Mostrar registro simples

dc.creatorPinho, Maria Josenice Severino
dc.date.accessioned2016-04-27T17:51:30Z
dc.date.available2016-04-27
dc.date.available2016-04-27T17:51:30Z
dc.date.issued2015-03-23
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/804
dc.description.abstractThe competitiveness allied to the immediate technological transformations, forced the institutions to seek the implementation of new business patterns that help in optimizing processes of decision-making. This work reports the experience about the teaching-learning evaluation process in IFRN, featuring the situation-problem that boosted the reformulation and computerization proposal. The main forwarding about this reformulation process was the creation of an informatized evaluation system wich collects data from teachers and students and perform the crosschecking of these, generating reports with graphics in PDF format. For that has being developed SIAPA (Teaching-Learning Process Evaluation System of IFRN) that will be used in a length of time (2 weeks every two months); the System managers are ETEP members (Pedagogical Technician Team of CNAT). The System is accessible to users (students and teachers) only to data entry (answering questionnaires) and each user will have login and password defined by system manager. The proposal is that the system assists in pedagogical practice with regard to the monitoring and evaluation of the teaching-learning process.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProcessopt_BR
dc.subjectAvaliação do processo de ensino e aprendizagempt_BR
dc.subjectSistema de informaçãopt_BR
dc.titleSIAPA - Sistema de Avaliação do Processo Ensino Aprendizagem do IFRN - Campus Natal Centralpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.ID802.684.123-91pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2823173646336233pt_BR
dc.contributor.advisor1Lima, Alexandre Gomes
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4063478137671603pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Gomes, Erica Luana Galvão Torres
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1730876737847154pt_BR
dc.contributor.referee1Lima, Alexandre Gomes de
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4063478137671603pt_BR
dc.contributor.referee2Gomes, Erica Luana Glavão Torres
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1730876737847154pt_BR
dc.contributor.referee3Freire, Marília Aranha
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8869115413376282pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentNatal - Centralpt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE INFORMACAOpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEMpt_BR
dc.description.resumoAs competitividades aliadas às mudanças imediatistas das tecnologias têm forçado as instituições pela busca de implementação de novos modelos de gestão que auxiliem na otimização dos processos e nas tomadas de decisão. Este trabalho relata um pouco da experiência sobre a avaliação do processo de ensino-aprendizagem no IFRN, destacando a situação-problema que impulsionou sua reformulação e proposta de informatização. O principal encaminhamento desse processo de reformulação foi a criação de um Sistema informatizado de Avaliação que coleta dados dos docentes e discentes e faz o cruzamento desses dados, gerando relatórios com gráficos com extensão em PDF. Portanto foi desenvolvido o SIAPA (Sistema de Avaliação do Processo Ensino Aprendizagem do IFRN) que será utilizado num período determinado (de 2 semanas em cada bimestre letivo); cujos administradores são os membros da ETEP (Equipe Técnico Pedagógica do CNAT). O sistema é acessível aos usuários (alunos e professores) apenas para inserir dados (responder questionários) e cada usuário terá login e senha definido pelo administrador do sistema. A proposta é que o sistema auxilie na pratica pedagógica no que diz respeito ao comportamento e avaliação do Processo de ensino - aprendizagem.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples