dc.creator | Fernandes, Ubaldo | |
dc.date.accessioned | 2015-12-17T23:07:30Z | |
dc.date.available | 2015-12-17 | |
dc.date.available | 2015-12-17T23:07:30Z | |
dc.date.issued | 2011-08-23 | |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/406 | |
dc.description.abstract | Teaching concepts of thermodynamics for high school students, especially those related to the Second Law, it’s no such trivial task, given the rare activities proposed to address these concepts in the classroom. Due to this complexity, this work initially presents an historical evolution of the entropy concept, from Clausius entropy, through Ludwin Boltzmann untill Tsallis entropy. After that, bibliographical research was done with some reference books for high school and higher education in order to show the way they address the concept of entropy. Based on the importance of this subject in Physics teaching, it was carried out a field research, applying questionnaires to teachers from public school and private school. At the end of this work, it is conclude that an important subject for Nature understanding, beyond the Physics limits, should have a more carefull and detailed approach from teachers and textbooks, avoiding simplistic formulation. In conclusion, it is questioned the real need and usefulness of presenting the entropy concept at high school level. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino de física. Termodinâmica. Entropia | pt_BR |
dc.title | Sobre o conceito de entropia nos livros didáticos brasileiros para o ensino médio | pt_BR |
dc.title.alternative | On the entropy concept in the brazilian textbooks for secondary education | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9192379274986413 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Junior, Samuel | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5378862551193401 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Neto, Leonel | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6652072401855090 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Neto, Calistrato | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7506152108868698 | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Natal - Central | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA | pt_BR |
dc.description.resumo | Ensinar conceitos de Termodinâmica para alunos do Ensino Médio, principalmente, aqueles relativos à Segunda Lei, não é tarefa trivial, tendo em vista as raras atividades propostas para a abordagem desses conceitos em sala de aula. Devido a essa complexibilidade, o presente trabalho vem, inicialmente, apresentar uma breve história da evolução do conceito de entropia desde Clausius, passando por Ludwin Boltzmann até a entropia de Tsallis. Em seguida, realizou-se uma pesquisa bibliográfica com alguns títulos de referência para o ensino médio e ensino superior na intenção de mostrar o seu modo de abordar o conceito de entropia. Com base na importância desse assunto no ensino de física, foi investigado por meio de uma análise desenvolvida através de uma pesquisa de campo, aplicando-se questionários à docentes da rede pública e privada. Ao final deste trabalho, conclui-se que como é um assunto tão importante para o entendimento do comportamento da natureza, que transcede os limites da Física, a abordagem pelos docentes e pelos livros didáticos deveria ser mais rica em detalhes históricos em detrimento de informações simplistas. Por fim, questiona-se a necessidade e utilidade de apresentar o conceito de entropia no nível médio. | pt_BR |