| dc.creator | Koneski, Álvaro Lívio de Sá | |
| dc.date.accessioned | 2025-12-10T15:21:16Z | |
| dc.date.available | 2025-12-10T15:21:16Z | |
| dc.date.issued | 2025-08-08 | |
| dc.identifier.citation | KONESKI, Álvaro Lívio de Sá. A transposição das técnicas da abordagem cognitiva-comportamental para o processo ensino/aprendizagem em sala de aula. 2025. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Ensino)- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/3045 | |
| dc.description.abstract | This paper presents the transposition of techniques from the Cognitive-Behavioral
Approach, grounded in the theoretical contributions of Aaron Beck and Judith Beck, to
the teacher/learner relationship within classroom learning contexts. It involves
adaptations and adjustments of Cognitive-Behavioral Therapy strategies—specifically
those related to the structure of initial sessions, behavioral activation, and homework
assignments—to promote advances in pedagogical practice. These adaptations aim to
foster learner autonomy and inclusion by facilitating the teacher/learner relationship. | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Processo de ensino e aprendizagem | pt_BR |
| dc.subject | Abordagem cognitivo-comportamental | pt_BR |
| dc.subject | Sala de aula | pt_BR |
| dc.subject | Relação professor-aluno | pt_BR |
| dc.title | A transposição das técnicas da abordagem cognitiva-comportamental para o processo ensino/aprendizagem em sala de aula | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | - | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Gomes, Severino Carlos | |
| dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0002-8033-2675 | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3456901728902392 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Gomes, Severino Carlos | |
| dc.contributor.referee1ID | https://orcid.org/0000-0002-8033-2675 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3456901728902392 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Nascimento, Rodrigo Vidal do | |
| dc.contributor.referee3 | Albino, Maria da Gloria Fernandes do Nascimento | |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Natal-Zona Norte | pt_BR |
| dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIÊNCIAS HUMANAS | pt_BR |
| dc.description.resumo | O presente artigo tem como objetivo mostrar a transposição das técnicas da
Abordagem Cognitivo-Comportamental, a partir do pensamento de Aaron Becker e
de Judith Becker, para a relação professor/aprendiz em situação de aprendizagem em
sala de aula, utilizando adaptações e adequações das técnicas da Terapia Cognitivo
Comportamento focando: na estrutura das primeiras aulas; na mobilização
comportamental; e nos exercícios de casa, para promover avanços na prática
pedagógica, promovendo a autonomia e a inclusão dos aprendizes, na medida em que
facilita a relação professor/aprendiz. | pt_BR |