dc.creator | Silveira, Renier Tiago Felix da | |
dc.date.accessioned | 2023-05-04T00:38:11Z | |
dc.date.available | 2023-05-04T00:38:11Z | |
dc.date.issued | 2019-07-03 | |
dc.identifier.citation | SILVEIRA, Renier Tiago Felix da. A educação do campo e a valorização local: caracterização da educação campesina em uma área de assentamento na zona rural de Afonso Bezerra/RN. 2023. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação Tecnologia em Agroecologia), Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia, Ipanguaçu, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2362 | |
dc.description.abstract | The education of the field consists in identifying a pedagogical reflection that
is born from the numerous educational practices developed by the subjects living in the field.
In this perspective, the valorization of the teacher, understood here as initial and continued
training of teachers to work in schools in the countryside and conditions worthy of teaching
work are foundational categories for the effectiveness of education in the countryside that
values peasant identities and favors their emancipation human. The present work has as
objective to verify if the body of teachers of the Municipal School of Santa Maria - Afonso
Bezerra / RN uses the pedagogical practices related to the education of the field in its
activities. For the purpose of this research, "In Loco" questionnaires were applied with the
teachers of the school under study, the questions were approached relating mainly the teacher
training, the methodologies used in the classroom, knowledge about field education, as well
as the insertion of this the school. Thus, observing and analyzing the results from the answers
obtained with the questions presented in the interview script, we noticed a lack of
understanding of the context of the education of the field by the educators, this is evidenced
by the fact that they do not have a training or training aimed at the practices and
methodologies that encompasses rural education. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação do Campo | pt_BR |
dc.subject | Educação Campesina | pt_BR |
dc.subject | Prática Pedagógica | pt_BR |
dc.title | A educação do campo e a valorização local: caracterização da educação campesina em uma área de assentamento na zona rural de Afonso Bezerra/RN | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4051488377440070 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Alves, Sandra Maria Campos | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6487313935953110 | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Ipanguaçu | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.description.resumo | A educação do campo consiste em identificar uma reflexão pedagógica que nasce
das inúmeras práticas educativas desenvolvidas pelos sujeitos que vivem no campo. Nesta
perspectiva a valorização do professor, entendida aqui como formação inicial e continuada de
professores para atuação nas escolas do e no campo e condições dignas de trabalho docente
são categorias fundantes para a efetivação da educação do campo que valorize as identidades
campesinas e favoreça a sua emancipação humana. O presente trabalho tem como objetivo
verificar se o corpo de professores da Escola Municipal de Santa Maria – Afonso Bezerra/RN
utiliza as práticas pedagógicas relacionadas a educação do campo em suas atividades. Para
efeito dessa pesquisa foram aplicados questionários “In Loco” com os docentes da escola em
estudo, as questões foram abordadas relacionando principalmente a formação do docente, as
metodologias utilizadas em sala de aula, conhecimento sobre educação do campo, bem como,
a inserção desse tema por parte da escola. Assim observando e analisando os resultados
oriundos das respostas obtidas com as indagações presentes no roteiro das entrevistas,
notamos uma falta de entendimento do contexto de educação do campo por parte dos
educadores, isso se evidencia pelo o fato de não terem uma capacitação ou formação voltada
para as práticas e metodologias que engloba a educação do campo. | pt_BR |