dc.creator | Basto, José | |
dc.date.accessioned | 2024-02-20T11:37:10Z | |
dc.date.available | 2018-05-08 | |
dc.date.available | 2024-02-20T11:37:10Z | |
dc.date.issued | 2017-11-09 | |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2593 | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Quadratic Function, Geogebra, Mathematic, Technology of Information and Communication. | pt_BR |
dc.subject | Função Quadrática. Geogebra. Matemática. Tecnologia da Informação e Comunicação. | pt_BR |
dc.title | FUNÇÃO QUADRÁTICA NA FORMA CANÔNICA: UMA PROPOSTA DE ANÁLISE GRÁFICA COM O SOFTWARE GEOGEBRA | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3339395282359886 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Martins, Jamerson | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0146026442776809 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Araújo, Thiago | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3446643419790477 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Brito, Janilson | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7839598435203132 | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Santa Cruz | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho tem como objetivo principal apresentar uma proposta de intervenção educacional acerca do ensino e aprendizagem de funções polinomiais do segundo grau. Para a elaboração dessa proposta foram realizados estudos bibliográficos acerca da importância do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação no ensino, sobre as potencialidades do software utilizado e principalmente acerca da relevância desse conteúdo no Ensino Médio. A fim de proporcionar um ensino diferenciado, utilizamos como recurso didático as TIC’s por meio do software de Geometria Dinâmica Geogebra 5.0. Elaboramos uma proposta de intervenção organizada em três etapas, das quais, duas envolvem questionários orientados que terão o objetivo de fornecer dados para a análise da aprendizagem dos alunos quanto à variação do comportamento gráfico em relação aos coeficientes que compõem a função quadrática na forma fatorada canônica. | pt_BR |