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dc.creatorAraújo, Adélia
dc.date.accessioned2019-04-30T14:38:06Z
dc.date.available2019-04-30T14:38:06Z
dc.date.issued2019-03-11
dc.identifier.citationARAÚJO, Adélia Victórya Bezerra de. Reserva de vagas e desempenho acadêmico no IFRN: um estudo a partir dos coeficientes de rendimento. Orientador: José Everaldo Pereira. 2019. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1656
dc.description.abstractMathematics is present and guides the lives of all, regardless of their social performances. In this way, their presence in educational environments is indispensable, as well as in the processes of entry that contain basic contents of the life of individuals. The main objective is to relate the math notes of students' admission to the Environmental Control technical course, through the selection exam, with their maths notes in the first year of the course, in the Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Central Natal Campus. Among the methodological procedures was the use of the qualitative and quantitative study, based on documentary analysis provided by the Sistema Gestor de Concursos (SGC) and Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP) which provided, respectively, the entrance and first year grades in the course. The results showed that the non-quota students, in general, are able to remain in the institution with good academic results, different from the students that present varying behaviors, from significant performance of admission and permanence to the effective of the disapprovals in the class analyzed. It was observed the importance of the quota policy for a fairer and egalitarian process of teaching, allowing the opportunity of those who, despite certain difficulties, whether social and / or academic, have access to quality public institutions of education, such as the others originated the private network.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProcesso seletivopt_BR
dc.subjectReserva de vagaspt_BR
dc.subjectDesempenho acadêmicopt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectSelective processpt_BR
dc.subjectReserve of vacanciespt_BR
dc.subjectAcademic performancept_BR
dc.subjectMathematicspt_BR
dc.titleReserva de vagas e desempenho acadêmico no IFRN: um estudo a partir dos coeficientes de rendimentopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7046442973064237pt_BR
dc.contributor.advisor1Pereira, Jose Everaldo
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4514178993300219pt_BR
dc.contributor.referee1Pereira, José Everaldo
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4514178993300219pt_BR
dc.contributor.referee2Medeiros, Leonardo
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4054734075237069pt_BR
dc.contributor.referee3Melo, Rafael
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3277647327904706pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentNatal - Centralpt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.description.resumoA matemática está presente e norteia a vida de todos, independentemente de suas atuações sociais. Desta forma, a sua presença em ambientes de ensino é indispensável, como também nos processos de ingresso que contém conteúdo básicos da vida de indivíduos. Tem-se principal objetivo relacionar as notas de matemática de ingresso dos alunos do curso técnico de Controle ambiental, por meio do exame de seleção, com suas notas de matemática no primeiro ano do curso, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Campus Natal Central. Dentre os procedimentos metodológicos fez-se o uso do estudo qualitativo e quantitativo, com base em análise documental fornecidas pelo Sistema Gestor de Concursos (SGC) e pelo Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP) o qual disponibilizaram, respectivamente, as notas de ingresso e do primeiro ano no curso. Os resultados mostraram que os alunos de ampla concorrência, no geral, conseguem se manter na instituição com bons resultados acadêmicos, diferentes dos alunos cotistas que apresentam comportamentos variados, desde desempenhos significativos de ingresso e permanência até o efetivo das reprovações na turma analisada. Observou-se a importância da política de cotas para um processo mais justo e igualitário de ensino, possibilitando a oportunidade daqueles que mesmo com certas dificuldades, sejam sociais e/ou acadêmicas, terem acesso a instituições públicas de ensino de qualidade, como os demais oriundos da rede privada.pt_BR


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