dc.creator | Guanabara, Lucas Matheus Augusto Olimpio | |
dc.date.accessioned | 2019-04-30T13:10:44Z | |
dc.date.available | 2019-04-30T13:10:44Z | |
dc.date.issued | 2019-03-08 | |
dc.identifier.citation | GUANABARA, Lucas Matheus Augusto Olímpio. O problema da trissecção do ângulo. Orientador: Francisco Batista Medeiros. 2019. 55 f. Trabalho de Conclusão do Curso (Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Natal, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1654 | |
dc.description.abstract | The problem of angle trisection is part and parcel of a set geometrical constructions problems from the Ancient Greece, which were looking for your solutions just using ruler and compass. In this regard, this works approaches the studies of some mathematicians throughout history and their various contributions in attempts to solve the problem of angle trisection. That way, aims to highlight the importance of the study of geometrical constructions in teaching of geometry in Basic Education. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Trissecção | pt_BR |
dc.subject | Régua e compasso | pt_BR |
dc.subject | Construções geométricas | pt_BR |
dc.subject | Trisection | pt_BR |
dc.subject | Ruler and compass | pt_BR |
dc.subject | Geometrical constructions | pt_BR |
dc.title | O problema da trissecção do ângulo | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3695975538646224 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Medeiros, Francisco Batista de | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1401393432387705 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Marques, Dayvid Geverson Lopes | |
dc.contributor.referee2 | Lourenço, Emanuel Gomes | |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Natal - Central | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação Matemática | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ensino de Matemática | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Matemática | pt_BR |
dc.description.resumo | O problema da trissecção do ângulo é integrante de um conjunto de problemas de construções geométricas oriundos da Grécia Antiga, os quais se procuravam suas soluções usando apenas régua e compasso. Nesse sentido, o presente trabalho aborda os estudos de alguns dos matemáticos ao longo da história, e suas mais diversas contribuições nas tentativas de resolução do problema da trissecção do ângulo. Dessa forma, objetiva destacar a importância do estudo das construções geométricas no ensino de geometria na Educação Básica. | pt_BR |