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dc.creatorLibiano, Jhonattan Diniz de Oliveira
dc.date.accessioned2022-05-06T11:12:33Z
dc.date.available2022-05-06T11:12:33Z
dc.date.issued2021-10-06
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2196
dc.description.abstractThis study is bibliographic research the works that report the use of Role-Playing Games (RPG) as a pedagogical tool in the teaching of Physics and Mathematics, showing, as expected, to appropriate this style of game as a teaching methodology. The main objective of the research was to analyze the feasibility and effectiveness of using Pedagogical RPG in the teaching of Physics. The bibliographic research is developed based on material already prepared, consisting mainly of books and scientific articles and served as the basis for developing the methodology of this study. It was also observed the presence of concepts of Zone of Proximal Development and Meaningful Learning in the reported processes, in addition to competences provided for in the National Curriculum Parameters for High School. After analyzing the selected tests, a pedagogical material was developed, with the appropriation of concepts and positive points both in theoretical references and in the articles provided, for further use in research in the area.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRole-Playing Games (RPG)pt_BR
dc.subjectMetodologia de Ensinopt_BR
dc.subjectAprendizagem Significativa.pt_BR
dc.titleRPG no ensino de física como ferramenta metodológica: vantagens e desvantagens para o processo de ensino e aprendizagempt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9120141397047837pt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Ricardo Rodrigues da
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2057761593634233pt_BR
dc.contributor.referee1Nobrega, Suely Soares da
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4468731497229800pt_BR
dc.contributor.referee2Santos Junior, Cicero Elias dos
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1691282390276293pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCaicópt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.description.resumoO presente estudo é uma pesquisa bibliográfica com os trabalhos que relatam a utilização dos Role-Playing Games (RPG) como ferramenta pedagógica no ensino de Física e Matemática, evidenciando as implicações de se apropriar desse estilo de jogo como metodologia de ensino. O objetivo principal da pesquisa foi analisar a viabilidade e eficácia da utilização do RPG Pedagógico no ensino de Física. A pesquisa bibliográfica é desenvolvida com base em material já elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos e serviu de base para elaborar a metodologia deste estudo. Também foi observada a presença de conceitos de Zona de Desenvolvimento Proximal e Aprendizagem Significativa nos processos relatados, além de competências previstas nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Após as análises dos testes selecionados, foi desenvolvido um material pedagógico, com a apropriação dos conceitos e pontos positivos analisados tanto nos referenciais teóricos quanto nos artigos apresentados, para posterior utilização de pesquisadores da área.pt_BR
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