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dc.creatorGuanabara, Lucas Matheus Augusto Olimpio
dc.date.accessioned2019-04-30T13:10:44Z
dc.date.available2019-04-30T13:10:44Z
dc.date.issued2019-03-08
dc.identifier.citationGUANABARA, Lucas Matheus Augusto Olímpio. O problema da trissecção do ângulo. Orientador: Francisco Batista Medeiros. 2019. 55 f. Trabalho de Conclusão do Curso (Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Natal, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1654
dc.description.abstractThe problem of angle trisection is part and parcel of a set geometrical constructions problems from the Ancient Greece, which were looking for your solutions just using ruler and compass. In this regard, this works approaches the studies of some mathematicians throughout history and their various contributions in attempts to solve the problem of angle trisection. That way, aims to highlight the importance of the study of geometrical constructions in teaching of geometry in Basic Education.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTrissecçãopt_BR
dc.subjectRégua e compassopt_BR
dc.subjectConstruções geométricaspt_BR
dc.subjectTrisectionpt_BR
dc.subjectRuler and compasspt_BR
dc.subjectGeometrical constructionspt_BR
dc.titleO problema da trissecção do ângulopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3695975538646224pt_BR
dc.contributor.advisor1Medeiros, Francisco Batista de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1401393432387705pt_BR
dc.contributor.referee1Marques, Dayvid Geverson Lopes
dc.contributor.referee2Lourenço, Emanuel Gomes
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentNatal - Centralpt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.subject.cnpqEducação Matemáticapt_BR
dc.subject.cnpqEnsino de Matemáticapt_BR
dc.subject.cnpqMatemáticapt_BR
dc.description.resumoO problema da trissecção do ângulo é integrante de um conjunto de problemas de construções geométricas oriundos da Grécia Antiga, os quais se procuravam suas soluções usando apenas régua e compasso. Nesse sentido, o presente trabalho aborda os estudos de alguns dos matemáticos ao longo da história, e suas mais diversas contribuições nas tentativas de resolução do problema da trissecção do ângulo. Dessa forma, objetiva destacar a importância do estudo das construções geométricas no ensino de geometria na Educação Básica.pt_BR


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