Mostrar registro simples

dc.creatorMelo, Amanda Raphaela Pachêco de
dc.date.accessioned2017-11-29T20:38:05Z
dc.date.available2017-11-29T20:38:05Z
dc.date.issued2017-09-24
dc.identifier.citationMELO, Amanda Raphaela PachÊco de. Análise combinatória no ensino médio: uma proposta para além do livro didático. 2017. 67 f. Monografia (Especialização)- Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Santa Cruz, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1400
dc.description.abstractThe Combinatorial Analysis is inserted among the mathematical contents worked in High School and was constituted as the object of study of the research of this monograph basis. In this paper, we aim to map to reflect on the production of knowledge about Combinatorial Analysis published in the Bulletin of Mathematical Education (BOLEMA) and also for analyzing how this content has been approached in the Connections didactic textbooks collection with Mathematics (LEONARDO, 2013). By the information collected and analyzed, we constructed the explanation on the theme in two chapters and we elaborated four activities for the teaching of Mathematics as proposals to work the studying content in High School, aiming to collaborate with this teaching beyond what of precepts didactic textbooks, as a demanded action of the research results, which configures it as an applied research. Therefore, the applied research methodology is inserted in the area of Mathematics teaching with emphasis on procedures derived from bibliographic and documentary research in applied perspective, therefore, can be understood as a form of applied-action research. In this sense, we intend to contribute to the understanding of how this content is taught and has been treated in the process of teaching and production of knowledge and we suggest teaching activities in order to support the pedagogical work carried out in High School beyond the didactic book.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAnálise combinatóriapt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectBolemapt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.titleAnálise combinatória no ensino médio: uma proposta para além do livro didáticopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4441893523723638pt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Lenina Lopes Soares
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1487610808390702pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Silva, Rosângela Araújo da
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3273901097621893pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Rosângela Araújo da
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3273901097621893pt_BR
dc.contributor.referee2Dantas, Emanuel Adriano
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9418083462999493pt_BR
dc.contributor.referee3Rocha, Rita de Cássia
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6940678320234781pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentSanta Cruzpt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Exatas e da Terrapt_BR
dc.description.resumoA Análise Combinatória está inserida entre os conteúdos matemáticos trabalhados no Ensino Médio e constituiu-se como o objeto de estudo da pesquisa de base desta monografia. Nesta, objetivamos mapear para refletir sobre a produção do conhecimento acerca de Análise Combinatória publicada no Boletim de Educação Matemática (BOLEMA) e também analisar a forma com que esse conteúdo tem sido abordado na coleção de livros didáticos Conexões com a Matemática (LEONARDO, 2013). De posse das informações coletadas e analisadas construímos a explicação sobre a temática em dois capítulos e elaboramos quatro atividades para o ensino de Matemática como propostas para trabalhar o conteúdo em estudo no Ensino Médio, visando colaborar com esse ensino para além do que preceituam os livros didáticos, como uma ação demandada dos resultados da pesquisa, o que a configura como uma pesquisa aplicada. Diante disso, a metodologia de pesquisa empregada se insere na área de ensino de Matemática com ênfase em procedimentos derivados de pesquisas bibliográficas e documentais em perspectiva aplicada, portanto, pode ser entendida como uma forma de pesquisa-ação-aplicada. Nesse sentido, pretendemos contribuir para a compreensão da forma como esse conteúdo é ensinado e tem sido tratado no processo de ensino e de produção de conhecimento e sugerimos atividades de ensino a fim de apoiar o trabalho pedagógico realizado no Ensino Médio para além do livro didático.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples