Mostrar registro simples

dc.creatorKoneski, Álvaro Lívio de Sá
dc.date.accessioned2025-12-10T15:21:16Z
dc.date.available2025-12-10T15:21:16Z
dc.date.issued2025-08-08
dc.identifier.citationKONESKI, Álvaro Lívio de Sá. A transposição das técnicas da abordagem cognitiva-comportamental para o processo ensino/aprendizagem em sala de aula. 2025. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Ensino)- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/3045
dc.description.abstractThis paper presents the transposition of techniques from the Cognitive-Behavioral Approach, grounded in the theoretical contributions of Aaron Beck and Judith Beck, to the teacher/learner relationship within classroom learning contexts. It involves adaptations and adjustments of Cognitive-Behavioral Therapy strategies—specifically those related to the structure of initial sessions, behavioral activation, and homework assignments—to promote advances in pedagogical practice. These adaptations aim to foster learner autonomy and inclusion by facilitating the teacher/learner relationship.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProcesso de ensino e aprendizagempt_BR
dc.subjectAbordagem cognitivo-comportamentalpt_BR
dc.subjectSala de aulapt_BR
dc.subjectRelação professor-alunopt_BR
dc.titleA transposição das técnicas da abordagem cognitiva-comportamental para o processo ensino/aprendizagem em sala de aulapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Lattes-pt_BR
dc.contributor.advisor1Gomes, Severino Carlos
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-8033-2675pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3456901728902392pt_BR
dc.contributor.referee1Gomes, Severino Carlos
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-8033-2675pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3456901728902392pt_BR
dc.contributor.referee2Nascimento, Rodrigo Vidal do
dc.contributor.referee3Albino, Maria da Gloria Fernandes do Nascimento
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentNatal-Zona Nortept_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIÊNCIAS HUMANASpt_BR
dc.description.resumoO presente artigo tem como objetivo mostrar a transposição das técnicas da Abordagem Cognitivo-Comportamental, a partir do pensamento de Aaron Becker e de Judith Becker, para a relação professor/aprendiz em situação de aprendizagem em sala de aula, utilizando adaptações e adequações das técnicas da Terapia Cognitivo Comportamento focando: na estrutura das primeiras aulas; na mobilização comportamental; e nos exercícios de casa, para promover avanços na prática pedagógica, promovendo a autonomia e a inclusão dos aprendizes, na medida em que facilita a relação professor/aprendiz.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples