dc.creator | Bernardino, Jandson Wendell da Silva | |
dc.date.accessioned | 2017-04-26T13:22:23Z | |
dc.date.available | 2017-04-19 | |
dc.date.available | 2017-04-26T13:22:23Z | |
dc.date.issued | 2016-12-22 | |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/944 | |
dc.description.abstract | This is a monograph for the conclusion of the course in Physics degree from the
Institute of Education, Science and Technology of do Rio Grande do Norte, Campus
Santa Cruz. The research develops around the eclipses as contents of physics
teaching in high school, the last stage of basic education in the organization of the
brazilian educational curriculum according to the Law of Guidelines and Bases for
national education no. 9,394/1996. Discusses the use of technologies in teaching of
Eclipses in high school and, thereafter, the goal is to do a bibliographic survey about
the concept of eclipse in order to reconstitute its formation along the historical
process of development of physics. So, with a focus on studies of this phenomenon,
organizes a bibliographical review about such content in scientific bases for high
school. To consolidate that proposition an empirical research was used with middle
school students using traditional teaching strategies and use of technologies. The
methodology that was adopted stem from the literature search for applied research to
teaching about eclipses. The results of this study are knowledge about eclipses and
can contribute to the teaching and learning of Physics in middle school.
Keywords: Eclipses; Astronomical Instruments; Physics teaching; High School. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Eclipses | pt_BR |
dc.subject | Instrumentos astronômicos | pt_BR |
dc.subject | Ensino de física | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.title | Um estudo sobre eclipses para o ensino de física no ensino médio: um diálogo entre o conceitual e o uso das tecnologias | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6811495063821189 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Lenina Lopes Soares | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1487610808390702 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silva, Lenina Lopes Soares | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4735575U3 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Bezerra, Maria Emília Barreto | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6614347906370417 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Sousa, Roney Roberto de Melo | |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/6303974202811886 | pt_BR |
dc.contributor.referee4 | Almeida, Ubaldo Fernandes de | |
dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/9192379274986413 | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Santa Cruz | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciências Naturais | pt_BR |
dc.description.resumo | Trata-se de uma monografia de conclusão do curso de Licenciatura em Física do
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte,
Campus Santa Cruz. O tema se desenvolve em torno dos eclipses como conteúdo
de ensino de Física no Ensino Médio, última etapa da Educação Básica na
organização da educação brasileira conforme a Lei de Diretrizes e Bases da
Educação Nacional nº 9.394/1996. Problematiza-se o uso de tecnologias no ensino
dos Eclipses no Ensino Médio e a partir disso objetiva-se fazer um levantamento
bibliográfico acerca do conceito de eclipse com vistas a reconstituir sua formação ao
longo do processo histórico de desenvolvimento da Física. Assim, com foco nos
estudos desse fenômeno, organiza-se uma revisão bibliográfica sobre esses
conteúdos em bases científicas para o Ensino Médio. Para sedimentar essa
proposição nos apoiamos em uma pesquisa empírica com alunos do ensino médio
utilizando estratégias de ensino tradicional e com uso de tecnologias. A metodologia
adotada parte da pesquisa bibliográfica para a pesquisa aplicada ao ensino acerca
dos eclipses. Os resultados desse estudo se constituem em conhecimentos sobre os
eclipses e podem contribuir com o ensino e aprendizagem de Física no Ensino
Médio. | pt_BR |