dc.creator | Anselmo, Jeovani Cleiton | |
dc.creator | Borges, Jacques Cousteau da Silva | |
dc.date.accessioned | 2017-02-10T20:18:07Z | |
dc.date.available | 2016-08-18 | |
dc.date.available | 2017-02-10T20:18:07Z | |
dc.date.issued | 2016-08-18 | |
dc.identifier.issn | 1807-1600 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/920 | |
dc.description.abstract | In this paper, mandatory requirement to complete the Degree in Physics IFRN, Campus Natal Central, bring a discussion of the importance of updating the high school science curriculum, in terms of modern and contemporary physics and more specifically the radiation physics. Thus, we present data from a survey conducted in the state of Rio Grande do Norte about the population's knowledge of physics, chemistry and biology involved in ionizing radiation, even though that content that should be addressed in formal education. Throughout the article, also will discuss topics of the discovery of X-rays by Wilhelm Conrad Röntgen, the production of X-rays, as well as about the harmful effects on human health caused by overexposure and / or unprotected to ionizing radiation, such as, the biological effects of radiation and the relevance of radiological protection. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Holos | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Raio X | pt_BR |
dc.subject | Radiodiagnóstico | pt_BR |
dc.subject | Física moderna | pt_BR |
dc.subject | Ensino de física | pt_BR |
dc.title | O (não) ensino de radiações ionizantes : concepções sobre o uso, geração e proteção radiológica | pt_BR |
dc.title.alternative | THE (NO) RADIATION IONIZING EDUCATION: Conceptions on the use, generation and radiation protection | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Natal - Central | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA | pt_BR |
dc.citation.volume | 32 | pt_BR |
dc.citation.issue | 20 | pt_BR |
dc.citation.spage | 01 | pt_BR |
dc.citation.epage | 16 | pt_BR |
dc.description.resumo | No presente artigo, requisito obrigatório à conclusão do curso de Licenciatura plena em Física do IFRN, Campus Natal Central, trazemos uma discussão sobre a importância da atualização do currículo de ciências do ensino médio, no que se refere a física moderna e contemporânea e mais especificamente, a física das radiações. Assim, como apresentaremos dados de uma pesquisa realizada no estado do Rio Grande do Norte a respeito do conhecimento da população sobre a física, química e biologia envolvida nas radiações ionizantes, mesmo sendo este um conteúdo que deveria ser abordado na educação formal. Ao longo do artigo, discorreremos ainda sobre tópicos da descoberta dos raios X por Wilhelm Conrad Röntgen, a produção dos raios X, como também sobre os efeitos nocivos à saúde humana causados pela exposição exagerada e/ou desprotegida à radiação ionizante, como por exemplo, os efeitos biológicos da radiação e a relevância da proteção radiológica. | pt_BR |