Trabalho de conclusão de curso de graduação: Recent submissions
Itens para a visualização no momento 1-20 of 505
-
A trajetória do IDEB no Rio Grande do Norte: uma análise do desenvolvimento da educação no estado de 2007 a 2023
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilCeará-MirimIFRN, 2025-11-11)The Basic Education Development Index (IDEB) was officially created in 2007 (Brazil, 2007) as an essential tool to assess and promote the quality of education in Brazilian schools. Thus, this study analyzes the trajectory ... -
Realidade aumentada e o uso do geogebra 3d no ensino de geometria espacial: construções e propostas de atividades didáticas
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilCeará-MirimIFRN, 2025-08-08)This study aims to explore the potential of the GeoGebra 3D tool, with an emphasis on the 3D Calculator available for mobile devices, in the teaching of spatial geometry. The research, of an experimental and qualitative ... -
Sismologia e matemática: uma investigação sobre a falha de samambaia e uma sequência didática para o ensino de logaritmos
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilCeará-MirimIFRN, 2024-09-24)This monograph presents a proposal for a teaching sequence that integrates concepts of seismology and logarithms, with emphasis on the Samambaia Fault, an important Brazilian geological fault located in the Mato Grande/RN ... -
Educação financeira no currículo das licenciaturas em matemática das Instituições de Ensino Superior (IES) públicas do Rio Grande do Norte.
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilCeará-MirimIFRN, 2025-11-11)The National Common Curricular Base (BNCC), in force since 2017, designates Financial Education as one of the contents to be developed in the school environment and, despite its multidisciplinarity, it is especially ... -
Problemas reacreativos da obra Liber Abaci de Leonardo Fibonacci (1170 – 1250): uma sequêcia didática
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilCeará-MirimIFRN, 2025-03-13)This work is an investigation within the area of Mathematics Education and aims to investigate the potential of Recreational Problems from the work Liber Abaci, by Leonardo Fibonacci, for teaching mathematical content. ... -
A cesta básica como tema gerador para o ensino de estatística: uma sequência didática construída sob a ótica da aprendizagem baseada em projetos
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilCeará-MirimIFRN, 2025-08-06)In view of contemporary demands for mathematical education that enables critical reading of the world, this study proposes an approach to teaching statistics in basic education, linking the fundamentals of project-based ... -
Integração de funções racionais por frações parciais: uma possibilidade de ensino por meio da metodologia ativa aprendizagem baseada em equipes
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilCeará-MirimIFRN, 2024-10-01)Students' learning about concepts in a course involving Integral Calculus presents worrisome difficulty rates, as there is a significant number of failures and withdrawals in disciplines involving this theme. To investigate ... -
Sismologia e matemática: uma investigação sobre a falha de samambaia e uma sequência didática para o ensino de logaritmos
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilCeará-MirimIFRN, 2024-09-24)This monograph presents a proposal for a teaching sequence that integrates concepts of seismology and logarithms, with emphasis on the Samambaia Fault, an important Brazilian geological fault located in the Mato Grande/RN ... -
Proposta para o ensino das quatro operações com jogos educacionais: um guia didático
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilCeará-MirimIFRN, 2025-08-13)This Final Undergraduate Project aims to develop a didactic guide composed of educational games focused on teaching the four basic mathematical operations (addition, subtraction, multiplication, and division) within the ... -
Explorando potencialidades no ensino de recorrências com os três momentos pedagógicos: história, teoria e aplicações
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilCeará-MirimIFRN, 2025-07-16)This work aims to present a teaching proposal for numerical sequences and recurrence relations based on the methodology of the Three Pedagogical Moments (3PM). The study starts from the observation that many students ... -
Matemática recreativa e Malba Tahan: sequência didática para o ensino de expressões numéricas no ensino fundamental II, a partir da obra o homem que calculava
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilCeará-MirimIFRN, 2025-08-12)This study highlights the importance of incorporating teaching methodologies in Mathematics classes that make learning more dynamic, accessible, and contextualized, stimulating students’ interest in the subject and ... -
Desenvolvimento do módulo front-end do sistema gameprofile
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal-CentralIFRN, 2025-06-30)The growth of online gaming communities highlights the challenges of team building systems, which often lead to frustration due to limited criteria. In this context, this paper presents the development of the front-end ... -
Estudo de caso: viabilidade técnico-financeira de implantação de sistema de geração de energia solar fotovoltaica para empreendimento rural de avicultura em Santa Cruz - RN
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal-CentralIFRN, 2021-04-28) -
Projeto do sistema fotovoltaico conectado à rede em residência no município de Ceará Mirim com potência instalada de 2,37kWp incluindo excedente com objetivo de consumo local e remoto
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal-CentralIFRN, 2021-04-28)A 2.37 kWp microgeneration photovoltaic system connected to the grid engineering project for a residence located at Ceará-Mirim city, at Rio Grande do Norte state, was developed in this undergraduate thesis. The project’s ... -
Desempenho de sistema fotovoltaico/térmico (PV/T) conectado a rastreador solar de dois eixos (DAST)
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal-CentralIFRN, 2021-10-04) -
Análise comparativa para a substituição do R134a por fluidos refrigerantes alternativos
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal-CentralIFRN, 2021-10-04) -
Análise linear do TJB em configuração emissor-comum: uma revisão teórica
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal-CentralIFRN, 2021-11-14) -
Projeto de sistema de energia solar para o bombeamento de água de reuso na irrigação em região do semiárido potiguar
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal-CentralIFRN, 2022-03-29) -
Avaliação do potencial eólico e estimativa de geração de energia em região serrana do Rio Grande do Norte
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal-CentralIFRN, 2022-03-29) -
Dimensionamento de um sistema solar fotovoltaico residencial de 6,36 KWp conectado à rede
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal-CentralIFRN, 2022-05-09)



















