Mostrar registro simples

dc.creatorBarros, Nícolas Kelp Oliveira
dc.date.accessioned2017-05-23T17:17:41Z
dc.date.available2017-05-23T17:17:41Z
dc.date.issued2017-12-14
dc.identifier.citationBARROS, Nícolas Kelp Oliveira. O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e a produção da calculadora solar de baixo custo para uso em atividades experimentais nas aulas de física. 2016. 50 f. Monografia (Licenciatura em Física) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Santa Cruz, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/984
dc.description.abstractThis work of course completion proposes the use of low cost material (solar calculator), as methodology teaching the content of Modern Physics, more specifically the theme "photoelectric effect". We developed the idea after our participation in the Institutional Program of Scholarship for Teaching Initiation (PIBID), a program of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES), in which we were scholarship holders during the graduation years. Therefore, we contextualize with the history of CAPES and PIBID, emphasizing the importance of the program for the adaptation of students to the real world of classrooms in our country. Soon after we did a bibliographical research on the subject photoelectric effect, from Hertz to Compton and we deal with the subject making an approach focused on the conceptual issues to the detriment of the mathematical language. Our goal was to get students to appropriate these concepts and understand the workings of this technology through a low cost experiment, giving them the opportunity to build and develop their own concepts beyond understanding the subject. We conclude with a proposal of Didactic Unit, where we suggest how teachers can use the experiment of the solar calculator of low cost, as another way to diversify the classes of Physics. Keywords: Modern physics. Photoelectric Effect, Degree in Physics. Solar calculator.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFísica modernapt_BR
dc.subjectEfeito fotoelétricopt_BR
dc.subjectCalculadora solarpt_BR
dc.subjectLicenciatura em Físicapt_BR
dc.titleO Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e a produção da calculadora solar de baixo custo para uso em atividades experimentais nas aulas de físicapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6811495063821189pt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Lenina Lopes Soares
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1487610808390702pt_BR
dc.contributor.advisor2Sousa, Roney Roberto de Melo
dc.contributor.advisor2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6303974202811886pt_BR
dc.contributor.referee1Bezerra, Maria Emília Barreto
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6614347906370417pt_BR
dc.contributor.referee2Negri, Luiz Jorge
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentSanta Cruzpt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.description.resumoEsse trabalho de conclusão de curso propõe o uso de material de baixo custo (calculadora solar), como metodologia de ensino do conteúdo de Física Moderna, mais especificamente o tema “efeito fotoelétrico”. Desenvolvemos a ideia após nossa participação no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), no qual fomos bolsistas durante os anos da graduação. Por isso, contextualizamos com a história da CAPES e do PIBID, ressaltando a importância do programa para a adaptação dos discentes ao mundo real das salas de aula do nosso país. Logo em seguida fizemos uma pesquisa bibliográfica sobre o tema efeito fotoelétrico, desde Hertz até Compton e tratamos do assunto fazendo uma abordagem voltada para as questões conceituais em detrimento da linguagem matemática. Nosso objetivo era fazer com que os alunos se apropriassem desses conceitos e compreendessem o funcionamento dessa tecnologia , por meio de um experimento de baixo custo, proporcionando a eles a oportunidade de construir e desenvolver seus próprios conceitos além do entendimento sobre o assunto. Finalizamos com uma proposta de Unidade Didática, onde sugerimos como os professores podem utilizar o experimento da calculadora solar de baixo custo, como mais uma forma de diversificar as aulas de Física.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples