Mostrar registro simples

dc.creatorSilveira, Renier Tiago Felix da
dc.date.accessioned2023-05-04T00:38:11Z
dc.date.available2023-05-04T00:38:11Z
dc.date.issued2019-07-03
dc.identifier.citationSILVEIRA, Renier Tiago Felix da. A educação do campo e a valorização local: caracterização da educação campesina em uma área de assentamento na zona rural de Afonso Bezerra/RN. 2023. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação Tecnologia em Agroecologia), Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia, Ipanguaçu, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2362
dc.description.abstractThe education of the field consists in identifying a pedagogical reflection that is born from the numerous educational practices developed by the subjects living in the field. In this perspective, the valorization of the teacher, understood here as initial and continued training of teachers to work in schools in the countryside and conditions worthy of teaching work are foundational categories for the effectiveness of education in the countryside that values peasant identities and favors their emancipation human. The present work has as objective to verify if the body of teachers of the Municipal School of Santa Maria - Afonso Bezerra / RN uses the pedagogical practices related to the education of the field in its activities. For the purpose of this research, "In Loco" questionnaires were applied with the teachers of the school under study, the questions were approached relating mainly the teacher training, the methodologies used in the classroom, knowledge about field education, as well as the insertion of this the school. Thus, observing and analyzing the results from the answers obtained with the questions presented in the interview script, we noticed a lack of understanding of the context of the education of the field by the educators, this is evidenced by the fact that they do not have a training or training aimed at the practices and methodologies that encompasses rural education.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação do Campopt_BR
dc.subjectEducação Campesinapt_BR
dc.subjectPrática Pedagógicapt_BR
dc.titleA educação do campo e a valorização local: caracterização da educação campesina em uma área de assentamento na zona rural de Afonso Bezerra/RNpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4051488377440070pt_BR
dc.contributor.advisor1Alves, Sandra Maria Campos
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6487313935953110pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentIpanguaçupt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.description.resumoA educação do campo consiste em identificar uma reflexão pedagógica que nasce das inúmeras práticas educativas desenvolvidas pelos sujeitos que vivem no campo. Nesta perspectiva a valorização do professor, entendida aqui como formação inicial e continuada de professores para atuação nas escolas do e no campo e condições dignas de trabalho docente são categorias fundantes para a efetivação da educação do campo que valorize as identidades campesinas e favoreça a sua emancipação humana. O presente trabalho tem como objetivo verificar se o corpo de professores da Escola Municipal de Santa Maria – Afonso Bezerra/RN utiliza as práticas pedagógicas relacionadas a educação do campo em suas atividades. Para efeito dessa pesquisa foram aplicados questionários “In Loco” com os docentes da escola em estudo, as questões foram abordadas relacionando principalmente a formação do docente, as metodologias utilizadas em sala de aula, conhecimento sobre educação do campo, bem como, a inserção desse tema por parte da escola. Assim observando e analisando os resultados oriundos das respostas obtidas com as indagações presentes no roteiro das entrevistas, notamos uma falta de entendimento do contexto de educação do campo por parte dos educadores, isso se evidencia pelo o fato de não terem uma capacitação ou formação voltada para as práticas e metodologias que engloba a educação do campo.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples