dc.creator | Barros, Nícolas Kelp Oliveira | |
dc.date.accessioned | 2017-05-23T17:17:41Z | |
dc.date.available | 2017-05-23T17:17:41Z | |
dc.date.issued | 2017-12-14 | |
dc.identifier.citation | BARROS, Nícolas Kelp Oliveira. O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e a produção da calculadora solar de baixo custo para uso em atividades experimentais nas aulas de física. 2016. 50 f. Monografia (Licenciatura em Física) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Santa Cruz, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/984 | |
dc.description.abstract | This work of course completion proposes the use of low cost material (solar
calculator), as methodology teaching the content of Modern Physics, more
specifically the theme "photoelectric effect". We developed the idea after our
participation in the Institutional Program of Scholarship for Teaching Initiation
(PIBID), a program of the Coordination for the Improvement of Higher Education
Personnel (CAPES), in which we were scholarship holders during the graduation
years. Therefore, we contextualize with the history of CAPES and PIBID,
emphasizing the importance of the program for the adaptation of students to the real
world of classrooms in our country. Soon after we did a bibliographical research on
the subject photoelectric effect, from Hertz to Compton and we deal with the subject
making an approach focused on the conceptual issues to the detriment of the
mathematical language. Our goal was to get students to appropriate these concepts
and understand the workings of this technology through a low cost experiment, giving
them the opportunity to build and develop their own concepts beyond understanding
the subject. We conclude with a proposal of Didactic Unit, where we suggest how
teachers can use the experiment of the solar calculator of low cost, as another way to
diversify the classes of Physics.
Keywords: Modern physics. Photoelectric Effect, Degree in Physics. Solar
calculator. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Física moderna | pt_BR |
dc.subject | Efeito fotoelétrico | pt_BR |
dc.subject | Calculadora solar | pt_BR |
dc.subject | Licenciatura em Física | pt_BR |
dc.title | O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e a produção da calculadora solar de baixo custo para uso em atividades experimentais nas aulas de física | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6811495063821189 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Lenina Lopes Soares | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1487610808390702 | pt_BR |
dc.contributor.advisor2 | Sousa, Roney Roberto de Melo | |
dc.contributor.advisor2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6303974202811886 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Bezerra, Maria Emília Barreto | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6614347906370417 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Negri, Luiz Jorge | |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Santa Cruz | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA | pt_BR |
dc.description.resumo | Esse trabalho de conclusão de curso propõe o uso de material de baixo custo (calculadora solar), como metodologia de ensino do conteúdo de Física Moderna, mais especificamente o tema “efeito fotoelétrico”. Desenvolvemos a ideia após nossa participação no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
(PIBID), programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), no qual fomos bolsistas durante os anos da graduação. Por isso, contextualizamos com a história da CAPES e do PIBID, ressaltando a importância do programa para a adaptação dos discentes ao mundo real das salas de aula do
nosso país. Logo em seguida fizemos uma pesquisa bibliográfica sobre o tema efeito fotoelétrico, desde Hertz até Compton e tratamos do assunto fazendo uma abordagem voltada para as questões conceituais em detrimento da linguagem matemática. Nosso objetivo era fazer com que os alunos se apropriassem desses
conceitos e compreendessem o funcionamento dessa tecnologia , por meio de um experimento de baixo custo, proporcionando a eles a oportunidade de construir e desenvolver seus próprios conceitos além do entendimento sobre o assunto. Finalizamos com uma proposta de Unidade Didática, onde sugerimos como os professores podem utilizar o experimento da calculadora solar de baixo custo, como mais uma forma de diversificar as aulas de Física. | pt_BR |