Navegação por assunto "Formação docente"
Itens para a visualização no momento 1-20 of 28
-
Análise do uso dos recursos tecnológicos na Escola Estadual Myriam Coeli: um estudo de caso
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - Zona NorteIFRN, 2014-06-26)At school the pedagogical changes resulting from the inclusion of new technological resources, does not simply depends on the acquisition of equipment. There needs to be an investment in teacher training for conscious use ... -
A atuação do PIBID – informática na Escola Estadual Professor Antônio Fagundes
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - Zona NorteIFRN, 2017-12-21)This work presents an experience related to the work of PIBID (Institutional Scholarship Initiative Program) at the State School Professor Antônio Fagundes, located in the Northern Zone of Natal / RN. The main objective ... -
O caminho feito ao andar: itinerários formativos do professor bacharel no ensino médio integrado
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralMestrado Acadêmico em Educação ProfissionalMestrado Acadêmico em Educação ProfissionalIFRN, 2016-04-25)ABSTRACT This dissertation aims to discuss the formative itinerary of teachers who have not been through proper institutional teaching education and teach “Ensino Médio Integrado”, which is a teaching offer that articulates ... -
Capacitação docente para o uso da Aprendizagem Baseada em Problemas no ensino fundamental
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralIFRN, 2021-09-17)This didactic guide entitled Teacher training for the use of problem-based learning in elementary school Teaching guide aimed at socio-ecological sustainability is the result of a survey by the Professional Master's Degree ... -
Concepções e práticas de leitura e escrita no processo de formação docente da licenciatura em química
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilPau dos FerrosIFRN, 2022-09-29)This This study investigates reading and writing practices in the teacher training process in the Chemistry Degree Course. The objective is to analyze the conceptions and practices of reading and writing in teacher ... -
O desafio da formação docente no município de Manaus diante da nova proposta curricular de educação de jovens e adultos
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralIFRN, 2015) -
Educação profissional e formação continuada de professores/supervisores: relações entre o PIBID IFRN/Macau e a SEEC/RN
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralMestrado Acadêmico em Educação ProfissionalMestrado Acadêmico em Educação ProfissionalIFRN, 2018-04-06)This study was developed during the master’s Degree Course in Professional Education through the Post-Graduation Program in Professional Education (PPGEP) at the Federal Institute of Education, Science and Technology of ... -
Entrando na matrix: o uso das TDIC no processo de ensino remoto emergencial em tempos de pandemia
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralMestrado Acadêmico em Educação ProfissionalMestrado Acadêmico em Educação ProfissionalIFRN, 2023-12-14)The general purpose of this master's thesis is to investigate teacher training for the use of Digital Information and Communication Technologies (DICT) and the impact of Emergency Remote Teaching (ERT) on their work ... -
Eu, educador: responsabilidade e compromisso
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - Zona NorteIFRN, 2015) -
Eu, Professor: ensaios sobre a formação docente
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralIFRN, 2015)Quando propusemos a produção desses ensaios junto aos estudantes do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional (PPGEP), tínhamos em mente um propósito bem definido: aliar a teoria estudada na disciplina Formação ... -
Formação de professores para a educação profissional: um debate sobre as ausências (de políticas públicas) e as exigências (do capital)
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralIFRN, 2015) -
Formação docente e narrativas de engenheiros professores
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralIFRN, 2015) -
A formação docente para a EPT: um estudo sobre a percepção de formação integral e integrada dos professores do curso de Informática do IFRN
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralIFRN, 2015) -
FORMAÇÃO DOCENTE PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilReitoriaIFRN, 2022-06-28) -
Formação docente: reflexão e didática por um ensino de química atrativo
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralIFRN, 2015) -
Formação e docência de professores bacharéis na educação profissional e tecnológica no IFRN: uma interface dialógica emancipatória
(Universidade Federal do Rio Grande do NorteBrasilReitoriaOutroOutroUFRN, 2016)This study deals with teachers’ training and the didactical-pedagogical work of bachelor teachers in the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Norte (IFRN). By bachelor teachers here it ... -
A formação inicial para o ensino de química: o que pensam os professores de Currais Novos/RN?
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilCurrais NovosIFRN, 2017-06-09) -
História das práticas de formação contínua em serviço de docentes para a educação profissional no SENAC/RN (1950-2010)
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralMestrado Acadêmico em Educação ProfissionalMestrado Acadêmico em Educação ProfissionalIFRN, 2022-02-17)This dissertation aims to reconstruct the history of in-service training practices for teachers of the National Service for Commercial Learning (SENAC) of Rio Grande do Norte from 1950 to 2010, having as specific goals: ... -
A importância do PIBID edital CAPES-2013 para a formação docente no curso de Letras Espanhol - IFRN
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralIFRN, 2018-12-21)El recorrido de la formación inicial del docente es un proceso significativo en la construcción de la identidad profesional docente que trae nuevas experiencias que contribuyen para la formación de su identidad profesional. ... -
La docencia en las reflexionas de alumnos de la licenciatura en matemática (Mossoró/RN-Brasil)
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilMossoróIFRN, 2015-06-01)This article has its origins in a research entitled “(Auto)biographical narratives in teacher training: an experience in mathematics course”, which was developed in the period from 2012 to 2013 in Instituto Federal de ...