Navegação Teses e dissertações defendidas no IFRN por autor "http://lattes.cnpq.br/0475297305451211"
Itens para a visualização no momento 1-11 of 11
-
O caminho feito ao andar: itinerários formativos do professor bacharel no ensino médio integrado
Aliança, Priscila Tiziana Seabra Marques da Silva; http://lattes.cnpq.br/9472832855660995 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralMestrado Acadêmico em Educação ProfissionalMestrado Acadêmico em Educação ProfissionalIFRN, 2016-04-25)ABSTRACT This dissertation aims to discuss the formative itinerary of teachers who have not been through proper institutional teaching education and teach “Ensino Médio Integrado”, which is a teaching offer that articulates ... -
Colcha de retalhos : formação de professores no curso de especialização em educação profissional, na modalidade a distância, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
MACEDO, LAIZ MARA MENESES; http://lattes.cnpq.br/7092778708411649 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralOutroOutroIFRN, 2023-12-19)The research in question analyzes the complex fabric that comprises the teacher education process within the Specialization in Professional Education, in the distance education modality, offered by the Instituto Federal ... -
O currículo da Licenciatura em Espanhol - do CEFET-RN ao IFRN: (Des)nexos com a educação profissional
Lustosa, Wigna Eriony; http://lattes.cnpq.br/1942887767866490 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralMestrado Acadêmico em Educação ProfissionalMestrado Acadêmico em Educação ProfissionalIFRN, 2016-04-18)RESUMEN Ese estudio está centrado en discutir el currículo de la Licenciatura en Español de una institución de Educación Profesional. Como objetivo general se busca comprender los nexos o desnexos entre los PPP (1999, ... -
Educação ambiental como elemento necessário à formação humana integral: trilhando caminhos possíveis na educação profissional
Paula, Joaracy Lima de; http://lattes.cnpq.br/1176092433048109 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralMestrado Acadêmico em Educação ProfissionalMestrado Acadêmico em Educação ProfissionalIFRN, 2016-05-20) -
A escola de saúde pública do Rio Grande do Norte: um estudo sobre a formação docente para atuar na educação profissional em saúde
Silva, Fernanda Carla; http://lattes.cnpq.br/1170597500891597 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralMestrado Acadêmico em Educação ProfissionalMestrado Acadêmico em Educação ProfissionalIFRN, 2023-04-25)This dissertation aims to analyze the profile of professionals who work in the teaching of the Specialization Course in Continuing Education in Health, developed at the Rio Grande do Norte School of Public Health (ESPRN), ... -
A formação de professores para a educação profissional: investigando as práticas docentes no curso de Licenciatura em Química no IFRN campus Ipanguaçu
Morais, Jaciária de Medeiros; http://lattes.cnpq.br/4615000209050565 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralMestrado Acadêmico em Educação ProfissionalMestrado Acadêmico em Educação ProfissionalIFRN, 2017-08-31)The teachers’ training for professional education (EP) is a field that presents discontinuity in front of the policies of teacher training, being characterized by emergencyand special programs, which make times and spaces ... -
Início da carreira e saberes da docência na Educação Profissional e Tecnológica
Paiva, Samara Yontei de; http://lattes.cnpq.br/0942006830674289 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralMestrado Acadêmico em Educação ProfissionalMestrado Acadêmico em Educação ProfissionalIFRN, 2017-08-28)In this study, we seek to understand how early career teachers in/of the Federal Institute of Education, Science and Technology of the State of Rio Grande do Norte (IFRN) construct and value teaching knowledge. More ... -
Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão : a gestão escolar em tempos de parceria público-privada
Anjos, Janayna Sousa dos; http://lattes.cnpq.br/9957341460044619 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralMestrado Acadêmico em Educação ProfissionalMestrado Acadêmico em Educação ProfissionalIFRN, 2023-09-14)The present dissertation aims to analyze the conception of school management substantiated in the institutional documents that guide the functioning of IEMA, in the context of a public-private partnership. The research ... -
O NEABI IFRN : amefricanidade e práticas pedagógicas quilombistas para uma formação humana integral na educação profissional e tecnológica
Bezerra, Nilton Xavier; http://lattes.cnpq.br/3609163207351583 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralOutroOutroIFRN, 2023-06-26) -
Os saberes docentes necessários ao trabalho do professor de Biologia no ensino médio integrado
Morais, João Kaio Cavalcante de; http://lattes.cnpq.br/7422440536702479 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralMestrado Acadêmico em Educação ProfissionalMestrado Acadêmico em Educação ProfissionalIFRN, 2017-07-24)The present study is part of the knowledge production about teachers training for Educação Profissional (EP) (Vocational School) and more specifically for Ensino Médio Integrado (EMI) (Integrated High School). We aim, in ... -
Saberes docentes para o ensino de ciências da natureza e suas tecnologias na educação profissional técnica de nível médio na perspectiva da epistemologia da práxis
MORAES, João Kaio Cavalcante de; 081.737.514-71; http://lattes.cnpq.br/7422440536702479 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralOutroOutroIFRN, 2022-07-23)This research aims to analyze the necessary teaching knowledge for teaching nature science and its technologies for Technical Professional Education in High School (TPEHS), developed in the integrated form of High School ...










