Itens para a visualização no momento 67-86 of 164

  • Educação profissional e formação continuada de professores/supervisores: relações entre o PIBID IFRN/Macau e a SEEC/RN 

    Cunha, Maria Judivanda; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4427813U8 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralMestrado Acadêmico em Educação ProfissionalMestrado Acadêmico em Educação ProfissionalIFRN, 2018-04-06)
    This study was developed during the master’s Degree Course in Professional Education through the Post-Graduation Program in Professional Education (PPGEP) at the Federal Institute of Education, Science and Technology of ...
  • A Educação Profissional na campanha de pé no chão também se aprende a ler: de pé no chão também se aprende uma profissão 

    Teixeira, Walkyria de Oliveira Rocha; http://lattes.cnpq.br/4579773212923001 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralMestrado Acadêmico em Educação ProfissionalMestrado Acadêmico em Educação ProfissionalIFRN, 2017-03-30)
    This dissertation is a part of the history of vocational Professional Education materialized in the core of the campaign Barefoot, We Also Learn to Read (De Pé No Chão Também Se Aprende a Ler). It aims at promoting the ...
  • Efeito da adubação orgânica com diferentes compostos orgânicos na cultura do Rabanete, no Semiárido Brasileiro 

    Rocha, Tereza Amelia Lopes Cizenando Guedes; http://lattes.cnpq.br/8144135426766120 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralIFRN, 2018-05-25)
    The use of mineral fertilizers is a widely used practice in agriculture to supply the need for nutrients from crops, however, the possibility of supplying these nutrients through organic sources has been an option that ...
  • Efeito da utilização de resíduos sólidos de rochas ornamentais do Seridó potiguar nas propriedades de argamassa autonivelante 

    Ribeiro Neto, Djalma Valério; http://lattes.cnpq.br/4029298682824073 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralMestrado Profissional em Uso Sustentável dos Recursos NaturaisMestrado Profissional em Uso Sustentável dos Recursos NaturaisIFRN, 2023-09-05)
    The mineral industry focused on the extraction of dimension stones has a positive impact on the economy of Seridó Norte Rio Grande. However, because it is a mineral extraction, a non-renewable natural resource, there is a ...
  • Elaboração e caracterização de biscoito à base de pólen apícola 

    Coelho, Brenda karoline Tiburcio; http://lattes.cnpq.br/4481590981270275 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralMestrado Profissional em Uso Sustentável dos Recursos NaturaisMestrado Profissional em Uso Sustentável dos Recursos NaturaisIFRN, 2023-10-31)
    Bee pollen has been gaining market share as a nutritional supplement, and, as it comes from beekeeping, it promotes sustainable practices from both social and environmental standpoints, and can be an alternative to overcome ...
  • O ensino de 2º grau no Estado do Rio Grande do Norte: uma história da implantação da Lei nº 5.692/1971 (1971-1996) 

    Carlos, Nara Lidiana Silva Dias; http://lattes.cnpq.br/3621958893761776 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralMestrado Acadêmico em Educação ProfissionalMestrado Acadêmico em Educação ProfissionalIFRN, 2018-04-06)
    This master theses focus on the organization of second degree education on the state of Rio Grande do Norte during the validity of the Law 5.692/71, between 1971 and 1996. Its investigation focus on three specific objectives: ...
  • O ensino de Ciências Humanas no ensino médio integrado no IFRN: uma análise dos documentos institucionais 

    Souza, Francisca Leidiana de; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4381558T4 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilMossoróOutroOutroIFRN, 2018-04-02)
    En la presente investigación, discutimos sobre la enseñanza de Ciencias Humanas en la Enseñanza Media Integrada (EMI) del Instituto Federal de Educación, Ciencia y Tecnología del Estado del Rio Grande del Norte. Buscamos ...
  • Ensino de história no curso técnico de nível médio integrado em turismo: do CEFET/RN ao IFRN-campus Natal-Central (2005-2011) 

    Lima, Aline Cristina (Natal - Central, 2015-07)
    Essa dissertação, fruto das discussões empreendidas no Programa de Pós-Graduação em Educação profissional (PPGEP), vinculada à linha de pesquisa Formação Docente e Práticas Pedagógicas, tem como objetivo analisar as práticas ...
  • Ensino Médio e Educação Profissional no Brasil: um estudo exploratório das políticas educacionais de 1990 a 2010 

    Lima, Érika Roberta; http://lattes.cnpq.br/0517462143965823 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralMestrado Acadêmico em Educação ProfissionalMestrado Acadêmico em Educação ProfissionalIFRN, 2015-09-02)
    Esta investigación es un estudio exploratorio que discute las políticas para la Enseñanza Mediana y para la Educación Profesional en Brasil. Tiene como objetivo desvelar las rupturas y continuidades presentes en esas ...
  • Ensino médio integrado à educação profissional: a implementação do Programa Brasil Profissionalizado em Mossoró/RN 

    Silva, Francisca Natália; http://lattes.cnpq.br/8797788504989445 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralMestrado Acadêmico em Educação ProfissionalMestrado Acadêmico em Educação ProfissionalIFRN, 2016-06-24)
    This work has the objective of analyzing the implementation of the program called Professionalized Brazil, in Mossoro/RN, as a public policy of articulation between Secondary School and professional education in two state ...
  • O ensino profissional do Rio Grande do Norte: indícios da ação do Estado de 1908 a 1957 

    Silva, Karla Katielle; http://lattes.cnpq.br/9398611446716582 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralMestrado Acadêmico em Educação ProfissionalMestrado Acadêmico em Educação ProfissionalIFRN, 2017-02-21)
    This dissertation aims to understand how professional education was configured in Rio Grande do Norte between 1908 and 1957. And as specific objectives: to map the deliberations for the professional education in the ...
  • Ensino técnico profissionalizante no ensino técnico profissionalizante no centro de ensino de 2° grau professor Anísio Teixeira: uma análise histórica das práticas pedagógicas (1974 A 1985) 

    Costa, Antonio Max Ferreira da; http://lattes.cnpq.br/6446532208962557 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralMestrado Acadêmico em Educação ProfissionalMestrado Acadêmico em Educação ProfissionalIFRN, 2017-04-10)
    This dissertation deals with a historical analysis of the pedagogical practices of the Secondary Education Center Professor Anísio Teixeira, with a temporal cut in the years 1974-1985. Its specific objectives are to ...
  • Entrando na matrix: o uso das TDIC no processo de ensino remoto emergencial em tempos de pandemia 

    Frutuoso, Camilla Munay Dantas; http://lattes.cnpq.br/7959178892094721 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralMestrado Acadêmico em Educação ProfissionalMestrado Acadêmico em Educação ProfissionalIFRN, 2023-12-14)
    The general purpose of this master's thesis is to investigate teacher training for the use of Digital Information and Communication Technologies (DICT) and the impact of Emergency Remote Teaching (ERT) on their work ...
  • “Espelho, espelho meu”: um olhar sobre as práticas pedagógicas de educação física a partir da imagem corporal de estudantes do ensino médio integrado 

    Sampaio, Ana Kamily de Souza; http://lattes.cnpq.br/8444508832543772 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralMestrado Acadêmico em Educação ProfissionalMestrado Acadêmico em Educação ProfissionalIFRN, 2021-06-25)
    This study had as its theme the relations between the integral human formation ventilated by the pedagogical practices of Physical Education in Professional Education and the human body image of the students from the ...
  • Estudo do potencial de formação de trihalometanos na água da Lagoa de Extremoz - RN 

    Oliveira, Rafaela Ribeiro de; http://lattes.cnpq.br/9725047393803400 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralMestrado Profissional em Uso Sustentável dos Recursos NaturaisMestrado Profissional em Uso Sustentável dos Recursos NaturaisIFRN, 2017-07-13)
    Trihalomethanes formation potential (THMFP) have been used to evaluate the possibility of disinfection byproduct (DBP) formation by chlorination during the water treatment process. Trihalomethanes (THM) represents the ...
  • Física digital interativa: criação e utilização de um livro digital interativo em formato Epub3 no ensino de física 

    Graciano, Marcelo Fernandes; http://lattes.cnpq.br/6289571180736579 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralMestrado Profissional em Ensino de FísicaMestrado Profissional em Ensino de FísicaIFRN, 2016-04-29)
    The technologies have become something indispensable to many advances witnessed today in all areas of society. They have been presented as valuable tools when in teaching and learning process. Traditional textbooks still ...
  • A formação de professores para a educação profissional: investigando as práticas docentes no curso de Licenciatura em Química no IFRN campus Ipanguaçu 

    Morais, Jaciária de Medeiros; http://lattes.cnpq.br/4615000209050565 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralMestrado Acadêmico em Educação ProfissionalMestrado Acadêmico em Educação ProfissionalIFRN, 2017-08-31)
    The teachers’ training for professional education (EP) is a field that presents discontinuity in front of the policies of teacher training, being characterized by emergencyand special programs, which make times and spaces ...
  • A formação política dos estudantes do Ensino Médio Integrado no IFRN-CNAT 

    Magalhães, Ricardo Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/0270551679016078 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralMestrado Acadêmico em Educação ProfissionalMestrado Acadêmico em Educação ProfissionalIFRN, 2016-07-01)
    The process of globalization, financialization and the flexible accumulation form are intrinsic aspects of the diversification of the capitalist mode of production, shifting values and concepts from the society to the ...
  • A formação política dos estudantes do ensino médio integral do IFRN - CNAT 

    Magalhães, Ricardo Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/0270551679016078 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralMestrado Acadêmico em Educação ProfissionalMestrado Acadêmico em Educação ProfissionalIFRN, 2016-07-01)
    ABSTRACT The process of globalization, financialization and the flexible accumulation form are intrinsic aspects of the diversification of the capitalist mode of production, shifting values and concepts from the society ...
  • Formação tecnológica em gestão desportiva e de lazer nos institutos federais de educação profissional, científica e tecnológica 

    Souza, Marta Mariane Ferreira Gomes de; https://orcid.org/0000-0003-1081-748X; http://lattes.cnpq.br/9689394560027435 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralMestrado Acadêmico em Educação ProfissionalMestrado Acadêmico em Educação ProfissionalIFRN, 2023-02-09)
    ABSTRACT This research is part of the field of Professional Education (PE) studies, focusing on the production of knowledge about professional training in Sport and Leisure. The study aimed to evaluate and compare the ...