Mostrar registro simples

dc.creatorFaustino, Maria Joalice Azevedo
dc.date.accessioned2023-04-18T16:55:39Z
dc.date.available2023-04-18T16:55:39Z
dc.date.issued2023-04-04
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2343
dc.description.abstractThis is a monograph for the completion of the Licentiate in Mathematics course at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Norte - Campus Santa Cruz. It investigated, through bibliographical research, the relationship between Mathematics and Music with the objective of elaborating a proposal for a didactic sequence approaching the teaching of fractions through musical theory. The proposal is aimed at classes in the 7th year of elementary school, which is part of basic education in Brazil, according to the analysis of normative documents such as the National Curricular Base. Therefore, the research methodology is qualitative, bibliographical and documental, based on eight previous works on the subject available in the Catalog of Theses and Dissertations of Capes, in order to justify the collaborative-action-research presented as a teaching proposal. This monograph concludes with the proposal of a didactic sequence for teaching fractions in the 7th year of elementary school, using Music as a didactic support for the activities to be developed in the teaching of Mathematics.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectEnsino de fraçõespt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.titleMatemática e música em uma sequência didática para o ensino de frações no 7º ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2675497951101757pt_BR
dc.contributor.advisor1Dantas, Emanuel Adriano
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9418083462999493pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Silva, Lenina Lopes Soares
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1487610808390702pt_BR
dc.contributor.referee1Lucena, Bruna Emanuelly Pereira
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0996691502011571pt_BR
dc.contributor.referee2Matias, Thaise Cristina Marcelino
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4414068801289069pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentSanta Cruzpt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Exatas e da Terrapt_BR
dc.description.resumoTrata-se de uma monografia de conclusão do curso de Licenciatura em Matemática, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – Campus Santa Cruz. Nela investigou-se, por meio da pesquisa bibliográfica, as relações entre a Matemática e a Música com o objetivo de elaborar uma proposta de sequência didática abordando o ensino de frações através da teoria musical. A proposta é destinada para turmas do 7º ano do ensino fundamental que faz parte da educação básica do Brasil, conforme a análise de documentos normativos como a Base Nacional Curricular. Assim sendo, a metodologia de pesquisa é qualitativa de cunho bibliográfico e documental, tendo como fundamento oito trabalhos antecedentes sobre o tema disponíveis no Catálogo de Teses e Dissertações da Capes, no sentido de justificar a pesquisa-ação-colaborativa apresentada como proposta de ensino. Conclui-se essa monografia com a proposta de sequência didática para o ensino de frações no 7º ano do ensino fundamental, utilizando a Música como suporte didático para as atividades a serem desenvolvidas no ensino de Matemática.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples