for a long
period of human history, being a reflection of the economic, social and political structure of
each era. The birth of new concepts made possible the beginning of the global movement for
inclusion, towards the construction of a world that can serve everyone without discriminatory
classifications. In Brazil, this movement culminated in the creation of laws and decrees that
ensure the social and educational rights of individuals with disabilities and that enabled this
public to access all levels of education. In this new scenario, an expressive number of visually
impaired students enter higher education institutions in search of training and construction of
their knowledge, without distinction, in search of an inclusive education. Some of these
students have entered courses where they are faced with Differential and Integral Calculus
subjects, which traditionally rely on active visualization. This research aimed to analyze the
use of accessible teaching materials and strategies for teaching calculus aimed at students with
visual impairments. For this, it started with a case study that started from the monitoring of
the activities developed by a teacher in the care of a blind student of the Degree in Physics,
from the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Norte,
Campus Natal - Central. Based on what was observed, a descriptive analysis of the tactile
materials and strategies used by the teacher will be carried out. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Deficiência visual | pt_BR |
dc.subject | Aluna cega | pt_BR |
dc.subject | Material didático | pt_BR |
dc.subject | Visual disability | pt_BR |
dc.subject | Blind student | pt_BR |
dc.subject | Didactic material | pt_BR |
dc.title | Análise de estratégias de ensino de calculo diferencial e integral para alunos com deficiência visual | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6278254695555128 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Cunha, Rainelly | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2515046209855165 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Nascimento, Vivianne Souza de Oliveira | |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3632640726062599 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Cunha, Rainelly | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2515046209855165 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Nascimento, Vivianne Souza de Oliveira | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3632640726062599 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Costa, Otto Augusto de Morais | |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/2741045043310956 | pt_BR |
dc.contributor.referee4 | Melo, Rafael Pereira de | |
dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/3277647327904706 | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Natal - Central | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.description.resumo | A exclusão social/educacional de pessoas com deficiência foi uma prática comum por um
longo período da história da humanidade, sendo um reflexo da estrutura econômica, social e
política de cada época. O nascer de novas concepções possibilitou o início do movimento
mundial pela inclusão, em direção à construção de um mundo que possa atender a todos sem
classificações discriminatórias. No Brasil, esse movimento culminou na criação de leis e
decretos que asseguram os direitos sociais e educacionais do indivíduo com deficiência e que
possibilitaram o acesso desse público a todos os níveis de ensino. Nesse novo cenário, um
número expressivo de alunos com deficiência visual ingressa nas instituições de ensino
superior em busca de formação e construção do seu conhecimento, sem distinção, em busca
de uma educação inclusiva. Alguns desses estudantes têm ingressado em cursos onde se
deparam com disciplinas de Cálculo Diferencial e Integral, que tradicionalmente contam com
uma visualização ativa. Esta pesquisa objetivou analisar o uso de materiais didáticos
acessíveis e estratégias para o ensino de cálculo direcionado a estudantes com deficiência
visual. Para isso, partiu-se de um estudo de caso que encaminhou-se a partir do
acompanhamento das atividades desenvolvidas por uma docente no atendimento de uma aluna
cega do curso de Licenciatura em Física, do Instituto Federal de Educação, Ciência e
Tecnologia do Rio Grande do Norte, Campus Natal - Central. Será feita, a partir do que foi
observado, uma análise descritiva dos materiais táteis e das estratégias utilizadas pela
docente. | pt_BR |