Mostrar registro simples

dc.creatorBernardino, Jandson Wendell da Silva
dc.date.accessioned2017-04-26T13:22:23Z
dc.date.available2017-04-19
dc.date.available2017-04-26T13:22:23Z
dc.date.issued2016-12-22
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/944
dc.description.abstractThis is a monograph for the conclusion of the course in Physics degree from the Institute of Education, Science and Technology of do Rio Grande do Norte, Campus Santa Cruz. The research develops around the eclipses as contents of physics teaching in high school, the last stage of basic education in the organization of the brazilian educational curriculum according to the Law of Guidelines and Bases for national education no. 9,394/1996. Discusses the use of technologies in teaching of Eclipses in high school and, thereafter, the goal is to do a bibliographic survey about the concept of eclipse in order to reconstitute its formation along the historical process of development of physics. So, with a focus on studies of this phenomenon, organizes a bibliographical review about such content in scientific bases for high school. To consolidate that proposition an empirical research was used with middle school students using traditional teaching strategies and use of technologies. The methodology that was adopted stem from the literature search for applied research to teaching about eclipses. The results of this study are knowledge about eclipses and can contribute to the teaching and learning of Physics in middle school. Keywords: Eclipses; Astronomical Instruments; Physics teaching; High School.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEclipsespt_BR
dc.subjectInstrumentos astronômicospt_BR
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.titleUm estudo sobre eclipses para o ensino de física no ensino médio: um diálogo entre o conceitual e o uso das tecnologiaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6811495063821189pt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Lenina Lopes Soares
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1487610808390702pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Lenina Lopes Soares
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4735575U3pt_BR
dc.contributor.referee2Bezerra, Maria Emília Barreto
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6614347906370417pt_BR
dc.contributor.referee3Sousa, Roney Roberto de Melo
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6303974202811886pt_BR
dc.contributor.referee4Almeida, Ubaldo Fernandes de
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/9192379274986413pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentSanta Cruzpt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Naturaispt_BR
dc.description.resumoTrata-se de uma monografia de conclusão do curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Campus Santa Cruz. O tema se desenvolve em torno dos eclipses como conteúdo de ensino de Física no Ensino Médio, última etapa da Educação Básica na organização da educação brasileira conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394/1996. Problematiza-se o uso de tecnologias no ensino dos Eclipses no Ensino Médio e a partir disso objetiva-se fazer um levantamento bibliográfico acerca do conceito de eclipse com vistas a reconstituir sua formação ao longo do processo histórico de desenvolvimento da Física. Assim, com foco nos estudos desse fenômeno, organiza-se uma revisão bibliográfica sobre esses conteúdos em bases científicas para o Ensino Médio. Para sedimentar essa proposição nos apoiamos em uma pesquisa empírica com alunos do ensino médio utilizando estratégias de ensino tradicional e com uso de tecnologias. A metodologia adotada parte da pesquisa bibliográfica para a pesquisa aplicada ao ensino acerca dos eclipses. Os resultados desse estudo se constituem em conhecimentos sobre os eclipses e podem contribuir com o ensino e aprendizagem de Física no Ensino Médio.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples