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dc.creatorSilva, Virginia Nascimento Ferreira
dc.date.accessioned2024-07-26T20:24:31Z
dc.date.available2024-07-26T20:24:31Z
dc.date.issued2022-09-02
dc.identifier.citationSILVA, Virgínia Nascimento Ferreira da. Análise de estratégias de ensino de cálculo diferencial e integral para alunos com deficiência visual. Orientadora: Rainelly Cunha de Medeiros. 2022. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2647
dc.description.abstractThe social/educational exclusion of people with disabilities was a common practice for a long period of human history, being a reflection of the economic, social and political structure of each era. The birth of new concepts made possible the beginning of the global movement for inclusion, towards the construction of a world that can serve everyone without discriminatory classifications. In Brazil, this movement culminated in the creation of laws and decrees that ensure the social and educational rights of individuals with disabilities and that enabled this public to access all levels of education. In this new scenario, an expressive number of visually impaired students enter higher education institutions in search of training and construction of their knowledge, without distinction, in search of an inclusive education. Some of these students have entered courses where they are faced with Differential and Integral Calculus subjects, which traditionally rely on active visualization. This research aimed to analyze the use of accessible teaching materials and strategies for teaching calculus aimed at students with visual impairments. For this, it started with a case study that started from the monitoring of the activities developed by a teacher in the care of a blind student of the Degree in Physics, from the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Norte, Campus Natal - Central. Based on what was observed, a descriptive analysis of the tactile materials and strategies used by the teacher will be carried out.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDeficiência visualpt_BR
dc.subjectAluna cegapt_BR
dc.subjectMaterial didáticopt_BR
dc.subjectVisual disabilitypt_BR
dc.subjectBlind studentpt_BR
dc.subjectDidactic materialpt_BR
dc.titleAnálise de estratégias de ensino de calculo diferencial e integral para alunos com deficiência visualpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6278254695555128pt_BR
dc.contributor.advisor1Cunha, Rainelly
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2515046209855165pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Nascimento, Vivianne Souza de Oliveira
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3632640726062599pt_BR
dc.contributor.referee1Cunha, Rainelly
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2515046209855165pt_BR
dc.contributor.referee2Nascimento, Vivianne Souza de Oliveira
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3632640726062599pt_BR
dc.contributor.referee3Costa, Otto Augusto de Morais
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2741045043310956pt_BR
dc.contributor.referee4Melo, Rafael Pereira de
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/3277647327904706pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentNatal - Centralpt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.description.resumoA exclusão social/educacional de pessoas com deficiência foi uma prática comum por um longo período da história da humanidade, sendo um reflexo da estrutura econômica, social e política de cada época. O nascer de novas concepções possibilitou o início do movimento mundial pela inclusão, em direção à construção de um mundo que possa atender a todos sem classificações discriminatórias. No Brasil, esse movimento culminou na criação de leis e decretos que asseguram os direitos sociais e educacionais do indivíduo com deficiência e que possibilitaram o acesso desse público a todos os níveis de ensino. Nesse novo cenário, um número expressivo de alunos com deficiência visual ingressa nas instituições de ensino superior em busca de formação e construção do seu conhecimento, sem distinção, em busca de uma educação inclusiva. Alguns desses estudantes têm ingressado em cursos onde se deparam com disciplinas de Cálculo Diferencial e Integral, que tradicionalmente contam com uma visualização ativa. Esta pesquisa objetivou analisar o uso de materiais didáticos acessíveis e estratégias para o ensino de cálculo direcionado a estudantes com deficiência visual. Para isso, partiu-se de um estudo de caso que encaminhou-se a partir do acompanhamento das atividades desenvolvidas por uma docente no atendimento de uma aluna cega do curso de Licenciatura em Física, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Campus Natal - Central. Será feita, a partir do que foi observado, uma análise descritiva dos materiais táteis e das estratégias utilizadas pela docente.pt_BR


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