dc.creator | Pinho, Maria Josenice Severino | |
dc.date.accessioned | 2016-04-27T17:51:30Z | |
dc.date.available | 2016-04-27 | |
dc.date.available | 2016-04-27T17:51:30Z | |
dc.date.issued | 2015-03-23 | |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/804 | |
dc.description.abstract | The competitiveness allied to the immediate technological transformations, forced the institutions to seek the implementation of new business patterns that help in optimizing processes of decision-making. This work reports the experience about the teaching-learning evaluation process in IFRN, featuring the situation-problem that boosted the reformulation and computerization proposal. The main forwarding about this reformulation process was the creation of an informatized evaluation system wich collects data from teachers and students and perform the crosschecking of these, generating reports with graphics in PDF format. For that has being developed SIAPA (Teaching-Learning Process Evaluation System of IFRN) that will be used in a length of time (2 weeks every two months); the System managers are ETEP members (Pedagogical Technician Team of CNAT). The System is accessible to users (students and teachers) only to data entry (answering questionnaires) and each user will have login and password defined by system manager. The proposal is that the system assists in pedagogical practice with regard to the monitoring and evaluation of the teaching-learning process. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Processo | pt_BR |
dc.subject | Avaliação do processo de ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Sistema de informação | pt_BR |
dc.title | SIAPA - Sistema de Avaliação do Processo Ensino Aprendizagem do IFRN - Campus Natal Central | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.creator.ID | 802.684.123-91 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2823173646336233 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Lima, Alexandre Gomes | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4063478137671603 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Gomes, Erica Luana Galvão Torres | |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1730876737847154 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Lima, Alexandre Gomes de | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4063478137671603 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Gomes, Erica Luana Glavão Torres | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1730876737847154 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Freire, Marília Aranha | |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/8869115413376282 | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Natal - Central | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE INFORMACAO | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM | pt_BR |
dc.description.resumo | As competitividades aliadas às mudanças imediatistas das tecnologias têm forçado as instituições pela busca de implementação de novos modelos de gestão que auxiliem na otimização dos processos e nas tomadas de decisão. Este trabalho relata um pouco da experiência sobre a avaliação do processo de ensino-aprendizagem no IFRN, destacando a situação-problema que impulsionou sua reformulação e proposta de informatização. O principal encaminhamento desse processo de reformulação foi a criação de um Sistema informatizado de Avaliação que coleta dados dos docentes e discentes e faz o cruzamento desses dados, gerando relatórios com gráficos com extensão em PDF. Portanto foi desenvolvido o SIAPA (Sistema de Avaliação do Processo Ensino Aprendizagem do IFRN) que será utilizado num período determinado (de 2 semanas em cada bimestre letivo); cujos administradores são os membros da ETEP (Equipe Técnico Pedagógica do CNAT). O sistema é acessível aos usuários (alunos e professores) apenas para inserir dados (responder questionários) e cada usuário terá login e senha definido pelo administrador do sistema. A proposta é que o sistema auxilie na pratica pedagógica no que diz respeito ao comportamento e avaliação do Processo de ensino - aprendizagem. | pt_BR |